Buscar

Questões aula 09 03 18

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os cilindros são formações de precipitação de proteína na luz tubular. Sobre os cilindros, marque com F a proposição falsa e com V a proposição verdadeira e em seguida assinale a opção correta.
( ) Os cilindros céreos apresentam uma matriz impregnada pela dissolução dos grânulos com um índice de refração elevado.
( ) A formação dos cilindros eritrocitários está relacionada à glomerulonefrite.
( ) Na necrose tubular aguda, observa-se a formação de cilindros celulares epiteliais.
V,F,V b) V,V,V c) V,V,F d) F,V,F e) F,F,F
 Sobre o exame microscopico da urina, assinale a opção incorreta:
Nas infecções do trato urinário alto, como a pielonefrite aguda, observa-se a presença de leucócitos, microrganismos e às vezes cilindros celulares, granulares, bacterianos e mais comumente leucocitários.
Os cilindros leucocitários podem ser visualizados nas doenças glomerulares, nas nefrites intersticiais, na nefrite lúpica e na síndrome nefrótica.
A infecção urinária alta está geralmente associada a uma proteinúria discreta ou mínima e a infecção do trato urinário baixo está associada a uma proteinúria moderada.
A formação de cálculo, em qualquer local do trato urinário, pode aumentar o número de leucócitos devido a infecção ascendente.
A piúria está geralmente associada a síndrome uretral aguda em mulheres
 Os valores normais de LDH (Lactato Desidrogenase) em recém nascidos são o dobro dos observados em adultos devido:
Imaturidade hepática
Hemólise fisiológica
Imaturidade renal
Imaturidade pulmonar
Estresse pós-parto
 As lipoproteínas plasmáticas transportam essencialmente todo o colesterol e os lipídeos esterificados no sangue. Sendo falso afirmar:
Os quilomícrons são partículas grandes produzidas pelo intestino e que são muito ricas em triglicérides de origem exógena (dietética) e, relativamente pobres em colesterol e fosfolipídeos.
O alto conteúdo de quilomícrons no plasma, para análise bioquímica, normalmente dará a esse plasma um aspecto leitoso.
As lipoproteínas de alta densidade (HDL) são constituídas principalmente de Apo-AII, 20% de colesterol (a maior parte esterificada) e 30% de fosfolipídeos. A função fisiológica dessas partículas e a relação dos baixos níveis plasmáticos é de grande interesse na doença cardiovascular.
As determinações de apolipoproteínas (Apo A-I e Apo-B) podem suplementar a determinação de outros componentes lipoprotéicos e aumentar a capacidade de identificar indivíduos que apresentam risco aumentado da doença cardíaca e de outros tipos de aterosclerose.
O colesterol é responsável por quase todo o esterol plasmártico. Ele existe como uma mistura de formas não esterificada (60 a 70%) e esterificada (30 a 40%)
 O fígado engloba 3 sistemas: o hepatócito envolvido no processo bioquímico fundamental; o trato biliar, relacionado com a excreção de bilirrubinas e o sistema reticulo-endotelial, envolvendo o metabolismo da hemoglobina e das bilirrubinas. Assinale a alternativa incorreta:
Uma produção rápida e excessiva de bilirrubina, como na anemia hemolítica, resultará no aumento da bilirrubina conjugada no soro, ernquanto que o bloqueio na excreção da bilirrubina resultará em níveis elevados de bilirrubina não conjugada no soro.
A fosfatase alcalina está presente em vários tecidos, incluindo fígado, ossos, rins, intestinos e placenta. A FA no fígado é predominantemente encontrada no trato biliar e por isso, é um marcador para disfunção biliar.
A desidrogenase lática, uma enzima glicolítica,catalisa a oxidação reversível do lactato e piruvato. O aumento acentuado (500 U/L) combinado com o aumento significativo da FA (250 U/L), na ausência de qualquer outra função hepática, especialmente das transaminases. Esses aumentos seletivos quase sempre acompanham lesões invasivas do fígado, mais frequentemente carcinomas.
A AST é onipresentemente distribuída nos tecidos orgânicos, enquanto que a ALT é principalemte encontrada no fígado, embora quantidades significativas possam também estar presente nos rins.
A GGT regula o transporte de aminoácidos através das membranas celulares. Uma das suas finalidades é na discriminação da origem da FA elevada, que deve ser o trato biliar.
O infarto do miocárdio é usualmente diferenciado do infarto pulmonar. O infarto pulmonar é geralmente caracterizado:
Aumento de CK-mB nas primeiras 4 a 6 horas após o início do infarto.
Aumentos da LDH ou DHL e níveis normais de AST e CK.
Aumento da DHL e níveis normais de AST e CK
Aumentos da DHL e CK com níveis normais de AST.
NDA
 Um LCR enviado ao laboratório com suspeita de meningite bacteriana, deve apresentar para confirmar o diagnóstico:
Dosagens de glicose baixa e proteínas normal.
Dosagens de glicose alta e proteína normal
Dosagem de glicose baixa e cont. diferencial de céls. Com predominância de neutrófilos.
Dosagem de glicose baixa e cont. diferencial de céls. Com predominância de linfócitos.
Dosagem de glicose alta e xantocromia.
 
 A coloração amarela da urina deve-se, em grande parte, ao pigmento urocromo e a pequenas quantidades de urobilinas e uroeritrina. Uma urina de coloração pálida ou incolor é compatível com:
Desidratação
Hematúria
Ingestão alta de líquidos
Febre
Lipidúria
 São cristais encontrados em urina ácida, exceto:
Cristais de ácido úrico
Cristais de oxalato de cálcio
Cristais de carbonato de cálcio
Cristais de uratos amorfos
Cristais de cistina
 Uma das causas da hipoglicemia pode relacionar-se ao:
Síndrome de CUSHING
Doença de ADDISON
Feocromocitoma
Hiperpituitarismo
Síndrome nefrótica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais