Buscar

Fibras Alimentares

Prévia do material em texto

Fibras Alimentares – Atividade de fixação
Fibras Alimentares são constituídas de polímeros de carboidratos com dez ou mais unidades monoméricas, que não são hidrolisados pelas enzimas endógenas no intestino delgado. As principais diferenças sobre as comparações anteriores para a atual é que a fibra muscular era constituída principalmente de polissacarídeos não amiláceos das plantas, e que são resistentes à hidrólise pelas enzimas digestivas, alem de serem consideradas aquelas que afetavam principalmente a absorção de glicose e lipídios. 
 A composição química e suas principais características constituintes das fibras alimentares há efeitos fisiológicos relacionados com as frações solúveis e insolúveis, e a classificação química bem como suas estruturas fisiológicas dependem dos componentes presentes nessas frações. Os diversos componentes das fibras são encontrados principalmente entre os vegetais, como leguminosas, cereais, frutas, hortaliças e tubérculos. 
Entretanto, há alguns tipos de fibras alimentares de origem animal, as quais são isoladas e encontram inúmeras aplicações para a indústria de forma geral. Os principais componentes de Fibras alimentares estão presentes 
 Os carboidratos análogos são polímeros de carboidratos não digeríveis obtidos industrialmente, por sínteses físicas e químicas. Os mais utilizados por suas propriedades são as Polidextroses e os Derivados da Celulose. 
A polidextroses apresenta em torno de dozes monômeros na molécula, é sintetizados a partir de glicose e sorbitol, são indigeríveis pelas enzimas gastrintestinais e por serem fermentadas pela microbiota colônica e apresentarem efeitos fisiológicos são empregadas para o desenvolvimento de Alimentos Funcionais.
Os derivados de celulose são a celulose pode sofrer modificações, produzindo a celulose modificada que é utilizada como um ingrediente alimentar, onde essa modificação pode ser física,que terá a formação, por exemplo de celulose em pó.
A- Pectina é um carboidrato de cadeia complexa, que é solúvel alem de ser uma derivação da galactose, sua principal característica é formar géis espessos, e por isso as pectinas são muito utilizadas como espessantes, emulsificantes e conservantes pelas industrias alimentícias, estão presente em legumes, frutas cítricas entre outros...
B- Gomas são compostos complexos com longas cadeias e alto peso molecular, insolúveis em solventes orgânicos, as gomas não são produção exclusiva de vegetais, mais podem ser extraídas de algas marinhas.
C- Mucilagens são secreções de natureza mista constituída principalmente por hetero-polissacaridios, proteínas e substancias fenólicas que apresentam ampla distribuição nos vegetais. Alem de estarem associadas a vários efeitos fisiológicos no organismo humano. 
D- Amido resistente é a soma de amido e produtos da degradação do amido,que não são absorvidos no Intestino delgado de indivíduos saudáveis.
E- Hemiceluloses são polímeros lineares que estão associados à celulose na parede dos vegetais, apresentam frações solúveis e insolúveis na sua estrutura.
F- Celulose são polímeros naturais de cadeias carbônicas extensas, contendo inúmeras moléculas de glicose muito justapostas, o que tornam impenetráveis à água, dando origem a fibras bem compactas, esta presente em cascas de frutas, farinha de trigo.
G-Lignina única fibra que não pertence ao grupo dos polissacarídeos, é um polímero que interage com os polissacarídios estruturais como a celulose, na parede dos vegetais onde promove uma integridade estrutural e de resistência à degradação e impermeabilidade de água.
As gomas na indústria alimentícia, são importantes na utilização das gomas reside,onde suas habilidades é aumentar a viscosidade e formar gel. Carboidratos Análogos obtidos por síntese enzimática então entre os mais utilizados pela indústria de alimentos devido aos seus efeitos fisiológicos que ocorrem na goma xantana, que é utilizada como estabilizante ou emulsificante. A goma Agar é bastante utilizada na indústria alimentícia, para à fabricação de geléias,produtos de confeitarias entre outros. Alimentos que contem goma Agar é açúcar, balas doces.
 
 A pectina é um dos principais componentes das plantas e o principal da lamela medida, abrange substancias com diferentes propriedades, e por conta de ligações entre ácidos pécticos que não possuem metoxilas, ocorre novamente outra ligação com ácidos pectinicos, que são obtidos a partir da protopectina por ação de enzimas, que por conta do numero de metoxilas e grau de metoxilação variáveis é capaz de formar géis na presença de sacarose em meio acido.
Em função do grau de metoxilação tem se as Pectinas com grau de metoxilação maior que 50%, onde as pectinas têm alto teor de metoxilação (ATM), e quanto mais o grau de metoxilas maior a temperatura na qual se forma o gel, que fica rígido. As Pectinas com grau de metoxilação menor que 50%, onde as pectinas tem baixo teor de metoxilação (BTM),onde forma géis estáveis na ausência de açúcares , mais necessitam da presença de íons bivalentes, como cálcio para ocorrer a formação de géis. 
As fibras são substancias de origem vegetal, que não fornecem energia , mais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, embora elas não sejam digeridas por enzimas,é bem utilizada para quem quer ter uma alimentação saudável,sua presença em alimentos ajuda á manter o corpo em equilíbrio,alem de auxiliarem no controle do peso, onde retardam o esvaziamento gástrico. As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis, onde as fibras solúveis aumentam o tempo de exposição dos nutrientes no estomago, proporcionando uma melhora na digestão, alem de agirem sobre a velocidade do transito intestinal. As fibras insolúveis que são encontradas em farelos de cereais,sua ação fundamental é intestinal também,pois tem a capacidade de reter água, pois absorvem a água disponível, aumentando em volume e facilitando a eliminação do bolo fecal. Deve-se sempre utilizar fibras na alimentação para ter o organismo funcionando em ótima harmonia, e por reduzir muitos problemas de saúde, como o colesterol.
É encontrada em alimentos como as frutas, por exemplo, uvas,melão,melancia , em vegetais como pepino,cebola, em feijões, e em alimentos secos como castanha de caju,amendoim. 
As fibras alimentares são fundamentais em dietas de quais quer tipo, mesmo que não forneçam nenhum nutriente ao organismo, e por terem baixo teor calórico proporcionam saciedade, sendo bem utilizadas em dietas para perda de peso. O consumo das fibras não devem ser em excessos e nem ficarem sem , pois a carências provoca inconsistência no bolo alimentar, fazendo com a pessoa sempre tenha diarréias constantes,eliminando muito mais do que deve. Mais por outro lado o excesso torna a massa alimentar cada vez mais solida ,causando constipações intestinal.

Continue navegando

Outros materiais