Buscar

patologia basica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As células mais importantes da fase inflamatória aguda são:
Leucócitos Polimorfonucleares
A respeito das manifestações locais da inflamação aguda e os eventos que MELHOR as explicam, relacione as colunas a seguir e depois assinale a associação correta: MANIFESTAÇÃO 1. Rubor 2. Calor 3. Perda de função 4. Dor 5. Edema EXPLICAÇÃO A. acúmulo de líquido plasmático causando compressão dos tecidos e liberação de mediadores químicos B. ocorre devido aos danos no tecido ocasionados pela lesão, dor e edema no local C. aumento da permeabilidade vascular resultando em extravasamento de fluido plasmático D. aumento do fluxo sanguíneo na área lesionada
1D; 2D; 3B; 4A; 5C
	Na inflamação aguda ocorrem fenômenos vasoativos com o objetivo de facilitar a diapedese dos neutrófilos. Estes fenômenos vasoativos ocorrem em decorrência do metabolismo dos fosfolipídeos pelas seguintes vias enzimáticas:
		
Ciclooxigenase e Lipooxigenase
Um homem de 36 anos de idade sofre de dor abdominal na região epigástrica média nos últimos 3 meses. Uma endoscopia gastrintestinal superior apontou a existência de uma ulceração superficial e bem delimitada, medindo 2 cm, no antro gástrico. Uma amostra de biópsia da base desta úlcera mostrou angiogênese, fibrose e infiltração de células mononucleares contendo linfócitos, macrófagos e plasmócitos. Qual dos seguintes termos melhor descreve esse processo patológico?
Inflamação crônica
São os leucócitos representantes das inflamações crônicas:
monócitos e linfócitos
Importante na fase inflamatória, sobre a fibronectina podemos afirmar:
Funciona como cola para consolidar o colágeno de fibrina, às células e os componentes da matriz.
Sobre o processo inflamatório, é INCORRETO afirmar que:
A hipersensibilidade do tipo IV está envolvida na patogênese de doenças autoimunes como o lúpus eritematoso e a artrite reumatoide.
Sobre os tipos de inflamações agudas, julgue as premissas I- A inflamação serosa é caracterizada pela deposição de um fluído fino derivado do plasma ou de secreções celulares II- Bolhas na pele resultantes de uma queimadura é um exemplo de inflamação fibrinosa III- A inflamação supurativa, como no caso de formação de abscessos é caracterizada por formação de pus, formado por leucócitos mortos, tecido lesionado e bactérias mortas Assim a única alternativa verdadeira sobre as afirmações acima é:
I e III apenas
O derrame pericárdico constitui-se do extravasamento exagerado de fluido límpido, diluído, derivado do plasma sanguíneo devido a um processo inflamatório. Sobre esse tipo de inflamação, é CORRETO dizer que se trata de:
inflamação serosa
As células mais importantes da fase inflamatória aguda são:
Leucócitos Polimorfonucleares
	A fase aguda das doenças caracteriza-se por sinais como febre, anorexia, perda de peso, prostração e sonolência. Esses sinais ocorrem principalmente devido a liberação de mediadores químicos, como:
		
interleucinas e fator de necrose tumoral
	De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl.4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contra-indicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É considerado o anti-agregante plaquetário de eleição a ser utilizado no IAM, tendo sido demonstrado, pelo estudo ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival), que reduz a mortalidade em 20%, isoladamente, quase tanto quanto a estreptoquinase. Além disso, tem ação sinérgica com o próprio fibrinolítico, levando a associação de ambos os medicamentos a um decréscimo de 42% na mortalidade. A dose recomendada é de 160 mg/dia a 325 mg/dia, devendo a 1º dose ser utilizada de forma mastigável quando da chegada do paciente ao hospital, ainda antes da realização da eletrocardiografia. O mecanismo de ação do AAS está relacionado à inibição do tromboxano A2 (TXA2) que é um eicosanóide indutor da agregação plaquetária e potente vasoconstrictor, sendo produzido pelas plaquetas através do metabolismo do ácido araquidônico. A cicloxigenase é a enzima fundamental nesse metabolismo. O ácido acetil salicílico (AAS) bloqueia de forma irreversível a cicloxigenase. Assim a ação de inibição plaquetária do AAS dura por toda a vida da plaqueta, que é de 7 a 10 dias. Em longo prazo pode ocorrer uma diminuição na contagem das plaquetas (trombocitopenia). Dentro desse contexto, por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
	
Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
	Em relação à inflamação crônica pode-se destacar que dura dias ou anos além de ocorrer proliferação vascular e cicatrização, considerando também que há o acúmulo de:
	
linfócitos e macrófagos
Os fenômenos da exsudação referem-se ao acúmulo intersticial de líquidos e células provenientes de vasos sanguíneos. Os movimentos migratórios celulares em direção ao foco da lesão representa uma das características importantes da reação inflamatória. Assinale a seqüência de eventos da migração leucocitária:
Marginação, rolamento, adesão firme, transmigração ou diapedese e quimiotaxia
	Sobre o processo inflamatório, é INCORRETO afirmar que:
		
A hipersensibilidade do tipo IV está envolvida na patogênese de doenças autoimunes como o lúpus eritematoso e a artrite reumatoide.
	Paciente realizou biópsia do esôfago inferior sendo observada a presença de células epiteliais colunares dos tipos gástrico e intestinal típicas do esôfago de Barret, uma complicação do refluxo gastroesofágico de longa duração. Qual é o processo de adaptação celular apresentado pelo paciente?
		
metaplasia de tecido epitelial.
	As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares provocando aumento das células e órgãos afetados. Para que este fenômeno ocorra, deve-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares. Estas alterações recebem a nomenclatura de:
	
Hipertrofia
Sabe-se que na pessoa que fuma as células epiteliais colunares ciliadas presentes na traquéia e nos brônquios sofrem uma adaptação perante o estímulo nocivo e persistente das substâncias tóxicas do cigarro. Desse modo, o epitélio colunar ciliado é geralmente substituído por um epitélio escamoso estratificado. Assinale a alternativa que condiz com esse tipo de adaptação celular:
metaplasia escamosa.
Um motoqueiro após severo acidente deverá passar alguns meses imobilizado para a recuperação de uma severa fratura de fêmur. Uma das preocupações médicas a respeito das possibilidades de Distúrbios do volume celular é o desenvolvimento da:
Atrofia
	Um homem de 69 anos de idade tem apresentado dificuldade para urinar, com hesitação e freqüência, nos últimos 5 anos. Um exame de toque retal revelou que a glândula prostática está aumentada à apalpação em cerca de duas vezes o seu tamanho normal. Uma ressecção transuretral foi realizada e a aparência microscópica que se obteve dos "fragmentos" de próstata foi a de nódulos glandulares com estroma interveniente. Qual dos seguintes processos patológicos é o que mais provavelmente ocorreu na próstata?
		
Hiperplasia
Sandra, 32 anos, foi submetida a uma cirurgia para retirada de massa nodular no fígado. Na peça, o patologista observou proliferação excessiva de hepatócitos sem alterações citológicas e o tecido em torno não exibia modificações estruturais. Qual é o provável diagnóstico?
hiperplasia hepática.
	Quando o músculo estriado cardíaco sofre sobrecarga de trabalho, como por exemplo na hipertensão arterial, ocorre
aumento do volume cardíaco. Que tipo de adaptação celular ocorreu?
	
Hipertrofia
Hiperplasia em Patologia é considerada:
Aumento no número de células de determinado tecido
Algumas estruturas do organismo têm seu funcionamento regulado por hormônios, como é o caso das glândulas endócrinas reguladas pela hipófise. Caso os níveis séricos desses hormônios caiam, as glândulas terão sua demanda funcional e estrutural reduzida, e consequentemente sofrerão um processo conhecido como:
Atrofia
	Na hipertrofia a célula sofre estímulo excessivo, aumentando a síntese de seus constituintes básicos e de seu volume sendo que o aumento do volume é acompanhado por:
		
	
aumento das funções celulares.
Um paciente de 51 anos, sexo masculino, tabagista há mais de 10 anos apresentou em broncoscopia alteração celular reversível na qual as células adultas do epitélio traqueal ciliado foram substituídas por células escamosas estratificadas não-ciliadas. Este processo refere
Metaplasia
A hipoplasia é "X" da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.), é o hipodesenvolvimento de um órgão ou tecido "Y" do número de células que o compõe. Em relação á sentença anterior, X e Y podem ser adequadamente substituídos por:
	
a diminuição, pela dimunição
	
A alteração celular que pode ser interpretada como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse em um tipo celular mais apto a suportá-lo, como no caso do epitélio pseudoestratificado colunar ciliar do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso é conhecida como:
Metaplasia
O aumento de tamanho de um tecido em função do aumento do número de suas células é denominado:
Hiperplasia
O CRESCIMENTO ACELERADO DOS TUMORES MALIGNOS DEVE-SE:
A ALTA TAXA DE ANGIOGÊNESE.
SÃO CONSIDERADOS AGENTES CARCINOGÊNICOS, EXCETO
ANTRACOSE
Apresenta-se como uma grande massa tumoral, amarelada, que pode apresentar uma cápsula ou pseudocápsula. Esses tumores podem metastizar para pulmões e fígado. O parágrafo refere-se a um tipo de neoplasia denominada de:
Lipossarcoma
	PLEOMORFISMO, HIPERCROMASIA, MITOSES FREQUENTES E CÉLULAS COM 2 OU 3 NÚCLEOS REPRESENTAM QUE TIPO DE ALTERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO?
	
ANAPLASIA
O lipoma é um tumor constituído por células de gordura (células adiposas). É correto destacar que trata-se de um tipo de:
tumor benigno.
	A lesão genética não-letal constitui o ponto mais importante da carcinogênese. Várias classes de genes estão envolvidos, correspondendo às bases moleculares do câncer, como os genes promotores do crescimento, genes supressores do crescimento tumoral, que regulam o crescimento celular e genes que regulam a apoptose. A angiogênese tumoral é um importante fator que influencia o crescimento tumoral. A neovascularização possui efeito duplo sobre o crescimento tumoral ¿ a perfusão fornece oxigênio e nutrientes e as células endoteliais recém-formadas estimulam o crescimento de células tumorais. A angiogênese constitui o pré-requisito para crescimento contínuo do tumor e formação de metástases. Sem acesso à vasculatura as células tumorais não sofrem metástases. Dessa forma, a angiogênese tumoral relaciona-se à malignidade. Dentro desse contexto, por que o tumor é incapaz de aumentar de tamanho na ausência de vascularização?
		
Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação do gene p53.
Uma mulher de 69 anos de idade apresenta tosse crônica há 1 ano. Uma radiografia torácica mostra presença de massa medindo 6 cm no pulmão esquerdo, enquanto uma amostra de biópsia de tal massa, coletada com agulha, apontou a existência de um carcinoma. Realizou-se uma pneumonectomia, e o exame dos linfonodos hilares revelou uma superfície de corte uniforme e enegrecida. Qual dos seguintes fatores é o que mais contribui para o aspecto dos linfonodos?
Metástases
O aumento do esforço expiratório associado às crises de asma está diretamente relacionado com:
Obstrução das vias aéreas por exsudato.
O lipoma é um tumor constituído por células de gordura (células adiposas). É correto destacar que trata-se de um tipo de:
tumor benigno.
	É um câncer (neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular. Para ser classificado como um de tal forma, as células não necessariamente precisam fazer parte de uma glândula, contanto que elas tenham características secretórias. Esta forma de neoplasia pode ocorrer em alguns mamíferos, incluindo humanos. O parágrafo refere-se a um tipo de neoplasia denominada de:
	
	Adenocarcinoma
	É basicamente a disseminação do câncer para outros órgãos, quando as células cancerígenas desprendem do tumor primário (não é uma regra) e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático. A sentença refere-se a um caso de:
	Metástase.
		Formação de uma nova lesão tumoral a partir da primeira, mas sem ligação física entre as duas. É uma característica marcante das neoplasias malignas e representa um prognóstico ruim à vida dos portadores destes tumores." O texto acima se refere a qual evento?
Metástase
Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
Adenoma
Em relação a transtornos do crescimento e do desenvolvimento celular, é incorreto afirmar que:
Fumantes apresentam mais pneumonia porque seu epitélio brônquico ciliado sofre metaplasia, sendo substituído por outro escamoso estratificado, menos resistente, mas eficiente na produção de muco.
Como os macrófagos, são grandes leucócitos que fagocitam micróbios e outros antígenos. Possuem grânulos contendo enzimas para destruir antígenos fagocitados. A oração faz menção aos:
Neutrófilos.
Imunidade humoral é mediada por moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos:
linfócitos B.
Os mecanismos de defesa mais altamente evoluídos são estimulados pela exposição aos agentes infecciosos e aumentam em magnitude e capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular. Pelo fato de que esta forma de imunidade desenvolve-se como uma resposta a infecção e se adapta a ela, é designada de:
imunidade adquirida.
Nosso organismo apresenta uma série de mecanismos que são ativados em resposta aos quadros de agressões teciduais. Por exemplo, diante de uma lesão cutânea é possível observar que aparecem CÉLULAS DE DEFESA que ATRAVESSAM OS CAPILARES e caem no tecido conjuntivo, protegendo o organismo. Os termos destacados referem-se, respectivamente, aos:
	
Leucócitos e diapedese
	
O climatério, ou perimenopausa, é a transição gradual entre a diminuição dos ciclos reprodutivos da mulher até que esteja estabelecida a interrupção permanente dos mesmos, fenômeno conhecido como menopausa. As manifestações clínicas da menopausa podem ser explicadas pelo próprio envelhecimento do ovário, cujos folículos tornam-se esgotados e incapazes de responder aos hormônios gonadotrópicos. Em virtude disso, as células ovarianas sofrem um tipo de adaptação, que condiz com:
Atrofia
As características que definem a imunidade adquirida são a grande especificidade para as distintas macromoléculas e a capacidade de "lembrar" e responder mais vigorosamente as:
repetidas exposições ao mesmo micróbio.
É o processo de defesa do organismo em que atuam os anticorpos, moléculas proteicas encontrados no plasma sanguíneo, também conhecidas como imunoglobulinas. A sentença refere-se à:
imunidade humoral
	Como os macrófagos, são grandes leucócitos que fagocitam micróbios e outros antígenos. Possuem grânulos contendo enzimas para destruir antígenos fagocitados. A oração faz menção aos:
		
Neutrófilos.
	Em relação as células do sistema imunológico, considere as seguintes proposições: I - Mastócitos são células derivadas da medula óssea muito distribuídas pelos tecidos, principalmente perto de vasos e subepitelialmente, onde ocorre a maioria dessas reações. Contêm grânulos metacromáticos no citoplasma
com mediadores biológicos; II - Mastócitos e basófilos são ativados pela ligação com IgE (fc), e o primeiro também o é por C3a e C5a, citocinas derivadas de macrófagos (IL-8), morfina, veneno de abelha e estímulos físicos; III - Os basófilos são similares aos mastócitos, porém são encontrados principalmente nos tecidos, e não no sangue. Conclui-se que:
		
Todas as proposições estão corretas;
	A resposta imune corresponde à resposta das células pertencentes ao sistema imunológico frente à entrada de antígenos, ou seja, de substâncias estranhas como vírus e bactérias. A função básica do Sistema Imunológico reside em interagir com antígenos próprios e não próprios do organismo. A Resposta Imune pode ser determinada por mecanismos Inespecíficos (imunidade Natural ou Inata) e por mecanismos específicos (Imunidade Adquirida ou Específica). A imunidade inata está presente desde o nascimento, não altera a intensidade com a exposição e não é específica, ao passo que a imunidade adquirida corresponde à resposta específica, é adquirida a partir da exposição e aumenta a intensidade de resposta com a exposição. Quanto à imunidade inata é correto destacar que:
		
os elementos do sistema imune inato incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
Algumas vezes, o sistema imune não funciona corretamente, identifica erroneamente os tecidos do corpo como estranhos e os ataca, resultando em uma reação:
auto-imune.
Em relação a hipersensibilidade do tipo I , considere as seguintes afirmativas: I - É uma desordem complexa, resultante da ativação de mastócitos mediada por IgE, com acúmulo de células inflamatórias nos locais de deposição do Ag; II - Os eventos são regulados por indução de Lth2, que promovem a síntese de IgE e o acúmulo de células, principalmente eosinófilos; III - Os achados clínicos resultam de liberação de mediadores dos mastócitos assim como o acúmulo de um exsudato inflamatório rico em eosinófilos. Conclui-se que:
Todas afirmativas estão corretas
Em relação a hipersensibilidade do tipo II, podemos afirmar:
Todas estão corretas;
	Trata-se de um tipo de um tipo de exacerbação da resposta imunológica que é também conhecida como imediata ou anafilática. A reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas). A resposta em questão é mediada por IgE. O componente primário celular nessa resposta imune é o mastócido ou basófilo. A reação é amplificada e/ou modificada pelas plaquetas, neutrófilos e eosinófilos. Uma biópsia do local da reação demonstra principalmente mastócitos e eosinófilos. O mecanismo da reação envolve produção preferencial de IgE, em resposta a certos antígenos (alergenos). IgE tem muito elevada afinidade por seu receptor em mastócitos e basófilos. Uma exposição subsequente ao mesmo alergeno faz reação cruzada com IgE ligado a células e dispara a liberação de várias substâncias farmacologicamente ativas. Ligação cruzada do receptor Fc de IgE é importante para a estimulação de mastócitos. A degranulação de mastócitos é precedida pelo aumento do influxo de Ca++, que é um processo crucial; ionóforos que aumentam Ca++ citoplasmático também promovem degranulação, enquanto agentes que depletam Ca++ citoplasmático suprimem degranulação. Os mastócitos podem ser iniciados por outros estímulos tais como exercício, stress emocional, agentes químicos (ex. meio de revelação fotográfica, ionóforos de cálcio, codeína, etc.), anafilotoxinass (ex. C4a, C3a, C5a, etc.). Essas reações, mediadas por agentes sem interação IgE-alergeno, não são reações de hiperexpressividade da resposta imune embora elas produzam os mesmos sintomas. O texto aborda acerca do tipo de resposta imune que é denominada de:
		
hipersensibilidade tipo I.
A Reação de hipersensibilidade mediada pelas IgE, ativando mastócitos:
Tipo I
A reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas). O parágrafo refere-se a um tipo de reação denominada:
Hipersensibilidade tipo I
A resposta inicial da Hipersensibilidade do tipo I é caracterizada por:
Todas estão corretas; Vasodilatação; Permeabilidade capilar; Espasmo das células musculares lisas; Secreção glandular;
Em relação a hipersensibilidade do tipo III , considere as seguintes afirmativas: I - Também denominadas doença dos imunocomplexos, em que Ac se ligam a Ag e ativam o complemento. II - As frações do complemento então atraem neutrófilos, que destroem o tecido pela liberação de enzimas lisossomais e formação de radicais livres tóxicos; III - Potencial patogênico dos imuno-complexo depende do seu tamanho. Conclui-se que:
Todas afirmativas estão corretas;
A rinite alérgica caracteriza-se por:
Intumescimento e prurido da mucosa nasal.
Em relação a hipersensibilidade considere as seguintes proposições: I - Mastócitos são células derivadas da medula óssea muito destribuídas pelos tecidos, principalmente perto de vasos e subepitelialmente, onde ocorre a maioria dessas reações. Contêm grânulos metacromáticos no citoplasma com mediadores biológicos II - Mastócitos e basófilos são ativados pela ligação com IgE (fc), e o primeiro também o é por C3a e C5a, citocinas derivadas de macrófagos (IL-8), morfina, veneno de abelha e estímulos físicos. III - Os basófilos são similares aos mastócitos, porém são encontrados principalmente no sangue. Conclui-se que:
Somente as proposições I e II estão corretas;
Os antígenos são normalmente endógenos, embora agentes químicos exógenos (haptenos) que podem se ligar a membranas celulares podem também levar a este tipo de reação. Anemia hemolítica induzida por drogas, granulocitopenia e trombocitopenia são exemplos. O tempo de reação é minutos a horas. Este tipo de hipersensibilidade é primariamente mediada por anticorpos das classes IgM ou IgG e complemento. Fagócitos e células K também participam (ADCC). A lesão contém anticorpos, complemento e neutrófilos. Testes diagnósticos incluem detecção de anticorpos circulantes contra tecidos envolvidos e a presença de anticorpos e complemento na lesão (biópsia) por imunofluorescência. O padrão de coloração é normalmente suave e linear, tal como visto na nefrite de Goodpasture (membrana basal renal e pulmonar)e pênfigo (proteína intercelular da pele, desmossomo). A questão refere-se a um tipo de reação denominada de:
Hipersensibilidade tipo II.
Em relação a Hipersensibilidade citotóxica anticorpo dependente tipo II, considere as seguintes afirmativas: I - É mediada por Ac diretamente contra Ag presentes na superfície de células ou outros componentes teciduais; II - Os determinantes antigênicos podem ser intrínsecos à membrana da célula ou podem ser adsorvidos à superfície celular, como metabólitos de drogas; III - Em qualquer caso, a reação resulta da ligação de Ac a Ag de superfície celular normais ou alterados. Conclui-se que:
Todas afirmativas estão corretas
Reação de hipersensibilidade mediada por IgG, complexos imunes e fagócitos (mediada por complexos imunes):
Tipo III
Em relação a hipersensibilidade do tipo I, podemos afirmar:
A resposta imune libera substâncias vasoativas
e espamogênicas, que agem nos vasos e nas células musculares lisas, e citocinas pró-inflamatórias que ativam células inflamatórias;
É uma reação imune desenvolvida rapidamente, ocorrendo minutos depois da combinação do Ag com o Ac ligado a mastócitos e basófilos em indivíduos previamente sensibilizados pelo Ag;
É uma resposta excessiva com alterações teciduais;
Após contato com antígeno ocorre um esforço da resposta imunológica;
É uma resposta de anafilaxia na qual a resposta principal é humoral tendo como efetores anticorpos IgE, basófilos e mastócitos. Exemplos de respostas localizadas: urticária, asma e rinite alérgica. Exemplos de respostas sistêmicas: choque anafilático por penicilina; anemia hemolítica, pênfigo. O parágrafo refere-se a um tipo de reação específica denominada:
Hipersensibilidade tipo I
Em relação a anafilaxia local, considere as seguintes afirmativas: I - É exemplificada pela alergia atópica, em que há uma predisposição genética para desenvolver esse tipo de reação com Ag inalados ou ingeridos (como pólen, pêlo de animal, poeira, peixe). II - Doenças específicas incluem urticária, angioedema, rinite alérgica e algumas formas de asma. III - Indivíduos atópicos tendem a ter um nível aumentado de IgE, com Ag ativando principalmente a via do LTh2.
Todas afirmativas estão corretas
Uma mulher alérgica a gatos foi à casa de sua vizinha que tem vários deles. Durante a visita, inalou caspas de gato e, em poucos minutos, desenvolveu congestão nasal com secreção nasal abundante. Qual das seguintes substâncias provavelmente foi a que produziu tais achados?
Bradicinina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais