Buscar

FUNDAMENTOS CONTÁBEIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS CONTÁBEIS
1 - EMENTA Aspectos fundamentais da contabilidade. Fatos contábeis e econômicos. Classificação das contas patrimoniais e de resultado. Método de escrituração contábil. Noções de regime de caixa e competência. Balancete de verificação. Apuração do resultado do exercício. Balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício. 
2 – OBJETIVOS GERAIS Proporcionar aos discentes o conhecimento da base que fundamenta a formação e estruturação da contabilidade, assim como as técnicas e os procedimentos do processo contábil na gestão das empresas. 
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Mostrar a função da contabilidade, seus usuários e campo de aplicação. b) Posicionar os discentes no ambiente contábil, fortalecendo os conceitos sobre a representação contábil na empresa. c) Apresentar as demonstrações contábeis obrigatórias e sua importância na gestão das empresas. 
4 – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I. Aspectos Fundamentais da Contabilidade a) Conceitos e definições: contabilidade como planejamento e controle; b) Campo de aplicação, finalidades e objetivos; c) Usuários da informação contábil. II. Patrimônio a) Definições e características da situação patrimonial; b) Ativo e passivo: conceitos, classificação, avaliação e mensuração; c) Fatos e atos contábeis e econômicos. III. O Estudo das Contas a) Conceitos e características das contas patrimoniais e de resultados; b) Estruturação de um plano de contas e os tipos aplicáveis nas empresas. Função e funcionamento das contas. 
c) Agrupamento de contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício 
IV. Processo de Escrituração e Regime Contábil a) Livros fiscais e contábeis: obrigatórios e auxiliares; b) Partidas dobradas: processo de contabilização, lançamentos contábeis, métodos e processo. c) Regime de Caixa e de Competência; d) Encerramento das contas de receitas e despesas. 
V. Demonstrações Contábeis a) Balancete de verificação: processo de elaboração; b) Balanço patrimonial: composição, estrutura e levantamento do demonstrativo; c) Demonstração do resultado do exercício: classificação de receitas e despesas, processo de apuração do resultado e estruturação do demonstrativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais