Buscar

Questões de neuro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GD 5
1. Diferencie mecanismos antecipatórios e compensatórios de ajustes corporais e comente a participação destes no nosso dia a dia.
R: Esses mecanismos estão ativos no controle postural. O antecipatório depende da memória implícita e o compensatório do sistema sensorial. O mecanismo antecipatório apresenta maior relevância por ser capaz de antecipar um distúrbio postural antes do movimento e reproduzir um movimento programado que previne o desajuste, sendo controlado pelo tronco encefálico e dependente do cerebelo e córtex. Já o mecanismo compensatório, que também é relevante, ocorre quando é necessário um reajuste corporal pela detecção do erro, havendo uma retroalimentação negativa, que se apresenta pelos reflexos posturais (extensores, proprioceptivos e vestibulares) comandados pelo tronco cerebral. No dia a dia, o mecanismo antecipatório é a base para a grande maioria dos movimentos já que o cerebelo apresenta um modelo interno de consequência sensorial e correção de erros, promovendo um aprendizado postural que potencializa ou ativa um reflexo fraco que ajuda no movimento e enfraquece ou desativa um reflexo forte que prejudique o movimento realizado. Sendo assim, os dois mecanismos atuam em conjunto, proporcionando os ajustes corporais necessários as nossas atividades. No caso, o antecipatório atuará no aprendizado e na prevenção do desajuste corporal devido a um movimento. Somado a ele, o compensatório auxiliará por meio dos reflexos a realizar o ajuste necessário após detectar algum erro.
2. Por que razão os primeiros sintomas do Alzheimer envolvem a memória?
R. A doença de Alzheimer é caracterizada por um declínio progressivo e irreversível da capacidade mental, que ainda não tem sua causa bem compreendida. Um aspecto importante relacionado a doença é o acúmulo anormal de proteínas amiloides juntamente com a acetilcolina. Esses depósitos interrompem a mensagem neuronal e causam danos as áreas cerebrais, que levam a perdas neuronais. Inicialmente, áreas mediais do lobo temporal como o hipocampo (diminuição da massa cinzenta) e córtex entorrinal serão afetadas, por meio de atrofia cerebral, lesando neurônios do hipocampo e neurônios colinérgicos (logo ocorre também uma redução do suprimento de acetilcolina que é um neurotransmissor envolvido no processo da memória), o que explica o porquê da perda/dificuldade no processo de memorização como primeiras sintomatologias do Alzheimer.
3. O que é o período crítico de plasticidade cerebral? Discuta o papel dos interneurônios inibitórios no período crítico.
R. Período crítico é o momento temporal da maturação do Sistema Nervoso Central em que há a maior modificação e modelação do cérebro pelo ambiente externo, ocorrendo uma plasticidade passiva pela atividade dos interneurônios inibitórios que especificam neurônios excitatórios, o que leva a um refinamento sináptico pela LTP e LTD.
(Matheus, confio em você)
4. Para reconhecer uma face, como atua o hemisfério esquerdo, e como atua o hemisfério direito? Quem faz o que, e como?
R. Em humanos, de uma maneira geral, defende-se a distinção básica entre o papel do hemisfério direito quanto a funções globais e o papel do hemisfério esquerdo quanto a funções mais específicas, “refinadas”. 
 O H.D. é especiali­zado no reconhecimento facial, na aparência visual de indivíduos da mesma espécie e de expressões emocionais. As memórias armazenadas pelo hemisfério direito tendem a ser organizadas e relembradas como padrões generalizados, em vez de uma série de itens isolados.
 Em contraste, o H.E. tende a focar nos aspectos locais de seu ambiente, nos “detalhes”, assim, é capaz de discernir faces distintas, permitindo a identificação do indivíduo.
OBS: Curiosidade
 Prosopagnosia, uma desordem neurológica que prejudica a habilidade do reconhecimento facial. Mais frequentemente, é resultado de dano no hemisfério direito que no esquerdo – mais especificamente, na “Área Fusiforme Facial”. Isso traz, via de regra, imensa dificuldade social.
5. Compare a consequência para o ciclo sono-vigília de uma lesão do núcleo supraquiasmático com a vida em isolamento sob iluminação constante.
R. O ritmo ou ciclo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. É influenciado principalmente pela variação de luz e/ou de temperatura / das marés / dos ventos entre o dia (período claro) e a noite (período escuro). É capaz de regular a ritmicidade de todos os processos biológicos do corpo humano, bem como muitos dos psicológicos – tem influência sobre a digestão, o estado de sono e vigília, a renovação das células e o controle da temperatura corporal, por exemplo.
 O núcleo supraquiasmático (SPQ), do hipotálamo medial, é o nosso “relógio natural” – ele age como um centro primário de regulação dos ritmos circadianos mediante a estimulação da secreção de melatonina pela glândula pineal. Cada n. SPQ recebe estímulos da retina através do chamado trato retino-hipotalâmico, de células ganglionares especiais que produzem o pigmento melanopsina. Em humanos, a melatonina tem como principal função facilitar o sono – ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando sonolência. Por isso, é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos.
 Lesões no núcleo supraquiasmático tornam o animal arrítmico, perdendo a ritmicidade circadiana de múltiplas funções e abolindo a periodicidade do ciclo sono-vigília, mas não afeta a habilidade geral de dormir e acordar, que não é mais controlada por esse núcleo.
 Portanto, como o indivíduo não teria secreção de melatonina, devido a lesão no núcleo supraquiasmático, seu ciclo circadiano estaria comprometido, dificultando a função “facilitar o sono” desse núcleo. Somado ao ambiente externo com iluminação constante, o indivíduo apresentaria extrema dificuldade de dormir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando