Buscar

Introdução a Motivação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MOTIVAÇÃO
Professora Albenise de Oliveira Lima
Disciplina Processos Psicológicos Básicos I
Conceito básico:
Motivação é um constructo e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção e da ação a um objetivo, visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.
Para que um comportamento ocorra, portanto, é necessária alguma ativação.A intensidade da ativação pode ser medida pelo tempo durante o qual o comportamento é mantido.A motivação dá ao comportamento uma direção, um sentido ou um fim.
A palavra “motivação” vem do Latim (movere, mover) refere-se em psicologia ao impulso interno que leva à ação. Com o estudo da motivação procuramos entender o comportamento das pessoas, o porquê elas agem da forma como agem.
A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
O nível de motivação varia tanto entre indivíduos quanto no mesmo indivíduo, em tempos diferentes.
Estudo da motivação:
Skinner, por exemplo, estudou a motivação como um condicionamento da mente; Kurt Lewin considera que a motivação é determinada em grande parte pela influência do meio ambiente sobre o indivíduo;Murray e Maslow dão especial importância à questão das necessidades humanas como ponto determinante da motivação.
Tipos de motivação:
Motivação intrínseca quando é gerada por necessidades e motivos da pessoa; motivação extrínseca, quandose refere à motivação gerada por processos de reforço e punição.No entanto, é falso dizer que a motivação extrínseca é fruto da ação do ambiente e a intrínseca da pessoa, porque a motivação é sempre fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente.É importante também observar que os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como por exemplo, quando a pessoa estuda um tema que a interessa (motivação intrínseca) e consegue com isso uma boa nota (reforço: motivação extrínseca).
Hedonismo psicológico:
O hedonismo, enquanto doutrina teórica, teve grande influência sobre a psicologia da motivação.A maior parte das teorias hedonistas parte do princípio de que a ação humana é sobretudo motivada pela busca ativa de situações positivas (prazer) e pela evitação de situações negativas (dor).Essas teorias afirmam que o ser humano busca a homeostase, ou seja, o equilíbrio provocado pela resolução de tensões internas.
Impulso e atração:
A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes: como impulso e como atração.Ver o processo motivacional como impulso significa dizer que instintos e pulsões são as forças propulsoras da ação.Nesse caso, necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida.Outras formas de comportamento mais complexas não se explicam, simplesmente, pela resolução de tensões internas.
O aprendizado, por exemplo, o objetivo se encontra num estado futuro, em que o indivíduo possui determinado saber. Esse estado final como que atrai o indivíduo.Nesse caso, a motivação é vista como atração, como força que puxa, atrai.Não se pode negar que ambas as perspectivas (impulso e atração) se complementam e ajudam a explicar a complexidade do comportamento humano.
Parte da pesquisa científica atual se desenvolve no âmbito da motivação como atração.Uma compreensão da motivação como força atratora não pode deixar de levar em conta as preferências individuais, uma vez que diferentes pessoas veem diferentes objetivos como mais ou menos desejáveis.Um mesmo objetivo pode ser buscado por diferentes pessoas, por diferentes razões: uma deseja mostrar seu desempenho, outra anseia ter influência sobre outras pessoas (poder), etc.A essas preferências dá-se o nome de motivos.
“Motivo”, “necessidade”, “impulso” e “instinto” são usados de maneira distinta. O termo “necessidade” aplica-se a deficiências corporais. Enquanto que “motivo” se refere a um estado interno que resulta de uma necessidade e que ativa o comportamento.Impulso são motivos que surgem para satisfazer necessidades básicas. E “instinto” é usado para designar comportamentos de origem hereditária.
Motivação e emoção:
Enquanto a motivação refere-se aos fatores internos do indivíduo, a emoção diz respeito aos sentimentos ou respostas afetivas que resultam de ativação fisiológica, pensamentos e crenças, avaliação subjetiva e expressões corporais.A motivação fornece a energia e direciona o comportamento, enquanto a emoção representa a resposta “afetiva”.No entanto, motivação e emoção se sobrepõem.
Referência Bibliográfica:
Reeve, J. Motivação e emoção. Rio de Janeiro, LTC, 2006

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais