Buscar

Sistemas Operacionais Embarcados Artigo 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas Operacionais Embarcados 
Alexsandro de Oliveira Rodrigues, Guilherme Salvalaggio 
alexoliz@hotmail.com
guilherme.salvalaggio@gmail.com
Resumo
 Atualmente é comum estarmos cercados pela tecnologia, seja por smartphones, computadores ou aparelhos eletrônicos. A utilização desses aparelhos tornaram-se algo indispensável em nossa rotina. Entretanto, poucos possuem o conhecimento desses sistemas. O sistema embarcado, ou embutido como alguns preferem dizer, é nada mais do que uma tecnologia direcionada a uma determinada função. Hoje em dia, a demanda desses sistemas é enorme, e estão presentes praticamente em todas as tecnologias simples e comuns do mercado. Desse modo, o objetivo deste artigo é mostrar as aplicações do sistema embutido e sua utilidade em nosso cotidiano, verificando sua tendência no mercado, e aparecimento de novas tecnologias. 
Introdução
 O sistema embarcado, conhecido também como sistema embutido, é um sistema micro processado. No computador ele é encapsulado, dedicado a um dispositivo ou a um sistema que ele controla. Diferente dos computadores comuns, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, e através da engenharia podemos otimizá-lo, reduzir seu tamanho, seus recursos computacionais e o custo do produto. 
 Fisicamente, esse tipo de sistema pode ser encontrado em MP3 players ou até mesmo em aparelhos médicos. Esse processo especializado possui a capacidade de reduzir significativamente o tamanho dos eletrônicos, e tornar suas funções cada vez mais avançadas, conhecido como miniaturização. Isso também requer softwares mais complexos para serem aplicados nesses sistemas, exigindo assim, o crescimento de ambos para um mutuo desenvolvimento. 
O Conceito
 Um método para entendermos sobre o sistema embarcado é compará-lo com um computador convencional comum. A grande diferença é a objetividade de cada sistema. Enquanto o computador possui um propósito geral, algo multifuncional, o embarcado possui um especifico. Detalhadamente, o mesmo pode ser divido entre três partes. Primeiramente, a unidade de processamento que possui a função de executar os software/firmware, os quais são responsáveis por realizar cálculos e tomar decisões apesar de sua capacidade reduzida comparada com computadores e desktops. A memória, que armazena dados e instruções (software/firmware), e os periféricos que são as interfaces da unidade de processamento para nós, nos informando sobre o funcionamento e informações do aparelho. Um grande exemplo é o arduino, um microcomputador compactado o qual pode ser configurado e programado para realizar diversas funções, entre elas: um portão elétrico, medidor de temperatura, videogames, relógios digitais, e outros afazeres simples através de suas programações. 
Figura 1. Um arduino simples
Figura 2. Lógica de um sistema embarcado usando um microprocessador
Conclusão
 Existe um futuro bastante promissor para os sistemas embarcados em nosso mercado, simplesmente pelo fato de ser algo indispensável em nossa tecnologia e ter crescido demasiadamente nos últimos anos. Conforme um relatório da BCC Research, o mercado global de sistemas embutidos deve atingir a cifra de US$ 198.5 bilhões até 2019, e até 2020 devem haver mais de 26 bilhões de dispositivos conectado a internet, baseados em sistemas embarcados. Logo, conclui que há um enorme mercado carente e disponível para aceitar novas invenções. Levando em consideração as principais características e vantagens dos mesmos, como por exemplo um baixo consumo energético, tamanho reduzido, confiabilidade e segurança, muitas empresas desejam, procuram e já estão se adaptando para o futuro. Além de estar bastante presente em nossas rotinas, como em eletrônica automotiva(computador de bordo), Smartphones e PDAS, controle de acesso biométrico, sistemas de monitoramente médico, e entre muitos outros eletrônicos comuns.
 
Figura 3. Sistemas embarcados de um veículo
Referências
Canal Bóson Treinamentos “https://www.youtube.com/watch?v=1I3QKMzSXUM”, Sites:http://www.embarc.com.br/p1600.aspx,https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Sistemas_embarcados, http://www.hardware.com.br/artigos/sistemas-embarcados-computacao-invisivel/conceito.html, http://www.embarc.com.br/p1600.asp e imagens do google.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais