Buscar

AV2 Bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200401386080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O técnico de dois atletas de modalidade esportivas diferentes fez o seguinte relato a você: o meu atleta ¿A¿ melhorou a performance após o uso de suplementação com creatina, entretanto, o meu atleta ¿B¿ não conseguiu melhorar o seu rendimento após a utilização deste composto. O técnico estava confuso, não entendo porque a creatina poderia funcionar com um atleta e não com o outro. Este técnico treinava um maratonista e um velocista (corredor de 100 metros). Como você explicaria a este técnico este efeito ¿inesperado¿ da creatina. Qual destes atletas era o atleta ¿A¿ e o atleta ¿B¿? Justifique a sua resposta.
	
	
Resposta: O atleta A era o velocista porque a creatina administrada nele era absorvida rapidamente e como isso lhe dava mais força e explosão. O atleta B era o maratonista a creatina e lhe prejudicava porque era absorvida lentamente.
	
Gabarito: O atleta ¿A¿ era o velocista e o atleta ¿B¿ era o maratonista. A creatina participa majoritariamente no nosso organismo na síntese de ATP em exercício de alta intensidade e curta duração. Nesse sentido, parte da creatina exógena quando captada pelo músculo esquelético é convertida em creatina fosfato. Durante o exercício o ATP é convertido em ADP + Pi. A creatina fosfato doa o seu grupamento fostato para o ADP que é convertido em ATP proporcionando a continuidade do exercício. Ao doar o seu grupamento fosfato, a creatina fosfato é convertida em creatina. Esse ciclo se repete durante os exercícios intensos. Dessa forma, a suplementação de creatina tem um potencial para aumentar a performance de um atleta cujo a prova tenha as características que solicitem o sistema de creatina ¿ creatina fosfato para a síntese de ATP. No caso do atleta ¿A¿ isso se aplica, pois o mesmo é um corredor de 100m, por outro lado, a suplementação de creatina no atleta ¿B¿ não traria muitas vantagens, pois a participação desse sistema energético é muito pequena na prova de maratona. Além disso, a ingestão de creatina pode aumentar o peso corporal do atleta (retenção hídrica) o que poderia ser uma desvantagem para o maratonista pois o mesmo teria que correr os ~42 Km da prova com um peso corporal maior.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 200401386100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos pontos mais polêmicos na Olimpíada de Beijing foi o doping. Durante os jogos foram feitos aproximadamente 4.600 testes, entre urinários e sanguíneos, com alguns casos de doping confirmados. Especula-se que o doping genético já foi administrado nessas Olímpiadas, contudo sem ser detectado. Supondo que determinado atleta tenha realizado o doping genético com intuito de aumentar a expressão de determinada proteína no seu músculo esquelético que lhe conferisse maio desempenho em esportes de força e explosão pergunta-se: essa alteração genética deste atleta seria transmitida para os seus descendentes? Justifique a sua resposta.
	
	
Resposta: Não, porque o efeito desse doping é temporário e não teria como transmitir para seus descendentes.
	
Gabarito: Resposta: Não. A alteração genética realizada pelo atleta foi feita no músculo esquelético que é uma célula somática, não tendo capacidade de transferir os seus genes para os ¿descendentes¿. A transferência das características genéticas só é passada aos descendentes pelos gametas e não pelas células somáticas.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 200401417261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O colágeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas dos tegumentos dos artrópodes a conchiolina das conchas de moluscos, a fibrina do soro sanguíneo e a miosina dos músculos são exemplos de proteínas:
	
	
	globulares
	 
	fibrosas
	
	filamentadas
	
	primárias
	
	terciárias
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 200401594123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As enzimas são catalisadores das reações químicas que ocorrem no organismo humano. Devido a essa função as enzimas representam as unidades fundamentais do metabolismo celular. O estudo da cinética enzimática é importante para explicar como as enzimas trabalham e prever o comportamento das enzimas em organismos vivos. Nesse contexto, a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten, proposta em 1913, desempenha um papel de destaque para mostrar que a transformação de um substrato (S) em um produto (P) implica na interação Enzima-Substrato, conhecido como o modelo do encaixe induzido. Sobre a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	Quando uma Enzima (E) se combina com um Substrato (S) ocorre a formação um Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) pode dissociar-se para Enzima (E) e Substrato (S).
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) também pode prosseguir formando o Produto (P) e a Enzima livre (E).
	 
	A terceira etapa da equação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	 
	A segunda etapa da equação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 200401355747)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia
	
	
	cerídeos e esteróides
	
	fosfolipídios e esteróides
	
	proteínas e glicerídeos
	
	carotenóides e polissacarídeos, como a celulose
	 
	glicerídeos e polissacarídeos, como o amido
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 200402000093)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A produção de glicose a partir de compostos não glicídicos é denominada de:
	
	 
	glicólise
	
	ciclo de krebs
	
	fosforilação oxidativa
	 
	gliconeogênese
	
	cadeia respiratória
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 200401562236)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No ciclo da uréia, a amônia vai ser convertida em uréia, nas mitocôndrias dos hepatócitos. Este ciclo foi descoberto em 1932, por Hans Krebs. A produção de uréia é o destino de grande parte da amônia que enviada ao fígado e ocorre quase sempre nele. O ciclo da ureia consiste em cinco reações - duas dentro da mitocôndria e três no citosol. O ciclo utiliza dois grupos amino, um do NH4+, e um do aspartato, e um carbono do HCO3- para formar a uréia, que é relativamente atóxica. Essas reações utilizam a energia de quatro ligações de fosfato (3 de ATP, que são hidrolizados a 2 ADP e 1 AMP). A molécula de ornitina é a carregadora desses átomos de carbonos e nitrogênios. Conforme discutido no texto, as reações da urogênese ocorrem parte na mitocôndria e parte no citosol do fígado, por dois mecanismos:
	
	
	desaminação e hidroxilação.
	
	hidroxilação e hidratação.
	 
	transaminação e desaminação oxidativa.
	
	descarboxilação e transaminação.
	 
	desidratação e descarboxilação.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 200401939391)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma alimentação diária e equilibrada permite fornecer todos os elementos necessários para o bom funcionamento do organismo. No que diz respeito ao conteúdo alimentar, para o perfeito metabolismo humano aproximadamente metade de sua refeição diária deverá ser composta por:
	
	
	Gorduras
	
	Vitaminas
	
	Minerais
	 
	Carboidratos
	 
	Proteínas
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 200401464890)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a transdução relacionada com ligantes hidrofóbicos, que penetram na membrana plasmática?
	
	
	Transdução por receptores ligados à membrana com canais iônicos.
	
	Transdução por receptores intersticiais.
	
	Transdução por receptores ligados à membrana associada a ptn-G.
	 
	Transdução por receptores intracelulares.
	 
	Transdução por receptores ligados a membrana com atividade catalítica.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 200401357541)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A entrada na era da genômica possibilitou aonorte-americano Eugene V. Koonin investigar qual seria o número mínimo de genes capazes de sustentar o funcionamento de uma célula. Para isso, ele comparou 21 genomas completos de representantes das três linhagens primárias da vida: as eubactérias, as arqueobactérias e os eucariontes. O resultado da pesquisa mostrou que o número de genes deve situar-se em torno dos 150. Esse enfoque é interessante, pois permite imaginar os primeiros sistemas genéticos surgidos por ocasião da origem da vida. (Adaptado de SALZANO, F. M. Ciência Hoje, v. 29, n. 173, jul. 2001.) Considere as seguintes afirmações: I. No código genético, cada códon deve corresponder a mais de um aminoácido. II. Os genes compartilhados pelos genomas dos diferentes grupos devem ser essenciais. III. Os genes envolvidos na replicação, transcrição e tradução do material genético devem fazer parte do conjunto mínimo de genes. Quais delas poderiam ter embasado o raciocínio de Koonin?
	
	
	Apenas I.
	 
	Apenas III.
	
	Apenas I e III.
	
	Apenas II.
	 
	Apenas II e III.

Outros materiais