Buscar

Apol Geografia da População

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“[...] a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável. É importante reconhecer e manter sob controle os impactos [...] no meio ambiente, assim proporcionando um meio ambiente adequado para as futuras gerações que estão por vir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, J. P. S. Impactos Ambientais causados por mineração. Revista Espaço de Sophia. São Paulo: UNESP, n. 8, 2007, p. 1. 
Com base no texto e nos conteúdos estudados no livro-base Geografia da População, analise as afirmações sobre impactos ambientais e, em seguida, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Os impactos ambientais alteram diretamente a qualidade de vida das populações.
(  ) Se verificados em escala macro, podem ser analisados aspectos regionais e locais.
(  ) A percepção de tais problemáticas é uma variável importante para a análises de cenários degradados.
(  ) A escala micro exige a análise de dados qualitativos, que tendem a apresentar resultados menos generalizados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
Você acertou!
A alternativa verdadeira é a a, sequência correta: V – F – V – V. A afirmação I é verdadeira, pois, “[...] a geração de um impacto ambiental altera diretamente a qualidade de vida da população que o produz” (livro-base, p. 159). As afirmações III e IV são verdadeiras, pois “[...] a percepção se torna uma variável importante ao analisar esses cenários [...]. [...] conforme as diferentes escalas de trabalho, existem tendências específicas para o uso de dados. [...] pesquisas na escala micro exigem a análise de dados qualitativos e tendem a apresentar resultados menos generalizados, por apresentarem conclusões aplicáveis em pequenas comunidades ou em um bairro ou uma cidade pequena [...]” (p. 159). A alternativa II é falsa, pois “[...] pesquisas em escala macro geralmente são baseadas em dados agregados, que envolvem abordagens quantitativas na avaliação de aspectos globais ou inter-regionais, de modo a oferecer informações gerais que podem ser aplicadas em grandes populações [...]” (p. 159).
	
	B
	F – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“[...] com o aumento mundial das emissões de gases que causam aquecimento global, as nações se reuniram e assinaram o Protocolo de Kyoto [...]. Por conta dessa tendência, os mercados para tecnologias de energias mais limpas, como turbinas eólicas, sistemas solares fotovoltaicos e lâmpadas fluorescentes compactas, estão surgindo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GELLER, H. S. Revolução Energética: políticas para um futuro sustentável. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2002, p. 5. 
Com base no texto e nos conteúdos do livro-base Geografia da População, analise as afirmações e, em seguida, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as falsas acerca do uso de energia sustentável pela população:
(  ) A procura por uma energia mais limpa se mostra positiva para a população e para o meio ambiente.
( ) Energias sustentáveis não possuem incentivos para o seu uso: o elevado custo para a instalação dificulta a aquisição.
(  ) A representatividade da energia eólica no mundo é de 12,9%. A principal fonte utilizada ainda é a proveniente de combustíveis fósseis.
(  ) A energia eólica é predominante em países desenvolvidos e industrializados, ultrapassando a energia proveniente de combustíveis fósseis. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a a, sequência: V – F – V – F. Segundo o livro-base, a preocupação com as emissões de poluentes na atmosfera começou a ser instigada após a assinatura do Protocolo de Kyoto e “esse fato está associado a uma maior procura por geração de energia limpa [afirmativa II, falsa] e é, portanto, positivo para o meio ambiente [afirmativa I, verdadeira]. [...] a busca por formas de energia mais sustentáveis está trazendo avanços na questão, pois a utilização de energia eólica vem crescendo. [...] ainda ocorre de forma modesta, pois, em comparação ao uso de combustíveis fósseis, ainda apresentam pouca representatividade no mundo, em torno de 12,9% [afirmativa III, verdadeira; afirmativa IV, falsa]” (livro-base, p. 164).
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 3/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“O debate acerca da relação entre população e desenvolvimento tem acompanhado a História Moderna. Nesse longo trajeto, podem ser identificadas diferentes correntes de pensamento que trataram da questão, chegando a conclusões diversas – quando não diametralmente opostas – quanto aos significados econômicos e sociais do chamado problema populacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, J. E. D.; CORRÊA, S., Demografia e Ideologia: Trajetos Históricos e os Desafios do Cairo +10, Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Campinas, v. 20, n. 2, 2003, p.126-156. s. p. 
Levando em consideração o fragmento de texto e o livro-base Geografia da população, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das teorias:
1. Teoria de Malthus
2. Teoria neomalthusiana
3. Teoria reformista
4. Teoria da transição demográfica
(  ) Teoria que acreditava na duplicação da população a cada 25 anos e que a produção de alimentos não conseguiria acompanhar tal crescimento populacional.
(  ) Analisava as mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade e a sua relação com a industrialização e a modernidade dos países.
(  ) Apoiava o investimento em políticas sociais e em tecnologias pensando na produção alimentar.
(   ) Consistia no controle da natalidade por meio de restrições, com o objetivo de evitar a miséria e a fome. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	1 – 4 – 3 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é a B. Quanto às teorias sobre a questão populacional e as suas dinâmicas: 1. A Teoria de Malthus prevê que a população morreria de fome em razão do crescimento populacional e a escassez de alimentos: “Malthus indicou que a população tenderia a duplicar a cada 25 anos [...]. Em relação à produção de alimentos, Malthus indicou que ela não poderia acompanhar o crescimento populacional” (livro-base, p. 66, 67). 2. Teoria neomalthusiana: “Para conter o crescimento populacional [...], foram adotadas medidas de controle de natalidade, que visavam restringir o número de filhos por casal” (p. 69). Os neomalthusianos acreditavam que somente com a restrição à natalidade (métodos contraceptivos, limite de filhos por casal e políticas públicas) o crescimento populacional poderia ser barrado. 3. Teoria reformista: os reformistas acreditam que a fome e miséria são decorrentes da má distribuição de renda advinda da relação entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, “nesse sentido, uma das principais reivindicações dos reformistas é o investimento em políticas sociais e em tecnologias pensando na produção de alimentos” (p. 73). 4. Teoria da transição demográfica: “Uma definição simples e objetiva dessa teoria é de que se trata da análise de mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade, sua ocorrência em determinado país e como se relaciona com a industrialização e a modernidade” (p. 74). Segundo essa orientação teórica, o contexto histórico deve ser levado em conta ao propor que, em determinados períodos, a sociedade apresenta taxas de mortalidade e natalidade
compatíveis com a situação social e econômica em que vivem, existindo, assim, uma oscilação entre esses dois índices (p. 74-75).
	
	C
	3 – 2 – 4 – 1
	
	D
	4 – 1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Questão 4/5 - Geografia da População
Atente para o fragmento de texto: 
“[...] os motivos de migração têm sido abordados em pesquisas amostrais no país [...] há a dominância de modelos, abordagens e teorias interpretativas do fenômeno migratório como resultado dos desequilíbrios regionais dos fatores de produção”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Kleber Fernandes de; JANNUZZI, Paulo de Martino. Motivos para migração no Brasil e retorno ao nordeste: padrões etários, por sexo e origem/destino. São Paulo Perspec.,  São Paulo ,  v. 19, n. 4, p. 134-143,  dez.,  2005. p. 21. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 out. 2017. 
A partir do excerto de texto e dos conteúdos do livro-base Geografia da População, sobre as atuais perspectivas de migrações no território brasileiro, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A área litorânea sempre apresentou crescimento populacional, tendo em vista o maior desenvolvimento do comércio e do turismo, incentivos à migração interna.
Você acertou!
A alternativa correta é a A. Segundo o livro-base: “Entre os anos de 1990 e 2000, de acordo com o IBGE [...], as áreas que apresentaram crescimento acima da média nacional foram a Região Norte, as áreas litorâneas, as cidades de médio porte no interior e o entorno do Distrito Federal. [...] atualmente, a migração para o Norte não tem mais o caráter de povoamento [alternativa D, incorreta] [...], quando o governo assentava os imigrantes em áreas rurais. O destino atual dos que migram para o norte são, de acordo com o IBGE, as áreas urbanas [alternativas B, C e E, incorretas]” (livro-base, p.139).
	
	B
	O interior de São Paulo e o Nordeste brasileiro são os destinos atuais da população migrante.
	
	C
	A Região Norte apresenta, depois de quase duas décadas, políticas governamentais atrativas para a migração.
	
	D
	As migrações para o Norte apresentam atualmente características de povoamento, assim como na década de 1990.
	
	E
	As áreas que apresentaram crescimento acima da média nacional foram a Região Sul e Oeste.
Questão 5/5 - Geografia da População
Atente para o fragmento de texto: 
“A estatística, como parte da matemática aplicada, estuda os mais variados fenômenos das diversas áreas do conhecimento e representa um valioso instrumento de trabalho nos dias de hoje. [...] dados provenientes de resultados da análise de amostras ambientais apresentam variáveis espaciais e temporais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Sabino, C. V. S.; Lage, L. V.; Almeida, K. C. B. Uso de métodos estatísticos robustos na análise ambiental. Revista Eng. Sanit. Ambient. Edição Especial, 2014, p. 88. 
De posse das informações e do livro-base Geografia da População, enumere, na ordem sequencial, as explicações sobre modelos estatísticos desenvolvidos para a análise de impactos ambientais de maneira que se relacionem a cada um dos elementos:
1. Curva de Kuznets Ambiental (CKA)
2. Modelo de Ehrlich e Holdren
(  ) Modelo que relaciona o crescimento econômico à pressão ambiental.
(  ) Modelo utilizado em estudos de impacto do crescimento da população sobre variáveis mundiais.
(  ) Desenvolvimento de economias atrelado à utilização de recursos naturais.
(  ) Avanço econômico atrelado ao avanço de tecnologias e à criação de formas alternativas e menos impactantes.
(   ) Demonstra por meio de variáveis determinados impactos que a população causa ao ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é a d, sequência correta: 1 – 2 – 1 – 1 – 2. Segundo livro-base, na [1] Curva de Kuznets Ambiental (CKA), “[...] o desenvolvimento da curva tem por finalidade relacionar o crescimento econômico à pressão ambiental. [...] à medida que os países desenvolvem as economias, há maior pressão ambiental, já que o desenvolvimento está atrelado à utilização de recursos naturais. Porém, quando as economias se tornam desenvolvidas, como é o caso dos países de primeiro mundo, a tendência é que os impactos sobre o meio ambiente diminuam. Acredita-se que o avanço econômico está ligado ao avanço de tecnologia e, sendo assim, à criação de formas alternativas e menos impactantes” (livro-base, p. 157). Já o [2] modelo desenvolvido por Ehrlich e Holdren (1970) tem como objetivo avaliar os impactos ambientais. “Esse modelo tem sido utilizado em estudos de impacto do crescimento da população sobre variáveis mundiais, mas também incorporado em estudos mais localizados, como aqueles voltados ao uso de energia e fertilizantes [...]” (p. 158).
	
	E
	2 – 1 – 2 – 2 – 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais