Buscar

Apresentação dos Materiais Topográficos 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório1: Apresentação dos Materiais Topográficos
Palmas
2015
CAINÃ LEMOS DE OLIVEIRA
Apresentação dos Materiais Topográficos
Relatório apresentado ao Professor Joaquim José de Carvalho como requisito parcial, para obtenção de nota na Disciplina de Topografia I no curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA. 
Palmas
2015
Introdução
 O presente relatório aborda os principais equipamentos e acessórios da topografia. Ministrada pelo professor Joaquim Carvalho, em fevereiro de 2015, no laboratório de solos do Ceulp/Ulbra. Tendo como tema: Apresentação dos Materiais Topograficos.
Durante muito tempo a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. 
Com o passar do tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para uma representação da área em questão. Assim surge a Topografia que foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições. 
Por sua vez a topografia tornou-se a base de muitos trabalhos de engenharias onde se faz o seu uso indispensável, tanto na forma quanto nas medições em um levantamento. 
Para isto faz se necessário o conhecimento em relação aos materiais básicos para levantamentos de dados. Esta aula teve como objetivo introduzir e manter um contato com os equipamentos topográficos, reconhecendo suas finalidades; bem como o manuseio e cuidados.
Materiais e Métodos
Primeiramente diferenciou o que é um Equipamento e um Acessório. Equipamento é utilizado para medir e realizar medições altimétricas e planialtimétricas. O acessório não faz medição apenas serve como auxilio.
Equipamentos 
Teodolito:
O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado na topografia para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais.
Diastímetro 
Um equipamento usado na medição entre os pontos, deve ficar em uma posição perpendicular a baliza. São graduadas em múltiplos e submúltiplos do metro, com comprimento variando de 20m a 50m, ou mais.
Bússola
 Sua finalidade é na orientação do alinhamento em relação ao norte. Uma bússola consiste essencialmente de uma agulha magnetizada, livremente suportada no centro de um círculo horizontal graduado, também conhecido como limbo
Mira topográfica
 Tem cerca de 4m, marcando cada metro de 10 em 10mm suas medições são feitas de forma vertical, auxilia na determinação dos desníveis e distâncias indiretas. A uma duvida quanto a sua relação topográfica em ser um acessório ou equipamento.
Estação Total
Estação total é um equipamento que faz medições de ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares.Com as informações medidas em campo, como ângulos e distâncias, uma estação total permite obter outras também Distância reduzida ao horizonte; Desnível entre os pontos; Coordenadas dos pontos ocupados pelo refletor, a partir de uma orientação prévia. 
Acessórios
Piquete:
 É um acessório de madeira na forma quadrada e pontiaguda que possui cerca de 15 cm sendo que apenas 3cm permanecerá na superfície. Os piquetes são necessários para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido.
 
Estaca
 Considerado um acessório que serve de auxilio e facilita a visibilidade do piquete. A estaca tem cerca de 50 cm devendo manter uma distancia de mais ou menos 20cm do piquete e acima da superfície 40cm. Pode ser colocada nela diversas informações sobre a área trabalhada. Sua função basicamente é sinalizar.
 Martelo
Sua função é apenas fixa o piquete e a estaca; sendo assim é um acessório
 Baliza
É um acessório com cerca de 2m de forma circular com 4 gomos alternados em vermelho e branca justamente para seja facilmente visível uma certa distância. É mantido na posição vertical para manter o alinhamento na hora da medição dos pontos, na sua extremidade inferior possui um ponteiro que facilita sua fixação no terreno. Desta forma é considerado um acessório indispensável que auxilia na medição de distância e ângulos.
 Tripé 
É um acessório essencial nos trabalhos topográficos. Requer também cuidados ao manuseá-lo, para levantá-lo é preciso deixar na altura do peito.
 Fio de Prumo
 Acessório usado para nivelar.
 Haste
 Onde é acoplado o suporte para colocar-se o prisma.
 Nível topográfico
 Determina a altura vertical
 Além dessas finalidades estes equipamentos permitem realizar correções no momento em que se obtêm as medições ou até realizar uma programação prévia para aplicação automática de determinados parâmetros como Condições ambientais e Constante do prisma. 
 Além disso é possível configurar o instrumento em função das necessidades do levantamento, alterando valores como: 
-Altura do instrumento; Altura do refletor; Unidade de medida angular; Unidade de medida de distância ; Origem da medida do ângulo vertical.
Considerações finais
 Esta aula foi de suma importância uma vez que gerou um contato inicial com os equipamentos e acessórios básicos para um levantamento topográfico. Onde criou-se um interesse em tirar duvidas quanto a utilização e cuidados com os mesmos. Uma vez que se faz necessário este conhecimento na área das engenharias.
Referência Bibliográfica
BORGES, Alberto de Campos. Topografia: aplicada à engenharia civil, São Paulo: Edgard Blücher, 1977.
VEIGA, L. et al. Fundamentos de Topografia. 2007
BRANDALIZE, Maria Cecília Bonsto. Apostila de Topografia/PUC-PR.
CORRÊA, Iran Carlos Stalliviere. Topografia aplicada à Engenharia Civil. 12º Ed, 2010

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando