Buscar

provas EA da professora Josiane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões respondidas:
Questões certas:
Questões erradas:
Valor de cada questão:
Nota:UnB – FGA	
Disciplina: EEA – Engenharia e Ambiente
Professor: Josiane do Socorro Aguiar Souza Turma:B
Data: 
Aluno: Matricula:
Teste de conhecimento Tipo A
	
I. Preencha o cabeçalho nos primeiros 10 minutos, caso contrário a sua prova será recolhida.
II. Escolha cinco questões e preencha somente V (verdadeiro) e F (Falso). Quando a sua resposta for falso é obrigatório escrever uma justificativa. Uma resposta errada anula uma correta.
( ) A predação é um fator importante na regulagem das populações de um nicho ecológico. Ela se manifesta na cadeia alimentar, onde as principais classes são os produtores, consumidores e os decompositores. Sendo os últimos seres autótrofos. 
( ) Um ecossistema compõe-se de elementos abióticos (água, solo, ar,) e bióticos (vegetais, mamíferos, aves e outros seres vivos). A relação entre eles é salientada no ciclo do enxofre. A maior parte do enxofre que é assimilado é mineralizado em processo de decomposição sob condições aeróbias e na presença de ferro, o enxofre precipita-se, formando sulfetos férricos e ferrosos. 
( ) Os ecossistemas terrestres têm a flora maior que os ecossistemas aquáticos, no entanto as cadeias alimentares tornam-se maiores nos ecossistemas aquáticos. A presença da água em quantidade e qualidade apropriadas estão intimamente ligadas à qualidade de vida do ser humano. No entanto, uma água de má qualidade favorece a eutrofização que é o processo que consiste na gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos. Isso aumenta a cadeia produtiva aquática.
( ) O nitrogênio pode ser fixado de forma natural e artificial. Sendo fixado atmosfericamente e biologicamente de forma natural, e industrialmente de forma artificial. De forma natural ele pode passar por uma população, tanto nas idades pós-reprodutivos, pré-reprodutivos e reprodutivos. Para representar essa população com a sua a tendência de crescimento usamos o gráfico de pirâmide na qual a base é composta pelos indivíduos pré-reprodutivos, o corpo da pirâmide pelos indivíduos reprodutivos e o ápice pelos indivíduos pós-reprodutivos. Cada um dos grupos tem características diferentes igual às pessoas que habitam em um país, mesmo morando em regiões diferentes. 
( ) A terra recebe apenas as radiações visíveis, infravermelho, ultravioleta e ondas de rádio. Na camada de ozônio, grande parte da radiação ultravioleta é absorvida e essa radiação que é a grande responsável pelo câncer de pele. Embora o câncer de pele não é causa exclusiva da radiação. Salienta-se que o estudo das populações humanas é mais complexo do que o estudo das outras populações de animais, pois, o comportamento humano também está condicionada a cultura.
( ) O bioma Campo é dividido em dois grupos: a estepe com o domínio de gramíneas e a e a savana que também pode possuir arbustos e pequenas árvores. Como ele tem pouco recurso natural ele é um bioma pouco complexo com condições climáticas pouco favoráveis. Se não houve outra espécie com nicho ecológico semelhante, uma população crescerá de forma exponencial, segundo uma taxa denominada potencial biótico. Como consequência pode-se dizer que essa população terá uma fertilidade elevada. 
( ) Devido ao planeta Terra ter diferentes características em diversos locais, existem vários tipos de ecossistemas. Esses grandes ecossistemas se denominam biomas. Pode-se afirmar que ecossistema é a interação do biótipo e da biocenose entre si. A biocenose ou comunidade é o conjunto de populações diferentes de um ecossistema. A biocenose contém biomassa que sempre será considerada com energia renovável. 
( ) O maior reservatório de CO2 é a atmosfera. O carbono passa de sua fase orgânica á fase inorgânica, voltando para a forma orgânica, finalizando, assim, seu ciclo. Ele está presente em todos os ecossistemas. Os seres autótrofos absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese incorporando-o ás suas moléculas para o próximo nível trófico, os animais herbívoros, se alimentarem e absorverem parte do carbono incorporado. Os seres autótrofos também usam o fósforo que é um elemento de ciclo sedimentar, sujeito às alterações intempéricas e antrópicas.
( ) Diante da geração de energia elétrica, como por exemplo, as hidrelétricas, estas são consideradas limpas do ponto de vista ambiental quando comparadas com a queima de combustíveis fósseis. A força cinética da água é causada pela declividade e gravidade que mantém sempre a sua qualidade não alterando-a. 
(F) A crise ambiental é entendida levantando três aspectos básicos: crescimento populacional, demanda de energia e massa, e geração de resíduos, ou seja, poluição. A poluição originou a chuva ácida com presença do dióxido de enxofre liberadas no processo de queima de carvão e combustíveis fósseis. Como o ciclo do enxofre é basicamente gasoso ele facilmente é transportado pela chuva. 
Questões respondidas:
Questões certas:
Questões erradas:
Valor de cada questão:
Nota:
UnB – FGA
Disciplina: EEA – Engenharia e Ambiente
Professor: Josiane do Socorro Aguiar Souza Turma:B Data: 
Aluno: Matricula:
Teste de conhecimento Tipo B
	
I. Preencha o cabeçalho nos primeiros 10 minutos, caso contrário a sua prova será recolhida.
II. Escolha cinco questões e preencha somente V (verdadeiro) e F (Falso). Quando a sua resposta for falso é obrigatório escrever uma justificativa. Uma resposta errada anula uma correta.
( ) Os Combustíveis fósseis são fontes finitas. Na verdade são depósitos naturais de petróleo, gás natural e carvão, que nada mais são que a própria energia solar armazenada na forma de energia química, em depósitos geológicos formados há milhões de anos a partir da decomposição de vegetais e animais submetidos a altas temperaturas e pressões na crosta terrestre. Enquanto que os depósitos geotérmicos se encontram no manto de rochas parcialmente derretidas, localizadas abaixo da crosta terrestre. A energia geotérmica é a proveniente do calor da Terra, é encontrada facilmente e de alta qualidade. 
 ( ) É comum utilizar os rios para transportar poluentes, afastando-os de onde são gerados e diminuindo a sua concentração, inclusive mesmo após o tratamento do esgoto a concentração de alguns poluentes está elevada, por isso a diluição não substitui o tratamento da água, mas auxilia na melhoria da qualidade. A razão de diluição de uma substância num rio é uma relação entre a vazão desse rio e a vazão do despejo da substância. Esse valor nos permite analisar a qualidade da água, ainda que superficialmente, e se ela ainda terá outros usos. Para tanto basta observar a sua transparência, cheiro e observar os seus componentes bióticos. Os componentes bióticos de um ecossistema podem ser físicos (temperatura, luz, umidade), químicos (nutrientes presentes na água) e geológicos (terra). 
( ) Uma teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares onde há uma complexa relação de transferência de matéria e energia. A energia nas cadeias alimentares mantém a sua qualidade garantindo a sobrevivência das espécies.
( ) Os usos dos recursos hídricos utilizados pelo ser humano, mesmo em usinas hidrelétricas, faz com que toda a água volte ao ciclo, não havendo perda significativa no processo. Isso mantém as condições ambientais boas que sempre são favoráveis para um crescimento real. 
( ) A amplificação ecológica é um processo de poluição que se deve a grande concentração de um determinado elemento ou um composto químico, e na medida que esse elemento se avança na cadeia alimentar a sua concentração aumenta. Embora isso não mude a possibilidade do crescimento real e crescimento potencial serem iguais. 
( ) A sucessão ecológica é uma sequência de estágios que ocorre em uma comunidade, até esta se tornar uma comunidade clímax. A comunidade secundária que ocorre emuma área já antes ocupada, a sucessão secundária ocorre em uma região desabitada. Os vegetais da sucessão primária também são compostos por sulfeto de hidrogênio que irá permanecer na cadeia alimentar melhorando as chances das populações no topo dessa cadeia atingirem o clímax, em especial se forem seres aquáticos.
 ( ) Resistência ambiental pode ser definida como as condições limitantes do meio em relação ao potencial biótico e o crescimento real . No entanto, em dada população, quando as taxas de natalidade e mortalidade se igualam, pode-se dizer que a população alcançou um equilíbrio. Esse equilíbrio também é observado entre a população e o meio, onde a mínima alteração pode levar a um desequilíbrio. Se essa mudança não for contínua, ao longo do tempo, o equilíbrio será restabelecido. Esse equilíbrio é mais facilmente encontrado em ecossistemas menos complexos, mais simples, onde pequenas alterações são facilmente absorvidas. 
( ) O mutualismo consiste na relação de interpendência entre os indivíduos. Um grupo de indivíduos de mesma espécie, que vivem num mesmo habitat e possuem características específicas como taxa de natalidade, taxa de mortalidade e capacidade de reprodução caracterizam uma população. Pela definição de países populosos e países povoados, a lógica de que, todo país populoso é, obrigatoriamente povoado é válida. 
( ) O nitrogênio é utilizado em fertilizantes por, muitas vezes, recurso limitante ao desenvolvimento de vegetais. O nitrogênio pode ser fixado de forma natural e artificial. Sendo fixado atmosfericamente e biologicamente de forma natural, e industrialmente de forma artificial. O excesso de nitrogênio e outros sais minerais no meio aquático permite um maior desenvolvimento dos seres vivos nesse meio, aumentando ainda mais a biodiversidade. 
 ( ) O enxofre apresenta um ciclo basicamente sedimentar. A principal forma de assimilação do enxofre pelos seres produtores é como sulfato inorgânico. Eles estão presentes nos consumidores que são os responsáveis pela cadeia alimentar.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes