Buscar

prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
PROFESSORA: JOSIANE SOUZA
ALUNO: MATRICULA:
DATA:
1ª PROVA
Leia a prova, não marque nada.
Leia a prova novamente, e escolha, no mínimo, cinco questões para responder, comece marcando as questões que você verdadeira com V. As questões que você considera falsa marque com F. Se você considerá-la com Falsa, explique o motivo.
Cada questão que você errar anulará uma correta
( ) Habitat - são superfícies imensas onde a paisagem vegetal é criada por algumas espécies dominantes e está associada a uma fauna específica.
 ( ) As cadeias alimentares podem ser definidas em dois tipos: as que começam pelos vegetais e as que começam pelos detritos animais e vegetais.
 ( ) A primeira lei da termodinâmica apresenta um enunciado análogo à lei da conservação de massa, só que referente à energia. De acordo com essa lei, a energia não pode ser criada ou destruída e nem ser transformada de uma forma para outra, ela pode ser somente transmitida. 
( ) De acordo com a teoria de Gaia, a tecnologia e o meio urbano, as máquinas e a vida artificial são conseqüências naturais do desdobramento biológico desde a matéria inorgânica, e são portanto, também vivos.
( ) O ciclo do carbono tem basicamente dois ciclos: Ciclo Principal que são os ciclos biológicos (rápidos) onde existem os produtores, consumidores e decompositores. E o Ciclo Secundário que corresponde aos ciclos geológicos (lentos) onde há a interação entre as plantas e animas na crosta terrestre é inexistente. 
( ) O enxofre apresenta um ciclo com dois reservatórios: um maior, nos sedimentos da crosta terrestre e outro, menor, na atmosfera. Grande parte dos reservatórios de enxofre inerte está em rochas sulfurosas, depósitos de elementos sulfurosos e combustíveis fósseis. Na sua forma elementar ele pode ser utilizado por organismos superiores. 
( ) Por meio de processos erosivos, ocorre a liberação do fósforo na forma de fosfatos, que serão utilizados pelos produtores.
( ) O ciclo do nitrogênio, assim como o do carbono, é um ciclo gasoso. A abundância de nitrogênio na atmosfera permite que os organismos vivos consigam utilizá-lo de forma eficiente pelo processo de fixação do nitrato atmosférico em nitratos. 
( ) Pode definir-se ciclo hidrológico como a seqüência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e retorna àquele, nas fases líquida e sólida. A transferência de água da superfície da Terra para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). A quantidade da água mobilizada pela sublimação no ciclo hidrológico é significante perante a que é envolvida na evaporação e na transpiração, cujo processo conjunto se designa por evapo- transpiração. 
 ( ) Com o tempo, o "malthusianismo" foi incorporado à teoria econômica, atuando como freio de teses mais otimistas. Na segunda metade do século XX, os problemas demográficos mundiais revitalizaram as concepções de Malthus, mas não a correlacionaram mais a alimentos.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes