Buscar

Resumo: Tuberculose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tuberculose.
TUBERCULOSE
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS
Importante problema de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. 
Estima-se que cerca de 1,7 bilhões de indivíduos em todo o mundo estejam infectados pelo M. tuberculosis, correspondendo a 30% da população mundial.
Nos países em desenvolvimento, estima-se que ocorreram cerca de 2,8 milhões de mortes por tuberculose e 7,5 milhões de casos novos, atingindo a todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos. 
No Brasil, estima-se que, do total da população, 35 a 45 milhões de pessoas estão infectadas pelo M. tuberculosis, com aproximadamente 100 mil casos novos por ano. O número de mortes pela doença em nosso meio é de 4 a 5 mil, anualmente. 
Pacientes de alto risco
	Pacientes com tuberculose apresentando sintomas de doença ativa (febre, calafrios, sudorese noturna, produção de escarro e perda de peso). Pacientes com manifestações bucais de tuberculose.
Pacientes de risco moderado
	Pacientes com testes cutâneos á tuberculina positivos, mas sem evidencia de doença ativa. Pacientes com achados radiográficos no tórax, sugerindo um envolvimento tuberculoso prévio, mas sem evidencia de doença ativa. Pacientes com tuberculose tratada inadequadamente, mas sem evidencia de doença ativa.
Pacientes de baixo risco
	Pacientes com tuberculose, tratados adequadamente, sem evidencia de doença ativa.Pacientes com historia de exposição á tuberculose, mas com teste cutâneo negativo e sem evidencia de envolvimento pela doença.
TUBERCULOSE PRIMÁRIA
	Ocorre durante uma primo-infecção. A tuberculose pulmonar primária é geralmente uma doença sem gravidade, manifestando-se com febre, calafrios, tosse e produção de escarro. 
	Na maioria dos casos, os focos infectados nos pulmões formam granulomas, que podem cicatrizar por fibrose e calcificação.
	Estas lesões podem ser detectadas em radiografias do tórax, como cicatrizes nos ápices pulmonares. Em casos raros, a doença pode estender-se por continuidade pela erosão nos espaços pleural e pericardial, produzindo pleurisia ou pericardite.
TUBERCULOSE SEUNDÁRIA
	Após a infecção pulmonar primária, a tuberculose pode permanecer latente por vários períodos, podendo a sua reativação ocorrer em uma época mais tardia devida, acarretando doença pulmonar e sistêmica.
	Os bacilos tuberculosos nas lesões granulomatosas podem se tornar disseminados (tuberculose miliar), resultando em um envolvimento do fígado, dos rins, corpos vertebrais da coluna (doença de Pott), do trato gastrintestinal ou mesmo das meninges (meningite tuberculosa).
	O envolvimento bucal pode ser o resultado de infecções por lesões pulmonares ou em decorrência do transporte pelo sangue, no caso de tuberculose disseminada.
	Os pacientes podem apresentar sintomas como: febre baixa (principalmente à tarde), calafrios, suores noturnos, tosse e escarro por mais de quatro semanas , as vezes com sangue, cansaço fácil e dor no peito, falta de apetite e perda de peso.
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL 
Exame Específico (Baciloscopia e Cultura);
Radiológico;
Prova Tuberculínica;
Anátomo-Patológico (Histológico e Citológico),
Sorológico;
Bioquímico;
Biologia Molecular. 
�PAGE �
�PAGE �1�
		Prof. Dr. Halbert Villalba

Outros materiais