Buscar

Avaliação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As NRs dispõem a respeito da segurança e saúde do trabalho. São obrigatórias para empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).  Ainda a respeito delas, marque a alternativa CORRETA.
	
	a.
	As Nrs são desenvolvidas e atualizadas antes de o MTE expedir uma portaria informando a necessidade de criação, alteração, atualização e exclusão delas – por meio da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP).
	
	b.
	Conforme o artigo n° 200 da CLT, é responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelecer as disposições complementares às normas relativas à segurança e medicina do trabalho. Sendo assim, o MTE, por meio da Portaria n° 3.214, de 1978, aprovou as NRs.
	
	c.
	As normas foram criadas para que houvesse uma diversificação nos procedimentos referentes à segurança e saúde no trabalho e que atendessem a todos os tipos de empresas.
	
	d.
	As NRs são utilizadas pela área de logística aplicada ao trabalho. Surgiram inicialmente com a Lei n° 5692, de 1977, que definiu os textos dos artigos 154 a 201 da CLT relacionados à segurança e saúde no trabalho.
	
	e.
	O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho ocasionará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação, como multas, prestação de serviços alternativos e fechamento permanente do estabelecimento
_são as organizações com as quais as empresas competem por clientes, consumidores e por recursos”. A alternativa que completa a lacuna é:
	
	a.
	Consumidores.
	
	b.
	Fornecedores.
	
	c.
	Concorrência.
	
	d.
	Clientes.
	
	e.
	Reguladores.
PERGUNTA 3
Assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	Trajeto da residência para o local de trabalho ou vice-versa, independente do tipo de locomoção é considerado acidente de trabalho.
	
	b.
	Acidente sofrido fora do local e horário de trabalho, durante a realização de ordem ou execução de serviços sob autorização da empresa é considerado acidente de trabalho.
	
	c.
	Acidente que possui ligação com o trabalho e contribui para a morte do trabalhador é considerado acidente de trabalho.
	
	d.
	Viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo, quando financiada pela organização, não é considerado acidente de trabalho.
	
	e.
	Acidente que possui ligação com o trabalho e contribui para a perda ou redução de sua capacidade para o trabalho é considerado acidente de trabalho.
PERGUNTA 4
Assinale a alternativa que contemple as três áreas principais de atividades nas quais a Segurança do Trabalho atua:
	
	a.
	Prevenção de acidentes, Prevenção de roubos e Prevenção de incêndios.
	
	b.
	Prevenção de acidentes, Prevenção de roubos e epidemiologia do trabalho.
	
	c.
	Prevenção de incêndios, psicodinâmica no trabalho e epidemiologia do trabalho.
	
	d.
	Prevenção de roubos, Prevenção de incêndios e Prevenção de quedas.
	
	e.
	Prevenção de acidentes, Prevenção de incêndios e Previsão de explosões.
A NR 16 estabelece que:
	
	a.
	O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% incidente sobre o salário, mas não é de responsabilidade da empresa a caracterização ou a descaracterização da periculosidade
	
	b.
	O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% incidente sobre o salário e é de responsabilidade da empresa a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
	
	c.
	O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% incidente sobre o salário e é de responsabilidade da empresa a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado pelo gestor de pessoas.
	
	d.
	O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 50% incidente sobre o salário e é de responsabilidade da empresa a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
	
	e.
	O exercício de trabalho em condições de periculosidade não assegura ao trabalhador a percepção de adicional de incidente sobre o salário. 
PERGUNTA 6
O acidente do trabalho, no Brasil, é definido pela Lei nº 8.213/1991, art. 19 e em relação ao que afirmam Chimirci; Oliveira (2016), é considerado acidente
	
	a.
	Tudo que for sofrido dentro do local de trabalho, mas em horário de descanso remunerado e previsto em lei, além de causar perda da capacidade de trabalho do profissional.
	
	b.
	Só aquilo que tenha causado lesão que exija algum cuidado médico para sua recuperação.
	
	c.
	Tudo o que possui ligação com o trabalho e contribui para a morte do trabalhador e acometa sua integridade física ou psicológica, temporária ou permanentemente.
	
	d.
	O que for sofrido pelo trabalhador e que não esteja relacionado ao terrorismo ou sabotagem praticado por terceiro ou companheiro de trabalho.
	
	e.
	Apenas o que contribui para a perda ou redução de sua capacidade para o trabalho.
PERGUNTA 7
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Ofensa física intencional motivada por disputa relacionada ao trabalho não é considerado acidente de trabalho.
	
	b.
	Acidente sofrido pelo trabalhador no ambiente de trabalho em decorrência de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho é considerado acidente de trabalho.
	
	c.
	Acidente sofrido pelo trabalhador no ambiente de trabalho em decorrência de sabotagem não é considerado acidente de trabalho.
	
	d.
	Acidente sofrido pelo trabalhador no ambiente de trabalho em decorrência de agressão não é considerado acidente de trabalho.
	
	e.
	Acidente sofrido pelo trabalhador no ambiente de trabalho em decorrência de terrorismo não é considerado acidente de trabalho.
PERGUNTA 8
“__________é a perda total da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente ou que se prolongue por um período menor que um ano”.  A alternativa que completa a lacuna é:
	
	a.
	Morte
	
	b.
	Incapacidade permanente parcial.
	
	c.
	Incapacidade temporária.
	
	d.
	Acidente com afastamento.
	
	e.
	Acidente sem afastamento.
PERGUNTA 9
A segurança no trabalho, ao colocar ênfase na prevenção de acidentes, tem como objetivos, exceto:
	
	a.
	Potencializar a atuação da CIPA.
	
	b.
	Criar mecanismos para a ocorrência de atos seguros. 
	
	c.
	Criar mecanismos para a remoção das condições seguras.
	
	d.
	Identificar a causa do acidente.
	
	e.
	Seguir as NRs.
PERGUNTA 10
Qual NR foi revogada pela Portaria GM nº 262, 29/05/2008 sobre Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB?
	
	a.
	NR 9
	
	b.
	NR 32
	
	c.
	NR 27
	
	d.
	NR 34
	
	e.
	NR 17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando