Buscar

Metodologia da Pesquisa Científica exercício 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia da Pesquisa Científica exercício
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Lima (2004) descreve o método Survey como o resultado de pesquisas de campo feitas com o auxílio da aplicação de questionários. Como é subdividido o método Survey?
Escolha uma:
a. Probabilidade diferenciada, estatística, inter-relação.
b. Seguimentos específicos, hipótese resumida e aleatórias simples.
c. Exploratória, explanatória, descritiva, longitudinal, corte-transversal.
d. Explanatória, inter-relação, relações casuais.
e. Relações casuais, regressão linear, rigor cientifico.
Feedback
A resposta correta é: Exploratória, explanatória, descritiva, longitudinal, corte-transversal..
Questão 2
Texto da questão
A entrevista se constitui em uma das principais ferramentas de análise de dados. Qual é o seu objetivo?
Escolha uma:
a. Seu objetivo é permitir a reconstrução do ambiente em que se passavam determinados fatos.
b. Seu objetivo é fotografar os documentos de apoio à pesquisa documental e acrescentar as fotos aos anexos do trabalho.
c. Seu objetivo é revelar um pouco da história de um povo.
d. Seu objetivo é analisar o comportamento das pessoas no seu contexto habitual e não em condições artificiais criadas pelo investigador.
e. Seu objetivo é extrair a informação do entrevistado.
Feedback
A resposta correta é: Seu objetivo é extrair a informação do entrevistado..
Questão 3
Texto da questão
Godoy (1995) aponta três tipos de abordagens fundamentais no que tange às pesquisas qualitativas: o estudo de caso, a etnografia e a pesquisa documental. Além desses, soma-se, ainda, a pesquisa-ação. Sobre estas abordagens assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) O estudo de caso parte de um levantamento geral das condições e realidades específicas que se apresentam ao pesquisador, quando ele se coloca diante do objeto de pesquisa.
(  ) A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa qualitativa que se pode apontar como exemplar no que diz respeito à interação entre pesquisador e objeto. 
(  ) Os estudos etnográficos podem se dedicar ao estudo de problemas oriundos das diferenças sociais em termos de renda e aspectos culturais, choques de geração e outros aspectos que circundam determinados grupos, como pobres, jovens, etc.
(  ) Um estudo de caso é um tipo de pesquisa quantitativa que se caracteriza por pretender estender os ensinamentos obtidos no acompanhamento sistemático de um caso individual para situações e contextos mais gerais.
(  ) A pesquisa-ação consiste no método de estudos e de observações voltado para a análise de grupos sociais.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V.
b. F, F, V, V, V.
c. V, F, F, V, V.
d. V, V, V, F, F.
e. F, F, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F..
Questão 4
Texto da questão
A entrevista se constitui em uma das principais ferramentas de análise de dados. Seu objetivo é extrair a informação do entrevistado – que passa, assim, a ser considerada fonte dos dados obtidos. Podem ser várias as formas de abordagem dos entrevistados. Assinale a alternativa que corresponde a estas formas de entrevista:
Escolha uma:
a. Face a face, em grupos, por telefone, na faculdade.
b. Face a face, em grupos, por telefone, por correspondência.
c. Face a face, por telefone, em grupos, em igrejas.
d. Face a face, por telefone, por correspondência.
e. Face a face, por fax, em grupos, em instituições de caridade.
Feedback
A resposta correta é: Face a face, em grupos, por telefone, por correspondência..
Questão 5
Texto da questão
Godoy (1995) aponta três tipos de abordagens fundamentais no que tange às pesquisas qualitativas: o estudo de caso, a etnografia e a pesquisa documental. Além desses, soma-se, ainda, a pesquisa-ação. Sobre estas abordagens assinale V para verdadeiro e F para falso:
(__) O estudo de caso parte de um levantamento geral das condições e realidades específicas que se apresentam ao pesquisador, quando ele se coloca diante do objeto de pesquisa.
(__) A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa qualitativa que se pode apontar como exemplar no que diz respeito à interação entre pesquisador e objeto.
(__) Os estudos etnográficos podem se dedicar ao estudo de problemas oriundos das diferenças sociais em termos de renda e aspectos culturais, choques de geração e outros aspectos que circundam determinados grupos, como pobres, jovens, etc.
(__) Um estudo de caso é um tipo de pesquisa quantitativa que se caracteriza por pretender estender os ensinamentos obtidos no acompanhamento sistemático de um caso individual para situações e contextos mais gerais.
(__) A pesquisa-ação consiste no método de estudos e de observações voltado para a análise de grupos sociais.
Escolha uma:
a. V, V, V, F, F
b. F, F, V, V, V
c. V, V, V, V, V
d. F, F, F, V, V
e. V, F, F, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F.
Questão 6
Texto da questão
Thiollent (2002), define a pesquisa-ação como um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, o que é a pesquisa-ação?
Escolha uma:
a. É a análise dos dados que envolve interpretação de significado e de função de ações humanas.
b. É a falta de compromisso com um referencial teórico, característica de pesquisas bibliográficas e de monografias.
c. É o passo a passo de uma pesquisa científica – a constatação de um problema, a elaboração de uma hipótese, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo.
d. É um tipo de pesquisa qualitativa que se pode apontar como exemplar no que diz respeito à interação entre pesquisador e objeto.
e. É os dados que são recolhidos através de fontes diversas, sendo a observação e a conversação informal as mais importantes.
Feedback
A resposta correta é: É um tipo de pesquisa qualitativa que se pode apontar como exemplar no que diz respeito à interação entre pesquisador e objeto..
Questão 7
Texto da questão
As pesquisas quantitativas são aquelas que se propõem a explicar, por meio de dados quantificáveis, as causas, as consequências e as inter-relações entre os fenômenos. Assinale a alternativa correta acerca das pesquisas quantitativas:
Escolha uma ou mais:
a. A pesquisa quantitativa é um tipo de pesquisa que se pode apontar como exemplar no que diz respeito à interação entre pesquisador e objeto.
b. A pesquisa quantitativa parte de um levantamento geral das condições e realidades específicas que se apresentam ao pesquisador, quando ele se coloca diante do objeto de pesquisa.
c. A pesquisa quantitativa se caracteriza por pretender estender os ensinamentos obtidos no acompanhamento sistemático de um caso individual para situações e contextos mais gerais.
d. A pesquisa quantitativa é marcantemente indutiva (fugindo, portanto, da prática tradicional de se testar hipóteses).
e. Uma pesquisa quantitativa se pauta pela busca da comprovação ou da negação de uma hipótese assumida quando há o delineamento do trabalho por meio da coleta, do levantamento de dados.
Feedback
A resposta correta é: Uma pesquisa quantitativa se pauta pela busca da comprovação ou da negação de uma hipótese assumida quando há o delineamento do trabalho por meio da coleta, do levantamento de dados..
Questão 8
Completo
Texto da questão
A natureza da pesquisa qualitativa exige um olhar aprofundado do contexto e do local em que é executada e, também, uma interação entre o pesquisador e o objeto. Qual tipo de pesquisa qualitativa se caracteriza por pretender estender os ensinamentos obtidos no acompanhamento sistemático de um caso individual para situações e contextos mais gerais?
Escolha uma:
a. Estudo de caso.
b. Pesquisa pedagógica.
c. Pesquisa documental.
d. Etnografia.
e. Pesquisa processual
Feedback
A resposta correta é: Estudo de caso..
Questão 9
Completo
Texto da questão
Os questionários podem conter perguntas abertas e
perguntas fechadas. As perguntas fechadas são aquelas que oferecem respostas prontas, sendo, por isso, mais fáceis de serem agrupadas em blocos para fins de tabulação. As respostas oferecidas aos entrevistados podem ser ainda de dois tipos. Quais são estes tipos?
Escolha uma:
a. Estruturada e desestruturada.
b. Redução dos dados e apresentação dos dados.
c. Face a face e em grupos.
d. Fechadas de múltipla escolha e fechadas com afirmações.
e. Fotografias e filmagens.
Feedback
A resposta correta é: Fechadas de múltipla escolha e fechadas com afirmações..
Questão 10
Texto da questão
O professor-orientador não é um professor-escritor ou um professor-leitor das obras que serão objeto do seu projeto.O professor deve dar as coordenadas do trabalho.Diante do exposto assinale a alternativa que define o papel do professor orientador e do aluno na elaboração do projeto de pesquisa.
Escolha uma:
a. O papel do orientador é, sobretudo, realizar o trabalho do aluno. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto.
b. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, plagiar.
c. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto.
d. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de demonstrar que o seu trabalho contribuirá, de alguma forma, para o crescimento da sua ciência.
e. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto.
Feedback
A resposta correta é: O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais