Buscar

EXERCÍCIO CRIATIVIDADE TEMA 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Texto da questão
Leia atentamente o trecho publicado no portal Design Culture: 
“A interação das crianças com os objetos é um importante meio de aquisição de conhecimento. Essa interação deve ser guiada pelo adulto, na criação de um ambiente estimulador. O aumento da capacidade da percepção visual do bebê tem resposta direta no seu desenvolvimento integral, pois impulsiona a atenção, a memória, a formação de esquemas mentais, além de estimular a curiosidade, a coordenação motora e aspectos emocionais e sociais”.
MONTEIRO, Gisele. Desde cedo. Design Culture, 2015. Disponível em: <http://www.designculture.com.br/desde-cedo/>. Acesso em 27 mar. 2017. 
De acordo com seus conhecimentos e o conteúdo visto, assinale a opção que melhor descreve o que são os esquemas mentais citado no enunciado:
Escolha uma:
a. É o ato de compreender e memorizar apenas novas informações.
b. É o conhecimento adquirido que possibilita transformar todas as informações absorvidas anteriormente.
c. Trata-se de um processo cognitivo criado a partir da organização de experiências e conhecimentos anteriores. 
d. São todos os conhecimentos adquiridos, apenas quando somos crianças, como: regras, princípios, conceitos e habilidades.
Feedback
Sua resposta está correta.
Os esquemas mentais são um processo cognitivo, no qual permite que todos os conhecimentos adquiridos sejam organizados, para que assim, quando novos inputs de informações são feitos e um novo problema surja, seja possível cruzar com os esquemas já existentes e a partir daí formar novos esquemas mentais.
A resposta correta é: Trata-se de um processo cognitivo criado a partir da organização de experiências e conhecimentos anteriores..
Questão 2
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir. 
“Os professores têm pela frente os desafios de mais um ano letivo. Um deles é prender a atenção da turma. A professora Jaqueline Vascão, que trabalha na creche do Jardim Camélia, em Campo Grande tem um estilo criativo na hora de ensinar. Ela usa laços no cabelo, luvas, saia colorida e um convite para as crianças. A turma de alunos é do Centro de Educação Infantil (CEInf) Lafayete Câmara de Oliveira. Os alunos vão para sala de aula cheios de curiosidades”.
G1. Professora usa criatividade para prender a atenção dos alunos em MS. G1, 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2017/02/professora-usa-criatividade-para-prender-atencao-dos-alunos-em-ms.html>. Acesso em 27 mar. 2017.
Assim, analisando o cenário exposto no trecho enunciado, e de acordo com o seu conhecimento, assinale V para as opções verdadeiras, e F para as opções falsas.
(  ) A professora Jaqueline usou de uma metodologia baseada na questão da ludicidade para despertar o interesse dos alunos.
(  ) Apesar da criatividade da professora, a questão do lúdico não se faz presente em sua aula, já que não utiliza de jogos para explorar o lado lúdico das crianças.
(  ) A ludicidade desperta o prazer, alegria e entretenimento na hora de aprender, características que a professora Jaqueline consegue explorar.
(  ) No exemplo da professora, fica claro que o lúdico só é possível de ser trabalhado na escola.
Escolha uma:
a. V-F-V-V.
b.
V-F-V-F. 
c.
V-V-V-F.
d.
V-F-F-F.
Feedback
Sua resposta está correta.
Quando a professora se caracteriza para ir à sala de aula, está despertando no aluno a curiosidade, explorando assim a imaginação dele e despertando o interesse em aprender. Portanto, é através do lúdico que ela consegue fazer com que esses alunos se mantenham interessados na aula. 
A resposta correta é:
V-F-V-F..
Questão 3
Texto da questão
Confira o trecho da matéria publicada no portal do Jornal do Comércio (RS), sobre Jorge Audy:
“Conhecedor como poucos dos ecossistemas de inovação espalhados pelo mundo, Jorge Audy é uma daquelas cabeças pensantes diferenciadas que o Brasil tem a sorte de ter. É um defensor contumaz da transformação a partir do estímulo das novas ideias, da criatividade, da tecnologia e dos jovens. Ao mesmo tempo em que teme a crise moral e a perda da ousadia que abala a sociedade brasileira, é daquelas pessoas que, ao começar a falar, mostra acreditar na construção de um futuro melhor”.
KNEBEL, Patrícia. Anprotec quer que inovação dos parques transborde para cidades. Jornal do Comércio, Porto Alegre: 2017. Disponível em: <http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/01/cadernos/empresas_e_negocios/541586-anprotec-quer-que-inovacao-dos-parques-transborde-para-cidades.html>. Acesso em 27 mar. 2017.
Com base nos conhecimentos aprendidos sobre Criatividade, assinale V para as opções verdadeiras e F para as opções falsas:
(  ) A criatividade estimula a transformação, pois é matéria prima para construção de uma transformação da sociedade.
(  ) A criatividade é fonte de energia para o processo de aprendizagem, mas é apenas com conhecimento que se transforma a sociedade.
(  ) Apenas a escola pode despertar, desenvolver, usar e manter a criatividade.
(  ) O que Jorge Audy quer dizer é que é necessário criar um ambiente que estimule a criatividade possibilitando que as pessoas se transformem em observadores natos, cheios de curiosidades, energia, entusiasmo e perseverança.
Agora, assinale a opção com a sequência correta de V e F:
Escolha uma:
a. V-V-V-F.
b. V-F-F-V. 
c. V-V-F-V.
d. F-V-V-V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A criatividade é fonte de energia para um processo de transformação da sociedade. Ela proporciona o despertar nos indivíduos para a busca de novos conhecimentos, e é por meio da criatividade que chamamos essa energia necessária para a ação e participação, gerando assim uma transformação na sociedade.
 
A resposta correta é: V-F-F-V..
Questão 4
Texto da questão
Confira o trecho da matéria publicada no portal de propaganda Adnews.
“O Boticário vem acertando em cheio em suas campanhas. Assim como vimos no Dia dos Namorados, as campanhas para o Dia dos Pais mostram que a marca encontrou o elemento certeiro de sua comunicação: a emoção sem clichês. A primeira, criada pela Almap BBDO, apresenta o nascimento de um filho no momento da adoção. Já a segunda, criada pela W3haus para o digital, explora a relação entre pai filha”. 
ADNEWS. Emoção e criatividade: as fórmulas das marcas para o Dia dos Pais. Adnews.com.br. 2015. Disponível em <http://adnews.com.br/publicidade/emocao-e-criatividade-as-formulas-das-marcas-no-dia-dos-pais.html>. Acesso em 29 mar. 2017.
Com base nos seus conhecimentos verifique a opção correta:
Escolha uma:
a. O processo criativo envolve apenas o lado emocional, assim como a propaganda do Boticário.
b. O processo criativo deve envolver tanto inputs racionais quanto emocionais, para que assim uma nova ideia surja. 
c. O emocional é importante no processo criativo, mas os inputs racionais são fundamentais e nunca devem ser menosprezados.
d. O processo criativo envolve apenas o lado racional, o que a propaganda do Boticário explorou.
Feedback
Sua resposta está correta.
É fundamental que inputs racionais e emocionais associem-se na criação de uma nova ideia, assim o processo criativo irá formar um circuito criativo, com os dados trazidos para a solução de um problema juntamente com os dados que os indivíduos já possuem.
A resposta correta é: O processo criativo deve envolver tanto inputs racionais quanto emocionais, para que assim uma nova ideia surja..
Questão 5
Texto da questão
Confira o trecho de uma entrevista do doutor em Ciências da Educação, Júlio Furtado, publicada no Jornal de Cuiabá.
“Aqui em Cuiabá, professores aprovados em um concurso recente da rede pública municipal de ensino relatam situações de surpresa e medo com o comportamento de crianças de séries iniciais, alunos com idade entre 6 e 7 anos, sem limites, que desafiam e desrespeitam os professores. Como ser professor em uma sociedade dessa? [...] É preciso que tenhamos professores bem assessorados para desenvolverem seu trabalho com essa faixa etária que ainda exige o lúdico como principal estratégia. Essa faixa etária
ainda precisa aprender através de jogos e movimento. Ficar sentado, prestando atenção comportadamente ainda é atitude que exige mais concentração do que eles podem dar”.
ALVES, Alecy. Chegamos ao fundo do poço, diz educador. Diário de Cuiabá, 2017. Disponível em: <http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=492595>. Acesso em 27 mar. 2017.
Assim, analisando o cenário exposto no trecho enunciado, e de acordo com o seu conhecimento adquirido, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Apesar da ludicidade despertar o prazer em aprender, por outro lado ela faz com que o aluno, pelas brincadeiras, perca a concentração e a atenção.
b. Com as crianças é possível trabalhar a ludicidade, mas quando adultos perdemos essa sensibilidade, perdendo também a criatividade.
c. a) Fazendo atividades lúdicas, o professor faz com que as crianças conheçam a si mesmo, se desprendendo do real, proporcionando uma trama entre a ficção e a realidade.
d. O lúdico pode ser uma boa estratégia para essa faixa etária, mas em outros estágios da vida não faz sentido.
Feedback
Sua resposta está correta.
A atividade lúdica permite que os alunos conheçam bem a sim mesmos, mas também tenham contato com sua personalidade, pois faz com que eles se desprendam do real, fazendo com que avalie e analise cenários hipotéticos.
A resposta correta é: a) Fazendo atividades lúdicas, o professor faz com que as crianças conheçam a si mesmo, se desprendendo do real, proporcionando uma trama entre a ficção e a realidade..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais