Buscar

ATIVIDADE 1 Projeto Integrador - Temas Transversais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade
Projeto Integrador – Temas Transversais 
PERGUNTA 1
	Para Cervo e Bervian (2002, p. 74), o assunto de pesquisa “é qualquer tema que necessita melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre o mesmo”.  Entretanto,  como escolher um tema de pesquisa quando há preferência por uma área do conhecimento específica? 
I. Quando você já sabe qual segmento lhe é mais satisfatório dentro da sua área de conhecimento é preciso usar o critério da relevância científica para delimitar o tema a ser pesquisado. 
II. É importante que você não justifique o que lhe impele a buscar respostas na realização do seu trabalho. O tema que escolheu pode levar a mudanças significativas para a profissão que você exerce (ou exercerá). 
III. Questione-se sobre as contribuições práticas de sua pesquisa científica e apresente ao leitor, aquele que terá acesso posteriormente à sua pesquisa escrita e organizada, a relevância do tema, as suas argumentações e as suas considerações pessoais sobre o assunto.
	
	a.
	Apenas a I e a III estão corretas.
	
	b.
	Apenas a I está correta.
	
	c.
	Apenas a I e a II estão corretas.
	
	d.
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	e.
	Apenas a II está correta.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
	Toda pesquisa tem por objetivo o estudo ou descoberta de novos conhecimentos e assuntos relevantes para o desenvolvimento da humanidade. Sobre o assunto de uma pesquisa científica é correto afirmar:
	
	a.
	o assunto vai determinar a metodologia de pesquisa a ser utilizada
	
	b.
	o assunto deve ser escolhido de acordo com o interesse do entrevistado
	
	c.
	O assunto é qualquer tema que necessita melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre o mesmo
	
	d.
	é importante trabalhar com algum assunto que já tenha sido explorado anteriormente
	
	e.
	é recomendável trabalhar com um assunto que tenha maior dificuldade de coletar os dados
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
	 Leia as afirmações e responda:
(    ) Dissertação: Trata-se de um trabalho direcionado aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado), e supõe a reflexão sobre um determinado tema, de forma ordenada e fundamentada, com completude e informações. 
(    ) Tese: Corresponde a um trabalho de conclusão de pós-graduação stricto senso (doutorado), com apresentação de um avanço significativo em determinada área do conhecimento, um estudo original. 
(    ) Artigo científico: É um trabalho científico realizado na obtenção do título de especialista em cursos lato sensu, bem como exigido em alguns cursos de graduação 
(     ) TCC: Trata-se de um trabalho direcionado aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado) 
A sequência correta é:
	
	a.
	F – F – V – V 
	
	b.
	V – F – V – V
	
	c.
	F – F – F – V
	
	d.
	V – V – F – F
	
	e.
	F – V – F – V
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
	Segundo o IBGE, o que os gráficos representam:
	
	a.
	curvas e linhas.
	
	b.
	título e escala.
	
	c.
	barras e colunas.
	
	d.
	números e escalas.
	
	e.
	título e subtítulo.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
	Ao se observar as perspectivas dos procedimentos técnicos das pesquisas científicas, pode-se supor alguns modelos de trabalho:
I. Estudo de caso: neste caso, detalha-se os conhecimentos a partir de um ou poucos objetos. Faz uso de muitos recursos, como observação de acontecimentos, entrevistas estruturadas ou não estruturadas, análise de registros, etc. Pode-se estudar um indivíduo ou um grupo, uma organização ou um conjunto ou uma situação (DENCKER, 2000).
II. Ex-post-facto: possui relações com um problema coletivo, ou seja, o pesquisador pode ser participante da situação ou problema. Possui caráter mais qualitativo e o pesquisador age sobre a realidade pesquisada. As pesquisas sociológicas podem apresentar este aspecto.
III. Pesquisa-ação: refere-se à situação de pesquisa em que o experimento ocorre após os fatos e, desta forma, o pesquisador não tem controle sobre os elementos e variáveis (DENCKER, 2000). Um exemplo é o estudo dos impactos da poluição na evolução da borboleta Biston Betularia – a borboleta evoluiu de diferentes formas, surgindo diferentes colorações, devido à poluição (QUINTANILHA, 2015).
	
	a.
	Apenas a I está correta.
	
	b.
	Apenas a II está correta.
	
	c.
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	d.
	Apenas a I e a III estão corretas.
	
	e.
	Apenas a I e a II estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
	Uma tabela deve ser composta pelos seguintes elementos:
	
	a.
	número da tabela; título da tabela; coluna indicatória; campos da tabela; 
	
	b.
	Números, letras e Imagens
	
	c.
	número da tabela; título da tabela; coluna indicatória; cabeçalho; campos da tabela; rodapé.
	
	d.
	número da tabela; título da tabela; cabeçalho; campos da tabela; rodapé.
	
	e.
	título da tabela; coluna indicatória; cabeçalho; campos da tabela; rodapé.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
	Conforme Gil (1999), podemos classificar as pesquisas científicas também pela abordagem do tema ou do problema de pesquisa. Quando saber se ela será quantitativa ou qualitativa?
I. A quantitativa traduz em números o desenvolvimento da pesquisa, com o uso de técnicas estatísticas. Pode-se dizer que a pesquisa quantitativa tem por objetivo mensurar os fenômenos e envolve a coleta e análise dos dados e aplicação de testes (COLLIS; HUSSEY, 2005). 
II. A pesquisa  qualitativa propõe uma relação entre os sujeitos e o mundo real. Faz a interpretação dos fenômenos, atribuindo-lhes significados. O ambiente é a fonte de dados e o pesquisador é um ponto-chave nesta modalidade de pesquisa. 
III. A pesquisa quantitativa é bastante prática em descrever a complexidade de determinado problema, em que, muitas vezes, é preciso classificar os processos vividos pelos grupos, contribuir no processo de mudança, quando há a intenção de intervenção, possibilitando a compreensão das diferentes particularidades dos indivíduos.
	
	a.
	Apenas a II está correta.
	
	b.
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a I está correta.
	
	d.
	Apenas a I e a II estão corretas.
	
	e.
	Apenas a I e a III estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
	Para que você tenha uma boa interpretação de dados, é necessário ter clareza quanto à abordagem de sua pesquisa. A abordagem quantitativa busca exprimir as relações de dependência entre variáveis para tratar os fenômenos. Além disso, procura identificar os elementos constituintes do objeto estudado, estabelecendo a estrutura e a evolução das relações entre os elementos. Seus dados são métricos, sendo assim, para interpretá-los, você deve lembrar que: 
I. A representatividade é numérica. 
II. A medição é subjetiva. A quantificação dos dados é a generalização dos resultados. 
III. A abordagem quantitativa tem como objetivo generalizar os dados a respeito de uma população estudando uma pequena parcela ou a população inteira do objeto da pesquisa. 
	
	a.
	Apenas a I e a III estão corretas.
	
	b.
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a II está correta.
	
	d.
	Apenas a I está correta.
	
	e.
	Apenas a I e a II estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
	Observe a imagem e, em seguida, selecione a alternativa que melhor explica a passagem “envie para ser revisado pelos pares”:
A imagem mostra a passagem da alquimia para a química com uma fala sobre o método científico
	
	a.
	O objetivo do trabalho acadêmico deve ser criar uma fórmula que não possa ser replicada ou testada por outros cientistas. A exclusividade é a marca da ciência. A revisão de pares é optativa.
	
	b.
	O objetivo do trabalho científico deve ser a publicação, porque dessa forma, pares poderão rever o que foi pesquisado e, dessa forma encontrar futuros caminhos de pesquisa, expandindo o conhecimento.
	
	c.
	A revisão por pares é uma novidade acadêmica
que surgiu nos últimos anos por conta da internet. Ela acontece quando criam-se blogs para depositar trabalhos que podem ser copiados livremente.
	
	d.
	O objetivo do trabalho científico deve ser o armazenamento em bibliotecas. Lá, pares poderão revisar o trabalho, sem questioná-lo.
	
	e.
	A revisão pelos pares é o momento em que você define sua revisão bibliográfica. Os autores que você estuda são seus pares.
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
	Sabe-se que o projeto de pesquisa possui uma ordem padrão dentro da comunidade científica. Conforme Lakatos e Marconi (2001), pode-se dizer que as etapas do projeto são divididas em dois aspectos: planejamento e execução. Silva (2008) sugere que a partir destes dois aspectos ainda há outras dez etapas, enumeradas, abaixo. Por favor, escolha as alternativas condizentes: 
I. Introdução: 1. Introdução; 2. Definição do tema; 3. Formulação do problema de pesquisa; 4. Definição dos objetivos; 5. Justificativa; 6. Metodologia.
II. Desenvolvimento: 7. Fundamentação teórica; 8. Desenvolvimento; 9. Análise e discussão dos resultados.
III. Conclusão: 10. Conclusão dos resultados.
	
	a.
	Apenas a I e a III estão corretas.
	
	b.
	Apenas a II e a III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a I está correta.
	
	d.
	Apenas a I e a II estão corretas.
	
	e.
	Apenas a II está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais