Buscar

deontologia 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Jéssica Marília Backes Junges
DEONTOLOGIA
1 - Analise o que significa segundo o compromisso assumido pelo novo advogado junto à OAB, se comprometer a defender o Estado Democrático (de Direito) e Justiça Social: 
Segundo compromisso assumido pelos advogados junto à OAB tem o interesse de agir pelos direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, pela melhoria da cultura, etc, agindo sempre de boa-fé. Conforme citação: 	“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a Ordem Jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça Social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da Cultura e das Instituições Jurídicas.”
2- Escolha mais um dos institutos jurídicos do juramento/compromisso e comente o que significa e como o advogado pode fazer para observá-lo diariamente. Podes falar sobre Direitos Humanos ou agir com independência ou sobre defender a Constituição, ou ainda sobre a rápida administração da justiça, entre outros aspectos mencionados. Escolha um deles e discorra sobre o papel do advogado em sua perfectibilização:
Os Advogados desenvolvem a sua atividade em prol dos direitos fundamentais da pessoa. Posicionam-se como observatório social da evolução pelo respeito dos direitos fundamentais dos cidadãos, promovendo os direitos, liberdades e garantias da pessoa. Sendo fiel a verdade, mantendo em sintonia os fins sociais juntamente com o bem comum, empenhar-se na defesa das causas confiadas, dando ao constituinte o amparo do Direito, e proporcionando-lhe a realização prática de seus legítimos interesses, defendendo da mesma maneira humildes e poderosos. 
3 - Qual a natureza jurídica do Compromisso/juramento? Porque trata-se de ato personalíssimo? 
O compromisso (não um juramento) de advogado ganha, pois, foro legal de um ato que, no Direito Administrativo, chamamos de complexo, pela gama de situações envolvidas na entrega da carteira de advogado; totalmente vinculado, desde que cumpridos os requisitos para sua validação; essencialmente oral, é proferido de forma coletiva; é também solene, porque prestado em condições especiais, com toda a pompa e importância de que se reveste. É, ainda, de caráter personalíssimo, já que todo bacharel ou estagiário sob esse compromisso se curva, cada um por si próprio, sem poder delegar o exercício da solenidade, legitimando o compromisso por um ato desse momento. Possui natureza constitutiva, com consequentes direitos e erga omnes, atingindo e afetando relações jurídicas perante terceiros.
4 - Antes da vigência do atual Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil havia a figura do advogado provisionado. Mas o que era o provisionado? Faça uma pesquisa: 
PROVISIONADO, conceder provisão a (alguém) para exercer, como prático, certas profissões, ainda de acordo com o Dicionário, é aquele que, não sendo bacharel em direito, recebeu provisão para advogar em juízo de primeira instância, uma vez inscrito na Ordem dos Advogados. Portanto, o termo tem origem no direito e identifica uma autorização para o exercício profissional, porém com certas restrições.
5 – Qual a diferença entre revogação e renúncia da procuração outorgada ao advogado?
A procuração é o instrumento do contrato de mandato, no qual são partes o mandante, aquele que concede os poderes, e o mandatário, aquele que recebe os poderes, nos limites do instrumento de procuração. A renúncia ao mandato ocorre quando o mandatário não quer continuar com os poderes recebidos. Ou seja, o mandatário deve notificar de forma inequívoca o mandantário o seu desejo de renunciar, sendo o meio mais comumente utilizado, o envio de carta com aviso de recebimento. Já a revogação, origina-se daquele que outorgou os poderes. Nesta hipótese o mandante deseja retirar do mandatário os poderes que concedeu, ou seja, revoga o mandato. Tratando-se de revogação, cabe ao mandante obedecer a regra do artigo 44 do Código de Processo Civil: " A parte, que revogar o mandato outorgado ao seu advogado, no mesmo ato constituirá outro que assuma o patrocínio da causa."
6 – Qual a diferença entre substabelecimento com reserva de poderes, e substabelecimento sem reserva de poderes?
Substabelecimento é o ato pelo qual o procurador transfere ao substabelecido os poderes que lhe foram conferidos pelo mandante. O substabelecimento pode ser feito com reserva de poderes, consistindo na transferência provisória dos poderes, podendo o procurador reassumi-los a qualquer tempo; ou sem reserva de poderes, tratando-se de transferência definitiva, em que o procurador originário renuncia ao poder de representação que lhe foi conferido.

Continue navegando