Buscar

exercicios de fixação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 ) Depois do golpe de Estado, em 1937, um aspecto que se destacou no governo de Vargas foi o clima de guerra e militarização permeando a população.Vargas utilizou-se do discurso de guerra para poder manipular e controlar as ações do povo.Essa militarização também envolveu a educação do país.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: de 1930 ao Regime Militar. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.).Curitiba: FAEL, 2014.
A respeito desse assunto avalie as seguintes assertivas:
I.A juventude foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chefiado pelo Ministério da Justiça.
II.O jovem aluno/soldado,defensor da nação,seria preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
III.Esse projeto alcançou espaço nas escolas utilizando-se, principalmente,das disciplinas de Educação Física e Educação Moral e Cívica.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e III.
c. III.
d. I e II.
e. I, II e III.
Conteúdo:
A educação e a Era Vargas. Como verifica-se na página indicada, nesse período, a juventude foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chefiado pelo Ministério da Justiça. Em certo sentido, as ideias organizadas pelo ministro Francisco Campos estavam pautadas no fascismo e no nazismo e em organização similar, que acontecia em Portugal. Seria uma organização paramilitar, que arregimentaria a juventude a favor da nação (BOMENY, 1999, p. 147). Esse projeto alcançou espaço nas escolas utilizando-se, principalmente, das disciplinas de Educação Física e Educação Moral e Cívica. Era o jovem aluno/soldado, defensor da nação, preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção. Página:
53.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
3 ) Na República Velha houve um aumento significativo de mulheres procurando ser professoras de escolas primárias. Elas procuravam as escolas normais para “obter conhecimentos, preparo para a vida no lar e também ter uma profissão que lhes permitisse sobreviver com seu próprio rendimento”.
ALMEIDA, J. S. de. Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Educar em Revista, Curitiba, n. 35, 2009.
Na perspectiva do texto acima, analise as seguintes asserções:
A função da mulher como professora era bem aceita pela sociedade.
PORQUE
A função de professora muito se assemelhava à de mãe. As professoras seriam mais afáveis e protetoras no desempenho desse papel.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b. As duas asserções são proposições falsas.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
Educação na República Velha. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Como observa-se na página indicada, o Positivismo, que regia a tendência educacional, valorizava a mulher moralmente (apesar de vê-la como ser frágil e incapaz) e sua função de professora muito se assemelhava à de mãe, por isso era socialmente aceita. Os homens que se formavam nas escolas normais procuravam cargos de direção e chefia nas escolas. Na época, houve uma discussão sobre a introdução de classes mistas na escola primária. Se uma professora ministrasse aulas para meninos e meninas, a sua formação também deveria estar voltada para os assuntos e conhecimentos do universo masculino. Apesar de opiniões contrárias, e o conhecimento de “assuntos” que eram considerados exclusivos do sexo oposto, o “instinto maternal” superou as críticas. As professoras seriam mais afáveis e protetoras no desempenho desse papel. Era a mulher ganhando espaço na educação brasileira. Página:
46.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
5 ) Art. 30. Parágrafo único - Constituem casos de isenção (da obrigatoriedade), além de outros previstos em lei:[...]
comprovado estado de pobreza do pai ou responsável;
insuficiência de escolas;
matrículas encerradas;
doença ou anomalia grave da criança;
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 dez. 1961.
Ao observarmos o Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, citado acima, podemos compreender que:
Escolha uma:
a. a educação estaria ao alcance de todos.
b. em determinados aspectos, a lei foi um sucesso reforçando direitos já conquistados.
c. a lei de 1961 praticamente reforçou a obrigatoriedade do ensino primário.
d. a lei foi de grande valia para o progresso da educação tendo conseqüências na educação de hoje.
e. em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados.
Conteúdo:
Educação e o período de democratização/A educação e o Regime Militar. Resposta Em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados. Como observa-se nas páginas indicadas, a lei de 1961 praticamente anulou a obrigatoriedade do ensino primário, com seu Art. 30. Neste sentido, podemos perceber que, em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados. Em uma sociedade em que a maioria da população mal tinha condições para sobreviver, a educação seria algo fora do alcance de muitos. Assim, as demais alternativas (A, B e D) não podem ser consideradas corretas. Páginas:
61 e 62.
Feedback
A resposta correta é: em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados..
6 ) De forma geral, a década de 1990 foi um período em que o Brasil foi “pressionado” a superar as altas taxas de analfabetismo, já que, naquele momento, ainda era um dos países com a maior taxa de cidadãos analfabetos. Foi nesta década, também, que o país estreitou seus laços com os interesses do Banco Mundial, retomando a teoria do capital humano e dando atenção às relações de custo/benefício.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: o período de redemocratização. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
Nesse cenário, compreendia-se que a educação:
Escolha uma:
a. deveria promover maior facilidade de acesso à educação para todos.
b. deveria estar voltada aos interesses sociais, deixando as questões mercadológicas de lado.
c. deveria atender aos preceitos do regime militar.
d. deveria diminuir a pobreza e, em contrapartida, aumentaria a produtividade, preparando trabalhadores.
Conteúdo:
Breve contexto histórico e educacional. Deveria diminuir a pobreza e, em contrapartida, aumentaria a produtividade, preparando trabalhadores. Conforme observa-se nas páginas indicadas, no contexto da década de 1990, a educação deveria diminuir a pobreza e, em contrapartida, aumentaria a produtividade, preparando trabalhadores (FRIGOTTO;
CIAVATTA 2003, p. 100). As demais alternativas estão incorretas por trazerem concepções contrárias aos preceitos da década. A década de 1990 esteve permeada por uma educação pautada na lógica do mercado. Alguns autores, como os apresentados no livro da disciplina, ressaltam que a Lei de Diretrizes e Bases, aprovada em 1996, estava pautada na lógica mercadológica, na qual a educação serve para aumentar a produtividade da economia. Página:
77.
e. deveria focar-se na educação religiosa e cultural, aumentando as chances de uma educação para a paz.
Feedback
A resposta correta é: deveria diminuir a pobreza e, em contrapartida, aumentaria a produtividade, preparando trabalhadores..
7 ) Sabe-se que em 31 de março de 1964, os militares
tomaram o poder e passaram a comandar o Brasil. Apesar do discurso de posse estar voltado para a promessa de defender a democracia do país, o governo militar foi marcado por medidas autoritárias. Com o auge da repressão, reforçou-se a ideia de nacionalismo e, como já havia acontecido durante o Estado Novo, houve a apropriação de algumas disciplinas escolares para tentar controlar a população e condicioná-la aos interesses do novo governo. Nesse sentido, a respeito da educação no regime militar, analise as seguintes afirmativas:
I.A educação privilegiava as camadas marginalizadas da sociedade.
II.A educação era um bem de consumo, ou seja, seus valores estavam ligados ao caráter econômico.
III.Implementação das reformas educacionais de 1968 (Lei n. 5.540, que reformou a universidade), e a de 1971 (Lei n. 5.692, que estabeleceu o sistema nacional de 1º e 2º graus).
IV.O tecnicismo ganha força, pois, com o crescimento econômico, havia necessidade de um grande número de mão-de-obra especializada.
V.As disciplinas de História, Organização Social e Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e Educação Física colaboraram para a formação do cidadão almejado pelo governo ditatorial.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III, IV e V.
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. Conforme observa-se nas páginas indicadas,no período do Regime Militar, as disciplinas de História, Organização Social e Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e a Educação Física colaboraram para a formação do cidadão almejado pelo governo ditatorial Não há como afirmar que a educação privilegiava as camadas marginalizadas da sociedade, assim como, anteriormente, isso também não aconteceu, por isso a afirmativa I está incorreta. Nesta época de crescimento econômico e abertura de novas vagas de emprego, o país necessitava de um grande número de mão de obra especializada. Foi neste contexto que o tecnicismo ganhou força. “O regime militar implantou as reformas educacionais de 1968, a Lei n. 5.540, que reformou a universidade, e a de 1971, a Lei n. 5.692, que estabeleceu o sistema nacional de 1º e 2º graus, pois ambas tinham como escopo estabelecer uma ligação orgânica entre aumento da eficiência produtiva do trabalho e a modernização autoritária das relações capitalistas de produção.” (FERREIRAJUNIOR;
BITTAR, 2008, p. 340-341). Na educação era aplicada a “teoria do capital humano”. De acordo com esta teoria, a educação era um bem de consumo, ou seja, seus valores estavam ligados ao caráter econômico. Páginas:
62 a 70.
b. I, II, III e IV.
c. I, II, III, IV e V.
d. III, IV e V.
e. I, II e III.
A resposta correta é: II, III, IV e V..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando