Buscar

Síntese 3 e 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FILOSOFIA – SÍNTESE III – JUSNATURALISMO
 ANTIGUIDADE- AC - Naturcentrismo -Tragédia de Sófocles: Antígona – justo por natureza. As ordens da autoridade política não podem se sobrepor às eternas, às dos Deuses. Os Estoicos –“ toda a natureza era governada por uma lei universal, racional e imanente”.
MEDIEVALIDADE- Séc.XI - Teocentrismo. Identificada com a lei revelada por Deus a Moisés e com o Evangelho de Cristo. Graciano, São Tomás de Aquino.
MODERNIDADE – Séc. XV - CALVINISMO – Hugo Grócio- o jus naturalismo a ser reconhecido por todos os povos. Universal e imutável.
CONTEMPORANEIDADE. Séc. XX
 DIREITO NATURAL É HISTÓRICO, não mais universal e imutável. A pessoa humana como valor fundante do jus naturalismo.
Jus naturalismo - teocêntrico
Elemento racional moderno – Hugo Grócio
Jus naturalismo - racional
Visão contemporânea – pessoa humana.
Etimologia: direito natural (jus naturale), um conjunto de normas de conduta intersubjetivas. Constituição da República federativa do Brasil, caput do Art.5 – garantia da vida.
O jus naturalismo é igual e diferente ao longo da História.
Filosofia na antiguidade- tendências regionais. 
FILOSOFIA – SÍNTESE IV – PENSADORES DA ANTIGUIDADE: PRÉ-SOCRÁTICOS E OS SOCRÁTICOS.
Sofistas – Professores viajantes que vendiam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados. Tudo é relativo e um conjunto de raciocínios e concepções voltadas à arte de persuadir e convencer pessoas. Propaganda.
Protágoras de Abdera (480-410) – “ O homem é a medida de todas as coisas. ”. “Os caôs dos propagandistas”.
Visões e cosmovisões: “olhares para a interpretaão do mundo”.
 	2. Pré-Socráticos – Cosmocêntricos - observadores da natureza, do mundo da natureza e da organização das coisas:
2.1- Tales de Mileto – (624-546) – “tudo é Água”.
2.2 – Anaximandro de Mileto – (610-546) -princípio indeterminado – “apeíron”
2.3 – Heráclito de Éfeso – (540-476) – “tudo é processo”.
2.4 – Parmênides de Eleia - (515-450) – A essência é imutável”.
2.5 – Pitágoras de Samos - (582-497) – “todas as coisas são números”.
3. Socráticos – Preocupações antropológicas 
= S. P. A = Sócrates, Platão e Aristóteles.
3.1 - Sócrates – mestre da razão e da busca pela verdade.
Diante da descoberta de que todos os conhecimentos não são necessariamente verdadeiros – afirma que “eu sei que nada sei”. Método Maiêutica – “parto de ideias”. O conhecimento deve ser produzido, investigar até concluir algo.
3.2 - Platão (427 a 348 a.C). Atenas - . Considerando a injustiça praticada contra Sócrates, ele aprofundou sua descrença na democracia Ateniense: “Não poderia haver um partido político que um homem pudesse integrar sem abrir mão de seus princípios éticos. ” A República ou da Justiça- Apresentam-se 3 grupos: Os produtores, (temperança) os guardiões (temperança e coragem) e os sábios (temperança, coragem e sabedoria). Todos devem ser justos. Dualismo metafísico - corpo e alma.
3.3 - Aristóteles (384 a 322) Estagira – Direito universal (dogmático) e um Direito particular (multicultural). Tipos de Justiça: Condecorativa ou distributiva- busca premiar a quem de destaque e a Comutativa ou corretiva- aplica-se a razão aritmética.
 A............M........C.........B ; M =mediana; AM = BM : PAZ SOCIAL; 
AM + MC . MB - MC : DELITO; AC > CB - INSTABILIDADE; AC-MC=CB+MC : APLICAÇÃO DA PENA;
AM=MB : REINTRODUÇÃO DA PAZ.
Ética diversos tratados, entre eles, Ética a Eudemos, Ética Maior e Ética a Nicomacos- “O bem é aquilo que todas as coisas visam”. Bem último: A felicidade. A Ética é o caminho para o encontro com a Felicidade.
Alma: Excelência Moral- irracional – sentimentos, emoções e Intelectual – racional- a ciência, a técnica e a sabedoria filosófica.
“A justiça é a excelência moral perfeita. ”
4. EPICURISMO – ATENAS - EPICURO DE SAMOS (341-270) Uma escola com lindos jardins – “filosofia do jardim”. Doutrina desse pensamento tem no prazer a finalidade do ser humano.
Seguidores: Menequeu; Heródoto; Pitocles; Metrodoro; Hermarco; Colotes.
 Somos felizes quando somos autônomos e independentes de condicionamentos exteriores. A felicidade não depende da nobreza, da riqueza, dos deuses, ou das conquistas exteriores. Somente é possível conhecer pela experiência. O Epicurismo propõe ao ser humano que experimente o mundo a parti das sensações.
Os desejos são o meio de acesso ao prazer e a Felicidade.
3 escalas: os necessários e naturais – comer, beber, dormir...); os não necessários e naturais- desejo sexual, desejo de exageros alimentares; os não necessários e não naturais: desejo ilimitado de poder, ganância, arrogância.
5. ESTOICISMO – 312 a.C – ZENÃ – 3 PERÍODOS. Período Romano: Marcus Tullius Cícero (106 a 43 a.C). Afirmavam que a doutrina poderia ser vista “como uma árvore- nas raízes está a lógica, no tronco a física e nos frutos a ética. ” A base do conhecimento é a sensação- aquilo que afeta os sentidos.
A impressão provocada pelos objetos sobre os nossos órgãos sensoriais (visão, tato, olfato, gustação, audição) é que transmite a alma e nela imprimindo e gerando a representação dos objetos. Ao atuar sobre a alma o logos distingue uma representação compreensiva.
A física: 1. O ser é corpo; 2. Ser e Corpo são idênticos- materialismo monista; 3.Deus penetra toda a realidade – inteligência e natureza.
ÉTICA – diferente de moral.
 1. Conservar-se a si mesmo. 
2. Apropriar-se do ser e de tudo para sua conservação.
 3. Saber o que você é. 
“Sabedoria e virtude significam erradicar e eliminar as paixões tornar-se sereno e indiferente aos sofrimentos impostos pelo destino. Não é próprio de uma Pessoa forte deixar-se vencer pela piedade e afastar-se da justa severidade. ”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais