Buscar

Desafio Profissional 9910150765

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO SANTA GRUZ / RJ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RICARDO CUSTODIO DA SILVA: RA 9910150765
WAGNER DE CASTRO CAMARGO JUNIOR : RA 8529974009
DESAFIO PROFISSIONAL
 GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICAS, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESA E ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA.
TUTOR EaD: KAMILLA MATHEUS
RIO DE JANEIRO / RJ
2017
MICRO EMPRESA AMOR DE BEBÊ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Trabalho desenvolvido para o curso de Administração, nas disciplinas de Competências Profissionais, Gestão de Qualidade, Administração de materiais e logísticas, Pesquisa Operacional e Estratégica Dinâmica e competitiva. Apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2017, sob orientação da tutora EAD: Kamilla Matheus
RIO DE JANEIRO
2017
RESUMO
 Em busca de oportunidades de crescimento de Estratégica Competitiva, decorrência do mercado competitivo e constantes mudanças, algumas empresas têm buscado excelência no desenvolvimento de seus produtos e uma estratégia de planejamento, buscando atingir mercados concorrentes, com potencial de longo prazo, ao invés da busca pela lucratividade de curto prazo. O processo do desenvolvimento de produtos com maior rapidez, eficiência e qualidade garante atingir a meta competitiva no mercado e satisfazer seus clientes com seu diferencial. Diante disso, a empresa Amor de Bebê visa novas oportunidades no mercado, avaliando seu plano de melhoria na sua gestão e implementando produtos de alto nível de qualidade. Neste processo de desenvolvimento de produtos, a empresa tem uma visão holística para melhorias possíveis de serem implementadas. A pesquisa permitiu observar que o modelo de desenvolvimento de produtos adotado pela empresa apresenta bons resultados, evidenciando a preocupação da empresa na qualidade oferecida através de seus produtos, garantindo a satisfação de seus clientes, criando oportunidades no mercado e mantendo a eficácia no processo de desenvolvimento do produto e no seu armazenamento. O processo de desenvolvimento de produtos deve estar bem estruturado no que tange à capacitação de funcionários, pois os mesmos estão envolvidos desde o início do processo, fazendo parte do sucesso ou não do produto final apresentado ao cliente que, por sua vez, está mais atento aos produtos que oferecem mais qualidade. A área de logística tem sido considerada importante para a estratégia competitiva da empresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e redução de custos empresariais. O objetivo deste artigo é demonstrar como o processo administração patrimonial e de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização, analisando como a melhoria dos processos de gestão de suprimentos tem o papel de promover a eficiência das atividades desenvolvidas no próprio setor, ao ponto de levar a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas perante os concorrentes. O país está passando por uma época de grandes mudanças, onde a informação e o conhecimento estão sendo disseminados por toda parte e as organizações precisam renovar sua filosofia de gestão para responder com eficiência e eficácia à nova realidade de mercado. A busca pela qualidade é hoje uma preocupação de todas as empresas, a qual passou a constituir-se em prioridade para toda organização desejosa de seu desenvolvimento. A qualidade nos produtos e serviços deixa de ser um diferencial competitivo e passa a ser uma das formas de sobrevivência das organizações. 
Palavras chaves: Planejamento Estratégico; planejamento e investimento, desenvolvimento do produto e satisfação do cliente.
	SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................06
2. PLANO ESTRATÉGICO PARA MELHORIAS DE GESTÃO DA EMPRESA AMOR DE BEBÊ...............................................................................................08
 2.1. Visões da Empresa..................................................................................10
 2.2. Missões da Empresa..............................................................................10
 2.3. “Para onde vamos?”............................................................................... 12
 2.4. “Como chegaremos lá?”......................................................................... 12
3. ESTRATÉGIA NO CONTROLE DE PRODUTIVIDADE E ESTOQUES.... 14
4. AMOR DE BEBÊ ESTRATÉGIA NO CONTROLE DE QUALIDADE ISO. 17
5.TEORIA DOS JOGOS MÉTODO PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO. 16
6. AMOR DE BEBE PESQUISA E SUA MELHOR LUCRATIVIDADE... ........21
7 CONCLUSÃO.................................................................................................25
8 REFERÊNCIAS..............................................................................................26
1. INTRODUÇÃO
 A empresa Amor de Bebê trabalha e fabrica com o ramo de produção de mamadeira. Sendo que os proprietários têm boas perspectivas sobre a matéria prima, e inicia o processo de produção no mercado infantil, mas se envolvem numa aventura sem conhecimento gestão gerencial e contábil decidem contratar Ricardo para ser gerente geral, pois possuem uma formação acadêmica em administração. E nesse contexto ele tem que demonstrar a capacidade de reagir e responder na diretoria com flexibilidade para evitar ou neutralizar as ameaças e as pressões ambientais no mercado atualmente complexo.
 O planejamento de melhoria se desenvolve de maneira racional, de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente, permitindo que as revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário exigir. Sua implementação, no entanto, somente será possível com a criação de um comitê interno de acompanhamento pela própria organização, que também se ocupará da elaboração de um programa de ações que representa, em última análise, o detalhamento de cada uma das estratégias.
 Para garantir a execução das ações planejadas, o comitê deve elaborar o programa de indicadores de responsabilidade, explicitando data limite e eventuais custos necessários à execução de cada uma das ações propostas, e cada organização procura desenvolverem nos seus negócios e operações de maneira coerente e consistente por meio de padrões distintos e personalizados na estratégia de melhoria. É também de sua responsabilidade a revisão permanente de cenários, como forma de evitar qualquer descompasso entre objetivos e estratégias propostos no plano, relativamente aos indicadores oferecidos pelo ambiente. 
 Com o intuito de alavancar a possibilidade de elevar a patamares mais seguros o micro investimentos, a questão merece atenção concentrada não só por parte dos acadêmicos, mas também dos grandes empresários e sócios, dos governantes em seus níveis federativos, da sociedade em geral e dos profissionais ligados à área. Segundo apontam os estudos pesquisados, está claro que o despreparo do pequeno executivo é um dos fatores que contribui de modo decisivo para os maus resultados. Enfim, trata-se de uma questão de fundo que deve ser revertida. Dito de outra maneira, nosso enfoque prima pela visão de que a dificuldades dos pequenos negócios resultam também de modelos de gestão que precisa ser revistos. 
 O gestor empresarial é conduzido a concentrar-se na análise do ambiente do negócio, através do plano de melhorias da estrutura da empresa, onde são declarados os objetivos, as estratégias, as competências, a estrutura, a organização, os investimentos e recursos necessários, bem como o estudo da viabilidade de do plano logístico e qualidade da produção para ter vantagem competitiva. A complexidade do contexto empresarial demanda que empreendedores,
empresários e executivos, ao iniciarem um negócio ou projeto, tenham objetivos claros, estratégias definidas, competências, estruturas compatíveis e recursos necessários. O cliente adquiriu ampla liberdade de escolha, mostrando-se cada vez mais exigente quando o assunto é a prestação de serviço e qualidade. Com as exigências cada vez maiores, com controle total de qualidade e no serviço com eficácia na produção se tornaram o principal foco entre as empresas públicas e privadas. 
 Com passar do tempo, as empresas foram se desenvolvendo, mudando constantemente os procedimentos operacionais e se adaptando as rápidas transformações que estão acontecendo no mundo, decorrentes da globalização dos mercados e da economia, da rapidez das comunicações, dos sistemas avançados de processamento e transferência de dados, da rápida movimentação das pessoas e as exigências crescentes dos consumidores e instituições públicas do controle total de qualidade, têm influenciado sensivelmente as organizações. Com essas tendências de mercado em busca da satisfação de clientes. 
 Serão utilizadas as medidas coerentes de acordo com o que a fábrica oferece e necessita, utilizando as tecnologias de gestão e para o desenvolvimento e gestão de qualidade, pois ambos estão ligados, intimamente, ao comportamento humano. Inicialmente será utilizada a análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, juntamente com as tecnologias e ferramentas de gestão para elevar a qualidade, a competitividade, fazendo um bom armazenamento e reposição de materiais.
 A boa gestão empresarial é fundamental para o sucesso da empresa, reduz os riscos da decisão e aumenta as chances de atingir melhores resultados. Na gestão da qualidade total ao invés de se basear unicamente em uma hierarquia de gerentes e especialistas que detêm o controle, equipes de gerentes, especialista e funcionários trabalham em conjunto. A inovação é forma de “fazer a diferença, fazendo diferente”. A inovação é a mola propulsora do valor agregado. Encontrar novas matérias, inovar em design, em cores, em processo produtivo, pode ser a chave para alcançar melhores serviços e novos mercados para crescer e prosperar. 
 A gestão do ativo imobilizado é feita na maioria das empresas por uma unidade organizacional que recebe geralmente o nome de controle do ativo. Sua função é registrar, controlar e codificar os bens considerados imobilizados e, portanto, passíveis de depreciação.
 Elas podem ser definidas como sendo as formas através das quais os objetivos serão atingidos. Estão, por isso, intimamente ligadas aos objetivos, uma vez que definem como a empresa caminhará em direção às suas metas. Para cada planejamento estratégico estabelecido deverá haver, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá. O planejamento se desenvolve de maneira racional, de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente, permitindo que as revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário exigir.
 Sua implementação de melhoria, somente será possível com a criação de um comitê interno de acompanhamento, que também se ocupará da elaboração de um programa de ações que representa, em última análise, o detalhamento de cada uma das estratégias. Para garantir a execução das ações planejadas, o comitê da diretoria na organização deve elaborar o programa de indicadores de responsabilidade, explicitando data limite e eventuais custos necessários à execução de cada uma das ações propostas. É também de sua responsabilidade a revisão permanente de cenários, como forma de evitar qualquer descompasso entre objetivos e estratégias propostos no plano, relativamente aos indicadores oferecidos pelo ambiente.
 A estratégia organizacional existe na mente do micro empreendedor como perspectiva; trata-se do conceito global do negócio, uma grande concepção, uma sacada magistral, uma visão de futuro da pequena organização, uma máxima muito bem articulada. Enfim, a grande estratégia também é uma obra de arte. Peça a alguém uma definição de estratégia e provavelmente lhe dirão que estratégia é um plano, ou algo equivalente- uma direção, um guia ou curso de ação para o futuro, uma caminho para ir daqui e ali. 
 2. PLANO ESTRATÉGICO PARA MELHORIAS DE GESTÃO DA EMPRESA AMOR DE BEBÊ
 No mundo corporativo, estratégia é como uma empresa se posiciona frente às variáveis ambientais para obter vantagem competitiva, com o intuito de gerar valor para stakeholders e clientes. Como no contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente de tarefa. Uma boa gestão estratégica envolve traduzir com precisão as necessidades de seus clientes e encontrar um caminho inovador para utilizar suas competências organizacionais para ocasionar a satisfação dessas necessidades.
 A estratégia existe na mente do líder como perspectiva; trata-se do conceito global do negócio, uma grande concepção, uma sacada magistral, uma visão de futuro da pequena organização, uma máxima muito bem articulada. Enfim, a grande estratégia também é uma obra de arte. E têm relação com o empregar esses recursos de maneira a atingir um desempenho superior e sustentável em longo prazo, embora formulada no presente, a estratégia focaliza o futuro da empresa, o que ela pretende ser ou fazer dentro de um determinado período. Quase sempre o horizonte temporal da empresa está dimensionado anos à frente. No fundo, a estratégia significa a construção do futuro que a empresa pretende criar.
 A missão da empresa é o que ela se propõe ser dentro da estratégia de atuação que gerou sua formação. Uma missão pode ser, por exemplo: “líder ou no mínimo segundo colocado no ramo de controles industriais nos mercados onde atue”. A missão define o propósito da existência da empresa e condiciona sua estrutura para que ela atinja o que deseja.
 2.1. Visões da Empresa
 Ser uma loja reconhecida no segmento de mamadeiras e chupetas. Sendo uma empresa que oferece produto de qualidade e ambiente agradável para os seus clientes e colaboradores. 
 Nossa visão é nos consolidarmos como a loja mais simpática, alegre e completa no mercado, buscando sempre atender as necessidades de nosso cliente e superar suas expectativas. 
 2.2. Missões da Empresa
 Nossa missão é suprir as necessidades dos nossos clientes, com artigos de qualidade e bom gosto. Para isso, dispomos de uma equipe treinada, que conhece o mercado e esta pronta para oferecer, acima de tudo cordialidade e prazer em atender.
 Superar as expectativas dos nossos clientes bem como promover um ambiente de trabalho aos nossos colaboradores propício a criatividade e ao bem estar de todos. Ser uma empresa admirada por seus clientes, colaboradores e fornecedores bem como ser referência no segmento em que atua pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
	FORÇAS (strenghts)
	FRAQUEZAS (weaknesses)
	Conhecimento do ramo
	Pior gestão e controle patrimonial
	Clientes Fiéis
	Imagem negativa da região da microempresa
	Ofertas e produtos conhecidos
	Mão de obra não qualificada
	OPORTUNIDADES (opportunities)
	AMEAÇAS (threats)
	Elevar o capital intelectual do colaborador
	Ambiente com péssima estrutura
	Melhorar a qualidade dos serviços 
	Concorrência barata e acolhedora
	Controlar melhor seus estoques
	Perda total da confiabilidade
 2.3. “Para onde vamos?” – Definição de qual propósito estratégico orientará a direção dos esforços da empresa. Com base nas respostas obtidas na primeira pergunta, você deve explorar as alternativas estratégicas para a empresa. A empresa pode focar em algum segmento de mercado ou em um mercado mais amplo; fornecer soluções de alto valor agregado ou de baixo custo, entre outras opções que devem estar alinhadas com o cenário
econômico, político, social, legal e tecnológico descrito no item anterior. 
Objetivo estratégico: 
Aumenta a satisfação dos clientes em 25 % no primeiro trimestre. Buscando atingir o reconhecimento no mercado em um ano tendo todos os nossos clientes 100 % satisfeito com a qualidade do nosso produto. 
Reduzir o custo produtivo em 50% no primeiro trimestre. Visando o desperdício de material, implantando sistema SAP para controlar o estoque em material para fabricação, peças, acessórios, produtos produzido e desenvolvido após o teste de qualidade.
Implantação do sistema SAP, para gestão de estoque, reduzir o desperdício de material para fabricação. Acompanhando em tempo real todos os estoques assim melhorando a qualidade do produto para o consumo final. 
Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 40 % no primeiro trimestre, elaborando treinamento visando o desenvolvimento profissional para todos os colaboradores.�
�
	Metas
	
S- Específicos (Specific)
Ser uma empresa reconhecida no mercado para bebês. 
	
M- Mensuravel (Measurable)
Ser reconhecido no mercado para bebês em JAN/2019
Fazer parte do grupo das 20 melhores empresa a se trabalhar no Brasil em JAN/2019
Expandir no mercado infantil ate JUN/2019 focando outros produtos como roupas para bebes, carrinhos infantil, beber conforto, primeiros brinquedos para seu filho visando o auto desenvolvimento do bebê.
	 Atingíveis (Attainable)
Modificar o desenvolvimento da empresa em FEV/2018 melhorando o desenvolvimento da empresa no ramo de produção.
Focando na qualidade do produto e trazendo melhoria para os materiais que ocorre defeitos em JAN/2018.
	
R- Realista (Realistic)
Trazer melhorias para a empresa em curto prazo. 
	
T- Temporizáveis (Time-bound)
Realizar melhoria na empresa no prazo programado de 24 meses contando de JAN/2018 ate JAN/2020
Focando no desenvolvimento elaborado acima lucrando assim.... 
 2.4. “Como chegaremos lá?” – Exploração de como preencher as lacunas de competências que hoje distanciam e impedem de alcançar o propósito estratégico definido na pergunta anterior. Você deve produzir um conjunto detalhado de iniciativas para programar a estratégia escolhida e exercer o controle estratégico. 
 O grande aumento da demanda de clientes e a concorrência têm a necessidade de mais espaço na fábrica, principalmente na área de estoque. Não havia espaço adequado para armazenar os displays prontos, o que causava danos consideráveis nos produtos. Esses contratempos serão resolvidos com a construção de espaço para mais máquinas de produção. A expedição foi implantada no local. Hoje, a expedição conta com amplo espaço para o desenvolvimento das atividades, área apropriada para a armazenagem dos displays e uma rampa para o carregamento das encomendas. Essas melhorias contribuíram para melhor locomoção dos colaboradores, para a proteção dos displays e melhor organização dos processos de acabamento. E também a inovação é essência da visão estratégica do Amor de Bebê, é o modelo dos negócios. Nas organizações, todo líder e gestor devem compreender a importância da inovação de produtos e processos para o sucesso em longo prazo. 
 Porém, sabemos que o Orçamento Empresarial funciona muito melhor quando alinhado ao Planejamento Estratégico da organização para os próximos anos. E é aqui que a Análise SWOT entra na história! Para que sua empresa possa criar um bom Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, é fundamental que a companhia “se conheça” muito bem, sabendo exatamente quais são suas principais forças e fraquezas e que também conheça muito bem o contexto em que está se posicionando, identificando as oportunidades e ameaças do cenário econômico em que está inserida. 
 3. ESTRATÉGIA NO CONTROLE DE PRODUTIVIDADE E ESTOQUES 
 Todo plano estratégico empresarial nasce da necessidade de mudança, de inovação e progresso. Portanto, é possível afirmar que ele surge primeiro como uma idéia, um conceito que precisa ser desenvolvido atestado para ganhar formas mais precisas, tornando-se aplicável. Na prática, qualquer empresa aumenta seu valor, consegue sobreviver e prosperar ao melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, aumentando suas receitas de venda, mantendo estáveis ou reduzindo as despesas e custos, para isso é importante muita melhorias nas remessas produção dos produtos na mesma proporção no nível dos concorrentes.
 A empresa realizará um controle de estoque mínimo de mamadeiras acabadas. Este estoque irá variar entre 20 mil a 40 mil corpo e bico das mamadeiras armazenadas respectivamente, sendo 10 mil a 20 mil mamadeiras de cada modelo. Esta estimativa do estoque é utilizada para a reposição imediata de mamadeiras que, eventualmente, sejam danificadas ou desqualificadas pelo INNETRO.
 O cuidado com o armazenamento do estoque das mamadeiras é evidenciado pela preocupação do proprietário em relação à limpeza e à higienização. Tal cuidado evita danos ao produto, que podem ser: apodrecimento do bico da mamadeira e descoloração da pintura e deformação do corpo no aquecimento, entre outros. A produção da empresa amor de bebê é em série, mas regulada pela demanda do mercado. Não existe procedimento de reposição de estoque porque as mamadeiras que compõem o estoque mínimo deverão ser suficientes para atender à demanda do mercado. 
 Um projeto de melhoria é uma máquina de mudança. Ele é concebido quando se percebe a necessidade de progresso, quando provavelmente há um período de discussão, especulação, uma “rodada de avaliações” dos prós e contras e idéias, sem muita ação decisiva até que o conceito assuma uma forma identificável. Se esta forma foi assumida e se chegou a um acordo quanto ao caráter desejável do projeto, é importante esclarecer seu propósito exato, isto é, rascunhar objetivos, escopo, resultado e custo, e identificar os interessados (aqueles que serão envolvidos e outros que poderiam trazer vantagens ou desvantagens caso viessem a participar do projeto). Contudo, a experiência recomendada dependendo de cada caso.
 Para Kotler (2000), a logística de mercado corresponde ao planejamento, à implementação e ao controle dos fluxos físicos de produtos entre os pontos de origem e de destino, com o objetivo de atender às exigências dos clientes. Coughlan et al. (2002) afirmam que a logística envolve o processamento e o rastreamento de bens durante o armazenamento, o controle de estoque, o transporte, a documentação alfandegária e a entrega para os clientes. A logística de distribuição visa à entrega dos materiais no ponto certo ao menor custo e no menor prazo, mantendo suas condições de qualidade. E também ter uma política de manutenção com ênfase em aspectos como prevenção por meio de manutenção preventiva e na manutenção preditiva e evitar a manutenção corretiva, para que evites possíveis falhas e avarias que implicariam na paralisação temporária da produção.
 Para a transação de mercadorias, devem-se considerar critérios como velocidade, freqüência, confiabilidade, capacidade, disponibilidade, rastreabilidade e custo (Kotler, 2000). Para isso Amor de Bebê precisa fabricar grandes lotes de um conjunto de produtos com projeto simples e facilidade de montagem, tendo ainda garantia de cada produto individual.
 Assim, de modo resumido, podem ser incluídas entre atividades logísticas as seguintes:
Compras.
Programação de entregas para a fábrica.
Transportes.
Controle de estoque de matérias-primas.
Controle de estoque de componentes.
Armazenagem de matérias-primas.
Armazenagem de componentes.
Previsão de necessidades de materiais.
Controle de estoque nos centros de distribuição.
Processamento de pedidos de clientes.
Administração dos centros de distribuição. 
Planejamento dos centros de distribuição.
Processamento de pedidos de clientes.
Administração dos centros de distribuição.
Planejamento dos centros de distribuição.
Planejamento de atendimento
aos clientes. 
 Para dar certo é preciso que colaboradores estejam que estar envolvidos em ser eficiente; na manutenibilidade dos operadores treinados para realização da manutenção de primeiro escalão dos equipamentos de fácil manutenção evitando custos e gastos; é deve ser criativo e pro ativo para captar as necessidades dos sobresselentes com treinamento e evolução terá êxito, uma vez que eles estão em contato direto com o gerente. A queda de produção é algo não admissível, daí as políticas de quebra zero, dentro do conceito de TPM para empresa Amor de Bebê.
 Atualmente, as pessoas dentro da empresa possuem liberdade de escolha, tem poder para opinar e para inovar procedimentos. Por esse motivo são oferecidos treinamentos e benefícios para que os mesmo se sintam motivados fazendo com que a produtividade seja alta. Assim, a empreendedora e os colaboradores trabalham em conjunto em busca de um único objetivo: a satisfação do cliente. Tanto interno como externos, devem ser analisadas para que a empresa avalie se poderá entendê-las a partir dos estoques existentes ou se terá de iniciar um processo de reposição de material por meio de compra, o recebimento dos produtos pedidos pode envolver diversas atividades, relativas à área fiscal e contábil, da qualidade, de verificação de quantidades entregues nos sistemas de materiais da empresa. 
 Importância dos estoques: 
Melhorar o serviço ao cliente;
Economia de escala;
Proteção contra mudanças de preços em tempo de inflação;
Proteção contra incertezas na demanda e no tempo de entrega; e
Proteção contra contingências.
 A preocupação constante em treinar o pessoal interruptamente, principalmente em qualidade, e o perfil estimulador da instituição em termos de interação das pessoas, preferindo o modo presencial, demonstra a influência existente da gestão do conhecimento. E também ao se deparar com compra, venda e estoques na fábrica também foram analisados questões relacionadas a esta área, para isso a venda será composta produtos e/ou serviços vendidos/prestados com ou sem desconto, cliente, quantidade, valor unitário, forma de pagamento e funcionário/profissional que realizou o serviço, dessa forma fica mais bem organizada a venda de produtos e/ou serviços e seu controle. Em relação à compra é cadastrada a quantidade em unidade interligada ao nome do produto e fornecedor para fins de controlar o estoque de maneira simples e segura, sendo que o módulo de compra e o de venda que alimenta o estoque de produtos. 
 . 
4. AMOR DE BEBÊ ESTRATÉGIA NO CONTROLE DE QUALIDADE ISO
 “Não importa o tamanho ou o ramo em que atue, toda empresa possui o seu modelo de gestão”.
 Com o Amor de bebe isto não poderia ser diferente, já que utiliza um modelo de gerenciamento onde a padronização de seus produtos e serviços tem bastante importância para a sua área de atuação, pois lhe exige agir da forma mais precisa possível não deixando com que as menores falhas se tornem aparente. Contudo, nos últimos anos esta forma de atuar não tem sido o suficiente para manter a o rol de clientes satisfeito o que tem levado a AMOR DE BEBER a procurar um novo modelo de gestão. Onde se tende a se apresentar como forma de corrigir os erros no que se refere aos meios administrativos, produtivos e de logísticas mais eficientes. Passando a contar com um referencial a ser alcançado por meio de uma segmentação de normas preestabelecidas, desta forma todos os produtos ou serviços que irão ser produzidos, após o novo método, terão a mesma qualidade apresentada pelo referencial.
 Com a obtenção das certificações de qualidades e mostrando o caminho certo a ser trilhado pela empresa no caminho de alcançar o nível de excelência quanto ao grau de precisão na administração, fabricação e distribuição de seus produtos e serviços.
 Normas técnica da Gestão de Qualidade:
* Servir como referência em produção, a fim de padronizar os produtos e serviços, bem como sua forma de produzir;
* Incrementar um novo modelo de gestão e organização sempre num alinhamento sistêmico, priorizando o aprendizado de todos os envolvidos na produção bem como o encaixe dos produtos e serviços no mercado, analisando bem a concorrência.
 O AMOR DE BEBE adotará um modelo e ferramentas baseado em conceitos que são empregados tanto no setor estratégico quanto no operacional, buscando sempre por excelência e procurando ter atitudes que faça com que se produza cada vez melhor.
 E nesse princípio de modelo de ferramenta de gestão de qualidade consiste em identificar, observar, analisar e agir sobre as causas de um problema. E essas ferramentas para a qualidade se destinam a manter o processo sob controle através da detecção de problemas e remoção de suas causas fundamentais. E utilização destas ferramentas se baseia no método gerencial da GQT que é o Ciclo PDCA. Não há limites para a qualidade de ferramentas que podem ser utilizadas na análise e melhoria de processos. O grande segredo é que a sua eficácia está relacionada à prática, prática e mais prática.
 Os critérios adotados e necessários para a obtenção da excelência são: melhor entendimento dos sistemas administrativo e produtivo, uma visão mais apurada das expectativas dos clientes o que proporciona de uma maneira mais assertiva a qualidade e padrão desejado por cliente, neste sentido a empresa busca implantar tecnologias, organizar suas tarefas e manter por meio de políticas e programas a união dos seus funcionários em torno de um objetivo; que é a busca por excelência.
 Se baseando nisto a empresa vem aprimorando seus produtos e serviços buscando cada vez mais surpreender seus clientes de forma positiva, integrando seus processos administrativos e produtivos em torno de um único objetivo; a satisfação de seus clientes. O amor de bebe tem por objetivo se tornar referência no mercado de estrutura dos seus maquinários e armazenamento para que possa se tornar líder de mercado. Tendo como visão ser referência de qualidade tanto na sua região quanto no Brasil em seu mercado.
 A empresa tem como um de seus pilares a visão que a integração da empresa com a sociedade tende a ser o seu maior orgulho, por isto cada vez mais a empresa tem empregado toda a sua força na criação e elaboração de políticas sustentáveis, que objetiva a valorização de seus funcionários, clientes, e a sociedade como um todo; sempre levando em conta a competitividade e lucratividade da empresa, ainda priorizando a responsabilidade com o social tendo por base o crescimento não só econômico como também o crescimento da sociedade como um todo. E por fim tendo a preocupação com o meio ambiente, mostrando assim o seu alinhamento com o pensamento mundial de prezar pelo bem maior mundial: a natureza.
 De acordo com a NBR ISO 9000, o Sistema de Gestão da Qualidade objetiva a direção e o controle numa empresa no que diz respeito à qualidade. Para compreensão do sistema, é necessário o esclarecimento das palavras-chave mais utilizadas:
•	Princípios de Gestão da Qualidade. Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem do sistema para gestão, melhora contínua, abordagem dos fatos e benefícios mútuos com fornecedores.
•	Fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade. Satisfação de clientes, requisitos, abordagem do sistema, abordagem de processo, política da qualidade, objetivos da qualidade, alta direção, documentação, avaliação, auditoria, análise crítica, auto-avaliação, melhora contínua, técnicas estatísticas, integração com outros enfoques e relação com modelos de excelência.
•	Termos e definições relacionados com a qualidade. Gestão, organização, processo, produto, características, conformidade, documentação, exame, auditoria e garantia da qualidade de processos de medição. 
 Na busca pela excelência no âmbito ambiental a organização procura se destacar para a obtenção do certificado ISO 14001 e vem trabalhando a
fim de produzir o menor número de falhas possível no que se refere à sustentabilidade, e passa a implantar políticas internas que comprovam o esforço da empresa para comprovar a sua preocupação com a defesa do futuro da sociedade.
 Portanto a empresa resolveu implantar diversos programas direcionados a preservação do meio ambiente, além da procura por tecnologias mais eficientes, tudo isto buscando estudos ambientais que farão AMOR DE BEBE uma empresa visionária, que busca e se dedica para que o futuro seja sustentável.
 Com estes novos pensamento e forma de trabalha tem alcançado resultados bastante satisfatórios e bem significantes, pois o planejamento está sendo seguido e as metas alcançadas, como uma queda nos níveis de desperdício em sua linha produtiva, diminuição na degradação do meio ambiente, reciclagem dos materiais utilizados na fabricação, tudo isto tem melhorado a imagem da empresa junto à comunidade, o que acaba agregando valores positivos à marca.
 Por atuar no ramo de mamadeiras a empresa gera um considerável impacto ao meio ambiente visto que todos os resíduos sejam eles sólidos líquidos e gasosos, que são gerados durante a construção, montagem e até mesmo sobre o funcionamento das resinas tritan agridem diretamente o meio ambiente e gera poluição para toda a população circunvizinha.
5. TEORIA DOS JOGOS MÉTODO PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO
.
 A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais “agentes de decisão” interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo. A teoria dos jogos pode ser definida como a teoria dos modelos matemáticos que estuda a escolha de decisões ótimas sob condições de conflito. O elemento básico em um jogo é o conjunto de jogadores que dele participam. Cada jogador tem um conjunto de estratégias. Quando cada jogador escolhe sua estratégia, temos então uma situação ou perfil no espaço de todas as situações (perfis) possíveis. Cada jogador tem interesse ou preferências para cada situação no jogo.
 O jogo experimental com informação completa realizado foi desenhado de forma a testar se o “pensar em termos estratégicos” é um comportamento que surge naturalmente em situações de interdependência estratégica. Os resultados da experiência mostram que, embora a maioria dos participantes tenha revelado ter pensado em termos estratégicos, há uma fração elevada (cerca de 40%) dos participantes que não tentou antecipar o comportamento do outro jogador. 
 No caso da empresa amor de bebê é importante a utilização da teoria dos jogos em várias situações de interação estratégica. Na qual se instalou uma nova empresa concorrente de mamadeiras na região e tomou 50% dos clientes. Com chegada do novo concorrente, caso Ricardo resolveu os problemas encontrados do Amor de bebê, e caso o concorrente não investir em sua estrutura, a gestão estima que conseguiria, no máximo, atender 70% da clientela local da região e poderá voltar à liderança de venda na Região de acordo com a matriz abaixo:�
	Amor de bebê
	 Concorrente
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Solucionar os problemas
	Investir na estrutura
	Não investir na estrutura
	Encontrados por Ricardo.
	60, 40
	70, 30
	Não solucionar os problemas.
	40,60
	50, 50
 Este caso é jogo seqüencial na qual os jogadores sempre jogam após conhecer a decisão tomada pelo outro. Os jogos podem chegar a uma determinada situação em que os jogadores não desejem mais mudar suas decisões, ou seja, estão satisfeitos com o resultado, considerando que ninguém mais mude seu jogo. Este ponto é chamado de equilíbrio de Nash. Se no caso Amor de bebê não soluciona os problemas e o concorrente decidir investir na sua estrutura, encontrando, assim, uma situação desequilibrada de mercado, tendo que a empresa repensar estratégias inovadoras dos seus produtos para mercado infantil.
 Temos então uma situação que é a estratégia estritamente dominante. Onde que o concorrente a estratégia de investir em seu estabelecimento se torna uma estratégia estritamente dominando, visto que na opção não investir em sua estrutura, ele fica com pior resultado, seja qual for à decisão do Amor de bebê. 
 Propõe então uma economia por parte da empresa, não investindo em novas tecnologias e consequentemente não resolvendo as dificuldades, e decorrência dessa decisão teríamos a economia das despesas com uma conseqüente diminuição nas receitas.
 Outra proposta traz um gasto extra para o fábrica, mas consegue resolver a insatisfação dos clientes somando-se a isso o investimento em novas tecnologias e treinamento também vai atrair novos usuários transformando assim o gasto mensal de R$ 60.000,00 em investimento retornável.
 A aquisição de um novo produto como uma chupeta ou mordedor, de novos equipamentos e treinamento alem de atrair novos usuários também vai diminuir a insatisfação em relação às filas de atendimento, aumento na satisfação da qualidade de atendimento, somando-se a isso o treinamento dos funcionários sanaria uma gama de problemas relacionados aos aspectos intangíveis. É complicado negar que esses produtos fazem parte da vida das grandes famílias, de modo que a demanda de uma via alternativa para a alimentação de bebês deve ser pensada e produzida. O problema está em que, com o persistente redesenho da mamadeira, tal raciocínio materializa o paradoxo científico-industrial que coloca em campos antagônicos o conhecimento adquirido sobre a questão e a prática de mercado.
6. AMOR DE BEBE PESQUISA E SUA MELHOR LUCRATIVIDADE
 O amor de bebê fabrica duas matérias primas usando duas matérias primas usando dois componentes: polipropileno (mamadeira) e silicone (bico da mamadeira). A empresa pretende elaborar um modelo para previsão do lucro operacional mensal em diferentes maneiras e cenários que lhe permita estabelecer o preço das mamadeiras a ser praticada desconsiderando a qualidade, a diretoria considera que o preço médio praticado pela concorrência são os únicos fatores relevantes ma determinação da demanda, a qual se comporta segundo a seguinte equação:
“Z=10.000-3.000x + 3.000y”
 
 Em que x é o preço da mamadeira Amor de Bebê e y é o preço médio da mamadeira das concorrentes.
Dados adicionais:
	Preço médio praticado pela concorrência (R$ por mamadeira) 
	6,00
	Custo Unitário do Polipropileno (R$ por mamadeira) 
	0,80
	Custo Unitário do Silicone (R$ por mamadeira) 
	0,50
	Custo Unitário de Processo (R$ por mamadeira) 
	2,00
	Custo Fixo (R$) 
	10.000,00
 O objetivo maior do Amor de bebê é obter um modelo de previsão do lucro operacional mensal. Portanto, o primeiro passo é deduzir todas as equações que regem o lucro da empresa, isto é, transformar as relações entre variáveis em equações matemáticas. No caso em estudo tem-se:
-Lucro operacional = Receita – Custo total
-Receita = Preço da mamadeira x Demanda de mamadeira.
- Custo total = Custo do processo + custo dos ingredientes + custo fixo
-custo dos ingredientes = Demanda de mamadeiras x (custos unitário do polipropileno + custo unitário do silicone).
-custo do processo = Demanda de mamadeira x custo unitário de processo.
-Demanda de mamadeiras = Termo Independente + Coeficiente do Preço da Mamadeira (X) * Preço Unitário da Mamadeira (R$) + Coeficiente do Preço Médio da Concorrência (Y) * Preço Médio Praticado pela concorrência (R$).
Análise de sensibilidade do lucro mensal em relação ao preço da venda.
	Variável de Decisão 
	 
	 
	 
	 
	 
	Preço Unitário da Mamadeira (R$)
	4,00
	5,00
	6,00
	7,00
	8,00
	PARÂMETROS
	
	
	
	
	
	Preço Médio Praticado pela Concorrência (R$)
	6,00
	6,00
	6,00
	6,00
	6,00
	Custo Unitário do Polipropileno (R$)
	0,8
	0,8
	0,8
	0,8
	0,8
	Custo Unitário do Silicone
(R$)
	0,5
	0,5
	0,5
	0,5
	0,5
	Custo Unitário do Processo (R$)
	2,00
	2,00
	2,00
	2,00
	2,00
	Custo Fixo (R$)
	10.000
	10.000
	10.000
	10.000
	10.000
	
	
	
	
	
	
	Equação de Demanda da Mamadeira (Z)
	
	
	
	
	
	Termo Independente
	10.000
	10.000
	10.000
	10.000
	10.000
	Coeficiente do Preço da Mamadeira (X)
	-3000
	-3000
	-3000
	-3000
	-3000
	Coeficiente do Preço Médio da Concorrência (Y)
	3.000
	3.000
	3.000
	3.000
	3.000
	 
	
	
	
	
	
	Resultados Físicos
	
	
	
	
	
	Demanda de Mamadeiras
	16.000
	13.000
	10.000
	10.000
	10.000
	Resultados Financeiros
	
	
	
	
	
	Receitas (R$)
	64.000
	65.000
	60.000
	70.000
	80.000
	Custo de ingrediente (R$)
	20.800
	16.900
	13.000
	13.000
	13.000
	Custo de Processo (R$)
	32.000
	26.000
	20.000
	20.000
	20.000
	Custo Fixo (R$)
	10.000
	10.000
	10.000
	10.000
	10.000
	Custo Total (R$)
	62.800
	52.900
	43.000
	43.000
	43.000
	Lucro Operacional (R$)
	1.200
	12.100
	17.000
	27.000
	37.000
 Por meio dessa rápida simulação, verificamos que trabalhar com o preço de venda de R$ 6,00 por mamadeira é mais interessante para a empresa do que com o preço de R$ 4,00 ou R$ 5,00. Isso ocorre o preço unitário de R$ 4,00 não gera demanda suficiente para compensar a pequena margem de contribuição do produto, resultando em um pequeno lucro, e o preço de R$ 5,00 retrai a demanda de tal forma que se apresenta menos lucrativo do que se apresenta menos lucrativo do que o preço de R$ 6,00. Essa visualização é extremamente útil para a verificação da eficiência do modelo, pois se pode observar se os dados previstos estão próximos ou não do que aconteceu na realidade e, assim afirma-se o modelo é bom ou se deve ser substituído por outro. E pela tabela podemos constatar que o preço a partir de R$ 6,00 o Amor de bebê poderá maximizar seu lucro frente ao concorrentes com a demanda necessária para suas necessidades.
7. CONCLUSÃO
 Tendo em vista e por objetivo apontar e dar orientações para uma nova forma de enxergar a gestão e mostrar a todos que seguindo o planejamento traçado, respeitando sempre o campo de atuação da empresa, buscou-se o aumento da qualidade da prestação de serviços e melhoria na qualidade dos produtos, bem como na política de proteção ambiental da empresa e a satisfação de seus colaboradores.
 E isso vem implantando uma estratégia que está consequentemente, nos pilares “propósitos” e “lideranças”, que são base para todos os demais elementos, quais sejam a estrutura, os processos, os sistemas, as pessoas e a cultura. Dentro da estratégia de necessidades, a empresa precisa aumentar suas potencia para criar novos produtos e serviços. Para isso precisa descobrir o que é fundamental sobre as necessidades dos clientes em cada situação e esclarecer como se dão as decisões de compra do consumidor infantil. 
 Apesar de até a própria indústria de alimentos infantis concordarem que isso é correto, um número cada vez maior de mães se está voltando para a alimentação artificial durante os primeiros meses de vida de seus bebês. Na miséria e pobreza das novas cidades da África, Ásia e América Latina, frequentemente a decisão é fatal.
 A indústria de alimentos infantis é acusada de promover seus produtos em comunidades que não podem usá-los adequadamente, de usar propaganda, vendedoras em uniformes de enfermeiras, de distribuir amostras e donativos para persuadir as mães a abandonarem a amamentação. A competição entre os fabricantes de leites artificiais instituía, também, uma grande oferta de doações de latas em postos de saúde, hospitais e consultórios médicos. Inquéritos foram instaurados em alguns países para levantar as dimensões dessas investidas nas produções de mamadeiras. 
 Implementando esta nova forma de gerenciamento espera-se que o AMOR DE BEBÊ cresça cada vez e alcance o destaque merecido, tanto do mercado, que vem se tornando cada vez mais competitivo, quanto de toda a sociedade onde a empresa tem atuação. Percebe-se também que a implantação deste inovador planejamento existirá uma maior integração dos colaboradores com a identidade da marca da empresa, fazendo com que busquem junto aos gestores o crescimento contínuo da empresa.
 Pode-se elencar também como ponto forte desta nova roupagem da empresa determinação para que sejam alcançados todos os paramentos que façam com que ela tenha a obtenção de certificações como a ISSO 9001 e ISO 14001, pois para a nova gestão do Amor de bebê é um diferencial mostrar e agir de forma que pense no futuro. Agindo com uma excelência na preocupação relacionada à sustentabilidade.
 Neste cenário atual com a empresa em precariedade da infra-estrutura de transporte e logística referencia ao protecionismo à política comercial do Brasil na qual envolve modernização e ampliação das malhas ferroviárias, rodoviárias e hidroviárias, portanto a própria empresa sem recursos de modernização no Desenvolvimento Sustentável percebeu que era necessário repensar as práticas adotadas, pois sua matéria prima de polimérico, o polipropileno e silicone sem o cuidado do armazenamento e infra-estrutura ideal para produção de mamadeira.
 Diante do exposto, acreditamos ser impossível pensar em tarefa mais vital e
Urgente do que uma revisão ampla e irrestrita do uso da mamadeira. Para tanto, acreditamos na força que a infância ganhou na modernidade e na sua ascensão como um dos valores mais caros da sociedade. Assim como o autor, temos esperança que o debate sobre as questões aqui expostas, nos aponte caminhos não somente para a revisão de uso da mamadeira, mas para ações planejadas pelos designers para proteger e fortalecer nossas crianças.
 
REFERÊNCIAS
http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/2016/12/10-ferramentas-de-estrategia-e-gestao-para-sua-empresa-223.html
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao.
<http://www.cienciadaestrategia.com.br/teoriadosjogos/capitulo.asp?cap=m6> Acesso em: 28/09/2017
MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/oportunidades-para-o-mercado-infantil/101112/ 
www.valor.com.br/ 
www.lookbebe.com.br/chupetas-engracadas-a-venda/; acesso em: 14 maio 2017.
LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na tomada de decisões. 5ª ed. São Paulo: Pearson. 2016
KLUYVER, C. A.; PEARCE, J. A (orgs.) et al. A Estratégia: Uma Visão Executiva. 3ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2010
� PAGE \* MERGEFORMAT �2�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando