Buscar

ANA 2

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
ISO 9001
ANA CAROLINA DE SOUZA
ROSANE CRUZ SANTOS MACHADO
SILVIA FERNANDA PASSOS
PROFESSOR: WILSON OLIVEIRA
INDAIATUBA-SP
2016
 FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ISO 9001
GESTÃO DA QUALIDADE
ANA CAROLINA DE SOUZA - RA 1299516003
ROSANE CRUZ SANTOS MACHADO - RA 1299389120
SILVIA FERNANDA PASSOS - RA 6814003734
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, como requisito para a avaliação da disciplina 	Gestão da Qualidade, do 8ºsemestre do Curso de Administração de Empresas, sob orientação do professor Wilson Oliveira .
INDAIATUBA 
2016
ISO 9001 – CONCEITO
ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas. A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.
A ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado produto ou serviço.
Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.
Para se obter a certificação ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através da ISO 9001, uma empresa aplica em seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica é utilizada na maioria dos países do mundo, muitas empresas ainda aguardam certificação e mais de um milhão já possuem essa norma implementada.
Uma empresa com a certificação da ISO 9001, melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é utilizado para medir a eficácia da gestão da empresa através de indicadores.
No Brasil, há uma versão da ISO 9001, a ABNT NBR ISO9001, o diferencial esta no feedback que o cliente deve dar ao fornecedor com o intuito de a comunicar o problema o desempenho seja melhorado para o futuro.
A alta direção da empresa tem um papel fundamental na implantação e certificação da norma bem como, na sua manutenção, sim pois, não adianta ser certificado e preocupar-se apenas em tempos de auditoria seja interna ou externa, é importante que haja o controle contínuo.
A norma pode ser implementada em vários segmentos, seja em empresas públicas ou privadas, já que os requisitos são definidos para a da empresa e não para um produto específico.
Objetivo
O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, que pretende implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. 
O conceito de qualidade
A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas óticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço.
Do ponto de vista dos clientes, a qualidade não é unidimensional. Quer dizer, os clientes não avaliam um produto tendo em conta apenas uma das suas características, mas várias. Por exemplo, a sua dimensão, cor, durabilidade, design, funções que desempenha, etc. Assim, a qualidade é um conceito multidimensional. A qualidade tem muitas dimensões e é por isso mais difícil de definir. De tal forma, que pode ser difícil até para o cliente exprimir o que considera um produto de qualidade.
Do ponto de vista da empresa, contudo, se o objetivo é oferecer produtos e serviços (realmente) de qualidade, o conceito não pode ser deixado ao acaso. Tem de ser definido de forma clara e objetiva. Isso significa que a empresa deve apurar quais são as necessidades dos clientes e, em função destas, definir os requisitos de qualidade do produto. Os requisitos são definidos em termos de variáveis como: comprimento, largura, altura, peso, cor, resistência, durabilidade, funções desempenhadas, tempo de entrega, simpatia de quem atende ao cliente, rapidez do atendimento, eficácia do serviço, etc. Cada requisito é em seguida quantificado, a fim de que a qualidade possa ser interpretada por todos (empresa, trabalhadores, gestores e clientes) exatamente da mesma maneira. Os produtos devem exibir esses requisitos, a publicidade se faz em torno desses requisitos (e não de outros), o controle de qualidade visa assegurar que esses requisitos estão presentes no produto, a medição da satisfação se faz para apurar em que medida esses requisitos estão presentes e em que medida vão realmente ao encontro das necessidades. Todo o funcionamento da "empresa de qualidade" gira em torno da oferta do conceito de qualidade que foi definido.
A implementação das normas é baseada no ciclo PDCA:
Planejar (P - Plan) - Estabelecer objetivos e processos; Resultados p/ Clientes e Organização.
Fazer (D - Do) - Implementar os processos
Verificar (C – Check) Monitorar / Medir Processos e produtos (requisitos produtos)
Agir (A – Act) - Agir para melhorar continuamente o desempenho dos processos
Normas NBR ISO 9000
Existem três normas na família ISO 9000 que são:
ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. 
ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente. 
ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas
Conteúdo da Norma NBR ISO 9001:2000
A ISO 9001:2000 Sistema de gestão da qualidade — Requisitos é um documento dividido em itens, assim dispostos:
Página 1: Prefácio 
Página 1 a 3: Introdução 
Página 3: Objetivo e campo de aplicação 
Página 3: Referência normativa 
Página 3: Termos e definições 
Página 4 a 12: Requisitos 
Seção 4: Sistema de Gestão da Qualidade 
Seção 5: Responsabilidade da Direção 
Seção 6: Gestão de Recursos 
Seção 7: Realização do Produto 
Seção 8: Medição, análise e melhoria 
Páginas 13 a 20: Tabelas de correspondência entre a ISO 9001 e outras normas 
Páginas 21: Bibliografia 
Os 6 (seis) documentos obrigatórios da norma são:
Controle de Documentos (4.2.3) 
Controle de Registros (4.2.4) 
Auditorias Internas (8.2.2) 
Controle de Produto/ Serviço não-conformes (8.3) 
Ação corretiva (8.5.2) 
Ação preventiva (8.5.3) 
Em acréscimo aos requisitos da ISO 9001:2000 é necessário definir e implementar uma “Política da Qualidade” e um “Manual da Qualidade”.
Benefícios
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, podemos apontar:
1. Consistência melhorada no desempenho de produtos/serviços e, portanto níveis mais altos de satisfação de clientes.
2. Percepção melhorada dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização.
3. Produtividade e eficiência melhoradas, o que leva a reduções de custo.
4. Melhora da comunicação, moral e satisfação no trabalho – o pessoal compreende o que se espera deles e um do outro.
5. Vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.
Quais as principais dificuldades na implantação da ISO 9001:2000? 
Podemos apontar como grandes dificuldades para obter sucesso na implantação da ISO 9001 :2000 a falta deenvolvimento da Direção e a resistência à documentação dos processos.
O envolvimento da Direção deve ser estimulado desde o inicio. Deve ser demonstrada a importância da Direção na análise critica do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) com a utilização de indicadores que mostrem realmente o desempenho da empresa. 
Quanto à resistência em documentar os processos, esta existe em decorrência do medo de burocratizar a empresa e também pelo fato do conhecimento específico se tornar acessível a todos os interessados. 
A Nova ISO 9001:2008
Periodicamente a ISO examina e atualiza suas Normas para assegurar sua evolução de acordo com as transformações das empresas e as expectativas do mercado. O processo de revisão da ISO 9001:2008 mantém sua essência inalterada, isto é, os oito princípios de gestão, a abordagem de processos, os títulos e campo de aplicação e estrutura. A nova versão da norma NBR ISO 9001 foi elaborada para ter mais compatibilidade com a família da ISO 14000 e as alterações realizadas deram maior compatibilidade com as traduções e melhor entendimento e interpretação.
A ISO 9001 deve ser apenas aperfeiçoada enquanto a ISO 9004 será alvo de uma revisão mais profunda. O aperfeiçoamento da ISO 9001:2000 e de revisão da ISO 9004:2000 devem ir ao encontro das necessidades dos usuários.
Modelo de um cronograma para implementação ISO9001:2008
 
Bibliografia:
http://www.sobreadministracao.com/o-que-como-funciona-iso-9001/ , acesso em 13/11/2016
https://www.significados.com.br/iso-9001/ acesso em 13/11/2016
http://docslide.com.br/documents/cronograma-de-implantacao-iso-9001-2008.html acesso em 19/11/2016

Continue navegando