Buscar

Teorias Sociológicas sobre Crime, Educação e Religião

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 268092)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"O crime é um fato social normal". Explique a normalidade do crime a partir da teoria de Émile Durkheim.
		
	
Resposta: Sim, e um fato social na visão de Émile Durkheim , aquele que comete crime está na posição de manisfestar algo que não de acordo com o que se vive, a forma que cidadão aceito pela sociedade pela sua cultura , e formação pessoal em relação a familia.
	
Gabarito: Durkheim afirma que o crime, por exemplo, é normal não só por ser encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam a penalidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 54148)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antonio Gramsci era um pensador italiano simpático aos princípios marxistas, que escreveu a maior parte de sua obra nas prisões do regime fascista. Ele considerava a sociedade como o espaço em que interesses conflitantes entram em contato e, neste sentido, atribuía um grande valor à capacidade de persuasão. Com o objetivo de defender os interesses dos trabalhadores, ele considerava importante acabar com a apropriação privada e elitista do saber e da educação escolar. Para Gramsci, qual seria o papel dos intelectuais nesta tarefa de reformar a sociedade? Indique, também, qual seria a visão do autor sobre o papel da escola, nesta "batalha das ideias", entre as classes que compõem a sociedade?
		
	
Resposta: Seria igualdade social na educação , o direito a escola publica. uma educação igualitaria para todos. O Papel da escola segundo o autor e educar não so para trabalho , mas para condiçoes sociais de vida.
	
Gabarito:
Gramsci considerava como intelectuais aqueles indivíduos que eram capazes de articular a superestrutura da sociedade, ou seja, suas idéias e valores morais, políticos e culturais, com a estrutura econômica e material. Neste sentido caberia um importante papel aos intelectuais no sentido da persuasão e da formação de opiniões, nesta batalha cultural que seria travada no interior da sociedade capitalista. Para este autor as escolas deveriam oferecer um programa de caráter politécnico aos seus alunos, permitindo que estes recebessem uma formação de sentido integral.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 47118)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das afirmativas abaixo, a única que NÃO CORRESPONDE às contribuições da Sociologia da Educação é
		
	
	Analisa a escola como grupo social e sua estrutura interna.
	
	Esclarece o processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade.
	 
	Ajuda os alunos de menor rendimento e inadaptação escolar para que obtenham melhores notas.
	
	Permite que se compreenda o papel da educação na sociedade e em seu desenvolvimento.
	
	Explica a influência da escola no comportamento e na personalidade de seus membros.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 820934)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria". A definição em questão explica o conceito durkheimniano de:
		
	 
	Consciência Coletiva
	 
	Anomia
	
	Educação
	
	Solidariedade Social
	
	Solidariedade Orgânica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 780023)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base na perspectiva sociológica positivista de Émile Durkheim, analise as proposições apresentadas.
I - A educação desempenha, segundo o autor, uma importante tarefa no processo de socialização dos indivíduos.
II - A internalização das regras sociais é um dos efeitos mais duradouros da educação e da prática educativa.
III - A educação é um exemplo de fato social, pois é objeto de estudo da sociologia.
IV - A coercitividade é uma das características da educação.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e II, apenas.
	 
	todas.
	
	III e IV, apenas.
	
	IV, apenas.
	 
	I e II e III, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 726712)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"qualquer observação da estatística ocupacional de um país de composição religiosa mista traz à luz, com notável frequência, um fenômeno que já tem provocado repetidas discussões na imprensa e literatura católicas e em congressos católicos na Alemanha: o fato de os líderes do mundo dos negócios e proprietários do capital, assim como os níveis mais altos de mão de obra qualificada, principalmente o pessoal técnico e comercialmente especializado das modernas empresas, serem preponderantemente protestantes". Que conclusão Weber chega a partir desta constatação. I - Os protestantes, tanto como classe dirigente quanto como classe dirigida, seja como maioria, seja como minoria, sempre teriam demonstrado tendência específica para o racionalismo econômico. II - Os católicos, tanto como classe dirigente quanto como classe dirigida, seja como maioria, seja como minoria, sempre teriam demonstrado tendência específica para o racionalismo econômico. III - os protestantes, tanto como classe dirigente quanto como classe dirigida, seja como maioria, seja como minoria, sempre teriam demonstrado tendência específica para especulação filosófica e para a contemplação. Aponte a(s) afirmação(ões) correta(s):
		
	
	Todas estão corretas
	 
	Todas estão incorretas
	 
	Apenas a I está correta
	
	Apenas a II está correta
	
	Apenas a III está correta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 726737)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É uma construção teórica abstrata criada a partir de alguns casos particulares analisados por Weber para compor um modelo de análise social. Nesse modelo, o cientista social acentua o que lhe parece característico ou fundamental, mas deve manter uma grande semelhança e afinidade com a realidade para permitir comparações por semelhanças ou diferenças. Esta afirmação refere-se ao conceito weberiano de:
		
	
	Burocracia
	
	Patrimonialismo
	 
	Objeto de estudo
	 
	Tipo ideal
	
	Ação social
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 55435)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Marx a história humana é uma história das:
		
	 
	lutas entre as classes
	
	lutas entre os indivíduos
	
	lutas entre as religiões
	
	lutas entre as sociedades
	
	lutas entre aqueles que têm poder
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 45519)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pedro Demo, em sua teoria sobre a Sociologia da Educação, defende mudanças profundas na escola e nas universidades. Essas mudanças passam primeiramente pela:
		
	
	mudança na estrutura econômica da sociedade, pois faz parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	
	mudança na estrutura cultural da sociedade, pois faz parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	 
	mudança na formação dos professores, pois fazem parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	
	mudança na formação e na estrutura política brasileira, pois fazem parte da solução de muitos problemas relacionados com a educação no Brasil
	 
	Nenhuma das respostas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 160530)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Embora influenciados por matrizes teóricas diferentes, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes tiveram importantes pontos de convergência, dentre os quais:
		
	
	o entendimento da educação como um mecanismo de construção da ordem social socialista.
	 
	a defesa da escola como um instrumento de democratização das oportunidades sociais.
	
	a defesa da iniciativa privada como forma de aumentar as ofertas educacionais.
	 
	abusca de conciliação entre o "tradicional" e o "moderno" na formulação de propostas educacionais para o país.
	
	o apego ao ensino católico diante do reconhecimento da fragilização da fé no mundo moderno.

Continue navegando