Buscar

AULA 1 SEG. DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SEGURANÇA NO TRABALHO
Docente: Bruno Polo Albujar
brunopolo.engenharia@gmail.com
*
Formação:
- ENGENHARIA DE ALIMENTOS
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS
2010
- ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 
FUNDAÇÃO SANTO AGOSTINHO MONTES CLAROS
2013
 ADMINISTRAÇÃO
FACULDADES ANHANGUERA
2018
*
Segurança no trabalho
	É uma ciência multidisciplinar que através de métodos científicos e de engenharia visa a promoção da saúde e a integridade física dos trabalhadores em uma organização.
*
Saúde
Segurança
Trabalho
Saúde e segurança no trabalho
*
Saúde: Estado do que é são, está normal: poupar sua saúde. / Estado habitual de equilíbrio do organismo.
Segurança: Ação ou efeito de segurar. / Situação do que está seguro; afastamento de todo perigo.
Trabalho: Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação. / O produto dessa atividade; obra. 
Saúde e segurança no trabalho
*
Visão Geral SST
Homem Primitivo (Idade da Pedra)
 	Caça, Pesca e Guerra.
	
	Acidentes devido a práticas inseguras no manejo 	das armas.
Lanças, Machados, Facas.
*
Visão Geral de SST
Artífice (Idade Média)
 	Mineração, Metalurgia, Artesanato.
	
	Quedas, queimaduras, afogamentos, lesões 	devidas a animais.
Fogo, Ferramentas, Tração animal.
*
Visão Geral de SST
Revolução Industrial (Idade Moderna)
	Manufatura
	Ruído, calor, acidentes, entre outros.
Máquinas, engrenagens, gases, 
 produtos químicos, máquinas a vapor, 
 energia hidráulica, eletricidade.
*
Visão Geral de SST
Assim, pudemos perceber que:
Para cada época distinta da história, o homem utilizou instrumentos e equipamentos diferentes para exercer atividades diferentes, e se expôs a riscos diferentes inerentes às mesmas.
*
Visão Geral SST
*
Visão Geral SST
*
Visão Geral SST
*
Visão Geral SST
*
Visão Geral SST
*
Visão Geral SST
Enquanto isso no Brasil....
*
Video 01
*
Introdução
A Constituição Federal determina que o trabalhador tem direito a proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social. 	
Saúde e segurança no trabalho
*
Introdução
A segurança e a saúde do trabalhador são de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho.
Saúde e segurança no trabalho
*
Objetivo:
Esclarecer, de forma simples e objetiva, as normas de segurança para que empregadores e empregados, a partir da educação e conscientização, desfrutem dos benefícios alcançados pela realização de um trabalho seguro.
Saúde e segurança no trabalho
*
Legislação:
A segurança e a saúde do trabalho baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho.
Segurança no trabalho
*
Definições básicas
(seg. trab. Pag 45)
*
NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de 			 Acidentes
NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual – EPI
NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos 	 	 Ambientais
NR 12 - Máquinas e Equipamentos
NORMAS IMPORTANTES
*
NR 01 – Disposições Gerais
Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico. 
A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR são os artigos 154 a 159 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
*
NR 02 – Inspeção Prévia
Estabelece as situações em que as empresas deverão solicitar ao MTe a realização de inspeção prévia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realização. 
*
NR 03 – Embargo ou Interdição
Estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisação de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados, pela fiscalização trabalhista, na adoção de tais medidas punitivas no tocante à Segurança e a Medicina do Trabalho. 
*
NR 04 – SESMT
Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. 
*
SESMT: Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos, Enfermeiros e Téc. Enfermagem do Trabalho
O dimensionamento do SESMT varia de acordo com o número de empregados e o grau de risco da organização
NR 04 – SESMT
*
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) visa a segurança e saúde do trabalhador no seu ambiente de serviço. Possui representantes indicados pela Empresa e representantes eleitos pelos empregados, através de eleição específica.
NR 05 - (CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
*
ATRIBUIÇÕES DA CIPA:
- Promover inspeções de segurança.
- Realizar mensalmente, reunião com todos os membros da Cipa.
 -Investigar e analisar acidentes ocorridos.
NR 05 - (CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
*
O EPI é um dispositivo de uso individual destinado a neutralizar ou atenuar um possível agente agressivo contra o corpo do trabalhador; evitam lesões ou minimizam sua gravidade e protegem o corpo contra os efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, que causam as doenças ocupacionais.
NR 06 - (EPI – Equipamentos de 
Proteção Individual)
*
Quanto ao EPI, cabe ao empregador:
- Distribuir gratuitamente o EPI adequado à função e ao risco em que o empregado esteja exposto;
- Fornecer o treinamento adequado ao uso;
- Fazer controle do preenchimento da ficha de EPI, onde deve constar a descrição do mesmo, juntamente com a certificação (CA) pelo órgão nacional competente (MTE), a data de recebimento e devolução e a assinatura do termo de compromisso
NR 06 - (EPI – Equipamentos de 
Proteção Individual)
*
Normas Regulamentadoras
*
NR 07 – PCMSO
Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
Os exames ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional) são parte do PCMSO , que uma vez elaborado deve ser revisto pelo menos anualmente.
*
NR 08 – Edificações
Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. 
*
NR 09 – PPRA
Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 
O PPRA, após elaborado, deve ser revisto no mínimo anulamente.
Há uma íntima relação entre o PPRA e o PCMSO – um é complementar ao outro.
*
NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade
Estabelece as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, assim como a segurança de usuários e de terceiros, em quaisquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, observando-se, para tanto, as normas técnicas oficiais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.
*
NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais 
Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. 
*
NR 12 – Máquinas e Equipamentos
Estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho. 
*
NR13 - Caldeiras e Vasos de Pressão 
Estabelece todos os requisitos técnico-legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. 
*
NR 14 - Fornos
Estabelece as recomendações técnico-legais pertinentes à construção, operação e manutenção de fornos industriais nos ambientes de trabalho.
*
NR 15 - Atividades e Operações Insalubres
Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre, e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à sua saúde.
Agentes insalubres: agentes físicos, químicos e biológicos
*
NR16 - Atividades e Operações Perigosas 
Regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações prevencionistas correspondentes. 
Inclui: Atividades e Operações Perigosas com Explosivos e Inflamáveis, Energia Elétrica e Radiações Ionizantes 
*
NR 17 – Ergonomia
Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psico-fisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. 
*
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 
Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na industria da construção civil. 
PCMAT: Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 
*
NR 19 – Explosivos
Estabelece as disposições regulamentadoras acerca do depósito, manuseio e transporte de explosivos, objetivando a proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho. 
*
NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis
Estabelece as disposições regulamentares acerca do armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis, objetivando a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores m seus ambientes de trabalho.
Líquido combustível:todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC
Líquido inflamável: todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7ºC
*
NR 21 – Trabalho a Céu Aberto
Tipifica as medidas prevencionistas relacionadas com a prevenção de acidentes nas atividades desenvolvidas a céu aberto, tais como, em minas ao ar livre e em pedreiras. 
*
NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração 
Estabelece métodos de segurança a serem observados pelas empresas que desenvolvam trabalhos subterrâneos de modo a proporcionar a seus empregados satisfatórias condições de Segurança e Medicina do Trabalho. 
*
NR 23 – Proteção contra Incêndios
Estabelece as medidas de proteção contra incêndio que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. 
*
NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho 
Disciplina os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores. 
*
NR 25 – Resíduos Industriais
Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. 
*
NR 26 – Sinalização de Segurança
Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. 
*
NR 27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTe*
Estabelece os requisitos a serem satisfeitos pelo profissional que desejar exercer as funções de técnico de segurança do trabalho, em especial no que diz respeito ao seu registro profissional como tal, junto ao Ministério do Trabalho. 
*Revogada
*
NR 28 – Fiscalização e Penalidades
Estabelece os procedimentos a serem adotados pela fiscalização trabalhista de Segurança e Medicina do Trabalho, tanto no que diz respeito à concessão de prazos às empresas para no que diz respeito à concessão de prazos às empresas para a correção das irregularidades técnicas, como também, no que concerne ao procedimento de autuação por infração às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. 
*
NR 29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário 
Tem por objetivo Regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiro socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. 
As disposições contidas nesta NR aplicam-se aos trabalhadores portuários em operações tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exerçam atividades nos portos organizados e instalações portuárias de uso privativo e retroportuárias, situadas dentro ou fora da área do porto organizado. 
*
NR 30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
Aplica-se aos trabalhadores de toda embarcação comercial utilizada no transporte de mercadorias ou de passageiros, na navegação marítima de longo curso, na cabotagem, na navegação interior, no serviço de reboque em alto-mar, bem como em plataformas marítimas e fluviais, quando em deslocamento, e embarcações de apoio marítimo e portuário. 
A observância desta Norma Regulamentadora não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições legais com relação à matéria e outras oriundas de convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho.
*
NR 31 - SST na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura
Estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho. 
*
NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde
Tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
*
NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados
Tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
*
NR 34- Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Construção e Reparação Naval
Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.
*
 NR 35 – Trabalho em Altura
 NR-36 - Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados 
*
Obrigações do empregado
quanto ao EPI:
Usá-lo apenas para a finalidade a que se destina;
Responsabilizar-se por sua guarda e conservação;
Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
Constitui em ato faltoso a recusa injustificada do uso dos mesmos, conforme Art. 158 da CLT com redação dada pela Lei 8.514 de 1977.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
OBRIGAÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO
-Credenciar Órgãos Federais, Estaduais ou Municipais e realizar pesquisas, estudos e ensaios necessários, a fim de avaliar a eficiência, durabilidade e comodidade do EPI;
- Elaborar normas técnicas necessárias ao exame e aprovação do EPI;
- Emitir ou renovar o C.A;
- Receber, examinar, aprovar e registrar o EPI;
- Cancelar o C.A;
- Fiscalizar a qualidade do EPI.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
TIPOS DE EPI`s
Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
Proteção respiratória: máscaras e filtro;
Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
Proteção da cabeça: capacetes;
Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
-
Proteção do crânio contra impactos , choques elétricos e no combate a incêndios;
Proteção contra partículas , luz intensa , radiação , respingos de produtos químicos;
Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
Proteção de mãos , dedos e braços de riscos mecânicos , térmicos e químicos.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA:
- São equipamentos que se destinam a proteção coletiva dos trabalhadores e/ou transeuntes, substituindo em alguns casos o EPI.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
Segurança no Trânsito;
Regras de Circulação no Trânsito;
Uso do Álcool.
*
Reflexão sobre acidentes
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
NR-9 (PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Tem como objetivo principal a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente controle dos riscos ambientais (agentes físicos, químicos e biológicos) inerentes ao ambiente de trabalho. abrangendo ainda os riscos ergonômicos e os de acidentes.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
NR-9 (PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Riscos Físicos: 
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e etc.
Riscos Químicos
Consideram-se agentes de risco químico os compostos, as substâncias ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pelas vias respiratórias, pele ou ingestão nas formas: de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
Riscos Biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico :As bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.
Riscos Ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características físicas e mentais do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada ao trabalho.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
 Riscos de Acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de risco e possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e mental. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, possibilidade de incêndio e explosão, falta de organização no ambiente, armazenamento inadequado, etc.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
A segurança e a saúde no trabalho começa pela organização e limpeza.
- Limpeza é dar uma geral e limpar toda a sujeira e atuar na causa fundamental. É deixar sempre limpo ,zelar pelas ferramentas e material de trabalho .
Não usar máquinas ou equipamentos fora das especificações.
É encaminhar os equipamentos para conserto sempre que necessário;
- Não desperdiçar, isto é colocar matéria-prima além do necessário no processo.
*
SOLUÇÕES EM SAÚDE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
TRABALHO COM MÁQUINAS E EQUIPAMETOS NR 12
Estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.
*
PORQUE OS ACIDENTES ACONTECE?
• Muitos dos acidentes ocorreram por falta de comunicação e sinalização.
 Quem ligou a máquina não sabia que alguém estava com o dedo nas engrenagens. 
 Quem adentrou em uma zona de perigo de uma máquina, não avisou e sinalizou para ninguém não ligar a máquina.
*
 
RECOMENDAÇÕES
 - Não improvise ferramentas.
 - Siga as instruções do fabricante.
 - Cuidado com as partes móveis.
 - Procure conhecer sua máquina.
 - Siga o programa de regras operacionais.
 - Utilize todos os equipamentos de proteção individuais E.P.I que forem necessários.
 
*
 
Eletricista
- A execução e manutenção de instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e capacitado com o curso de 40 horas de acordo com a revisão da NR-10, e a supervisão por profissional legalmente habilitado.
- Somente podem ser realizados serviços em instalações quando o circuito elétrico não estiver energizados
-Os circuitos elétricos devem ser protegidos contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos.
 
*
-
O quadro de tomadas provisório deve possuir isolamento em todas as partes vivas energizadas e estar devidamente aterrado junto ao quadro de distribuição de energia.
*
O armazenamento de produtos químicos e a sua manipulação dentro do laboratório constituem riscos potenciais que sempre irão existir, mas que porém, poderão ser minimizados ou mesmo eliminados se forem adotados padrões seguros de trabalho.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM PRODUTOS QUÍMICOS
*
Recomenda-se que os produtos sejam armazenados por afinidade. Inflamável, tóxico, explosivo, agente oxidante, corrosivo, gás comprimido, e substâncias sensíveis à água.
.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM PRODUTOS QUÍMICOS
*
A quantidade armazenada de líquidos inflamáveis deve ser sempre a mínima
necessária.
Os armários devem possuir características especiais, tais como : resistência a fogo, ventilação adequada, ser constituído de material metálico ou em alvenaria
.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM PRODUTOS INFLAMAVÉIS.
*
A maioria das substâncias químicas são consideradas tóxicas.
A quantidade de produtos tóxicos armazenados laboratório,deve ser a mínima necessária .
Local deve ser: seco, fresco e bem ventilado
.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM PRODUTOS TÓXICOS .
*
Agentes oxidantes são produtos químicos que podem fornecer oxigênio para uma reação.O armazenamento para os agentes oxidantes devem ser resistentes ao fogo e bem ventiladas.
 Ex: Nitratos, Nitritos, cromatos, cloratos,
AGENTES OXIDANTES
.
*
Todo o colaborador que manuseia produtos químicos, deve estar familiarizado com a simbologia de risco de produtos químicos. Deve ser verificada antes de manusear o produto químico, de forma a adotar cuidados especiais seja em relação à sua proteção pessoal.
.
SIMBOLOGIA DO RISCO
*
.
 
SIMBOLOGIA DO RISCO
 
*
A Etiqueta de Segurança deve conter os seguintes tópicos:
1- Nome Técnico do Produto;
2- Palavra de Advertência - “ Perigo” - “ Cuidado” - “ Atenção” 
3- Simbologia de Risco;
4- Riscos de Exposição oferecidos;
5- Primeiros Socorros;
6- Instruções Especiais - em caso de fogo, derrame ou vazamento.
.
 
ETIQUETAS DE SEGURANÇA
*
.
 
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA
Não acione ou pare máquinas que não estejam sob sua responsabilidade. 
Nunca opere máquinas para as quais não foi orientado.
Antes de ligar uma máquina observe se não há peças soltas ou ferramentas deixadas sobre elas.
*
Cabelo longos e soltos
Roupas longas , frouxas e soltas.
Colares
Relógios
Pulseiras
Anéis. 
.
 
EVITE PONTOS DE AGARRAMENTOS
*
 
Alguns segundos de descuido poderá deixar você incapacitado por toda vida.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
 
Significado - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações ambientais .
PCMSO
*
- Pré - Admissionais
- Periódicos
- Retorno ao Trabalho
- Mudança de Função
Demissional
...
EXAMES MÉDICOS
*
Reflexão sobre acidentes
*
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Os incêndios, em seu princípio são muito fáceis de controlar. 
Quanto mais rápido o ataque ás chamas, maiores serão as possibilidades em reduzi-las.
O ataque consiste em romper o triângulo do fogo, porém um erro na escolha de um extintor pode tornar inútil o esforço de combater as chamas ou pode até piorar a situação, ou criando novas formas de fogo. 
É preciso também conhecer, identificar bem o incêndio para combater o mesmo.
*
DEFINIÇÃO DO FOGO
É UMA COMBUSTÃO NA QUAL PODEMOS VISUALIZAR PRODUÇÃO DE CHAMAS COM A LIBERAÇÃO DE ENERGIA.
 
 Ex: (CALOR E LUZ) 
*
TRIÂNGULO DO FOGO
 Para que exista o fogo, é necessário a condição favorável,juntamente com os três elementos citados ao lado, que são: comburente (ou oxigênio),o combustível e o calor.
*
MÉTODOS DE EXTINÇÃO
OS MÉTODOS DE EXTINÇÃO VISAM RETIRAR UM, OU MAIS DE UM, DOS TRÊS COMPONENTES O TRIÂNGULO DO FOGO, AO RETIRAR QUALQUER UM DOS TRÊS COMPONENTES O FOGO NÃO EXISTIRÁ.
*
RESFRIAMENTO
 AO JOGARMOS ÁGUA EM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ESTAMOS RESFRIANDO, OU SEJA RETIRANDO O COMPONENTE CALOR.
*
ABAFAMENTO:
 AO ABAFARMOS, IMPEDIMOS QUE OXIGÊNIO ENTRE NA REAÇÃO, ESTAMOS RETIRANDO O COMPONENTE COMBURENTE (OXIGÊNIO).
*
ISOLAMENTO
 AO SEPARARMOS O COMBUSTÍVEL DA REAÇÃO ESTAREMOS ISOLANDO, COMO POR EXEMPLO,SE ABRIR UMA TRILHA (ACEIRO) NO MATO PARA QUE O FOGO NÃO PASSE. DESTA FORMA ESTAREMOS TIRANDO O COMPONENTE COMBUSTÍVEL.
 
*
CLASSE A
CARACTERÍSTICAS: QUEIMA NA SUPERFICIE E EM PROFUNDIDADE, DEIXANDO RESÍDUOS OU CINZAS.
EXEMPLOS:
PAPEL;
MADEIRA;
BORRACHA;
TECIDO;
PLÁSTICO.
*
CLASSE B
CARACTERÍSTICA: QUEIMA SOMENTE NA SUPERFÍCIE E NÃO QUEIMA EM PROFUNDIDADE.
EXEMPLOS:
GASOLINA;
ÉTER;
ÁLCOOL;
GÁS DE COZINHA.
*
CLASSE C
CARACTERÍSTICA : MATERIAL ELÉTRICO ENERGIZADO.
EXEMPLOS:
MOTORES;
EQUIPAMENTOS; 
PAINÉIS;
*
CLASSE D
CARACTERÍSTICA : : ESTES METAIS SÃO ENCONTRADOS EM FÁBRICAS E INDUSTRIAS AUTOMOBILÍSTICA
EXEMPLOS:
RASPA DE ZINCO , LIMALHA DE MAGNÉSIO, ETC.
*
TRANSMISSÃO DE CALOR
 CONDUÇÃO: É O TIPO DE TRANSMISSÃO DE CALOR QUE TRANSMITE A TEMPERATURA MOLÉCULA À MOLÉCULA.
 
EXEMPLOS: UMA COLHER NA ÁGUA FERVENTE.
*
TRANSMISSÃO DE CALOR
 CONVECÇÃO:
 A MASSA DE AR QUENTE SOBE E ENCONTRA UMA MASSA DE AR FRIA E COMO DOIS CORPOS NÃO OCUPAM O MESMO LUGAR NO ESPAÇO, HÁ A FORMAÇÃO DE AR QUENTE E AR FRIO. A TEMPERATURA DO AR QUENTE PODE ATINGIR O PONTO DE FULGOR DE ALGUNS MATERIAIS E INICIAR OUTRO INCÊNDIO EM OUTRO LOCAL.
*
TRANSMISSÃO DE CALOR
 IRRADIAÇÃO:
 É A TRANSMISSÃO REALIZADA POR ONDAS CALORÍFERAS VINDAS DE UMA FONTE DE CALOR.
 EXEMPLO: A IRRADIAÇÃO DE CALOR DE UM FORNO.
*
TIPOS DE EXTINTORES
 
PQS
ABC
*
EXTINTORES DE ÁGUA PRESSURIZADA
 INDICADO COM ÓTIMO RESULTADO 
para incêndios de classe "A". Contra-indicado para as classes "B" e "C".
Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo.
 A pressurizar: Abra o registro da ampola de gás e dirija o jato para a base do fogo.
Processo de extinção: Resfriamento
*
EXTINTORES DE PQS
INDICADO COM ÓTIMO RESULTADO 
para incêndios de classe "C" e sem grande eficiência para a classe "A". Não possui contra-indicação. 
Modo de usar: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo.
A pressurizar : Abra o registro da ampola de gás e dirija o jato para a base do fogo.
Processo de extinção: Abafamento
*
EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO
Indicado para incêndios de classe "C" e sem grande eficiência para a classe "A". Não possui contra-indicação. 
Modo de usar: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo.Não toque no difusor, poderá gelar e "colar" na pele causando lesões.
Processo de extinção: Abafamento.
*
MODO DE USAR OS EXTINTORES
ROMPA O LACRE E APERTE O GATILHO, DIRIGINDO O DIFUSOR PARA A BASE DO FOGO. 
*
Condições de operação do extintor.(Manômetro)
Ponteiro na faixa vermelha: descarregado ou sem pressão.
Ponteiro na faixa verde : corretamente pressurizado.
Ponteiro na faixa Amarela: descalibrado ou com excesso de pressão.
*
Reflexão sobre acidentes
*
COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNDIOS
Se perceber indícios de incêndios (fumaça, cheiro de queimado, etc.) aproxime-se a uma distância segura para ver o que está queimando e a extensão do fogo. 
Dê o alarme pelo meio disponível todos ocupantes. 
Telefone para o Corpo de Bombeiros - Tel.:193
*
COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNDIOS
Se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, mas sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes. 
Não perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida. 
Mantenha-se vestido, pois sua roupa protege o corpo contra o calor.
*
COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNDIOS
Procure alcançar o térreo usando a escada, sem correr. Jamais use o elevador, pois normalmente  a energia é cortada, e você poderá ficar preso. 
Se sua vestes pegar fogo, não corra. Isso só faz aumentar a chama.
Role no chão ou procure se envolver com um cobertor ou cortina para abafa-lo.
*
SISTEMAS DE
ALARMES
NOS ESTABELECIMENTOS DE RISCOS ELEVADOS OU MÉDIOS DEVERÁ HAVER UM SISTEMA DE ALARME CAPAZ DE DAR SINAIS PERCEPTÍVEIS EM TODOS OS LOCAIS DA CONSTRUÇÃO.
AS CAMPAINHAS OU SIRENES DE ALARME DEVERÃO EMITIR UM SOM DISTINTO EM TONALIDADE E ALTURA, DE TODOS OS DISPOSITIVOS ACÚSTICOS DO ESTABELECIMENTO.
*
BRIGADA DE INCÊNDIO
 É um grupo organizado de pessoas, voluntários ou não, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate a um princípio de incêndio, bem como na evacuação do local e na prestação de primeiro socorros, dentro de uma área preestabelecida.
*
CARACTERÍSTICAS DE UM CIPEIRO BRIGADISTA
SER ATUANTE NO COMBATE AO INCÊNDIO,
ORIENTAR OS FUNCIONÁRIOS,
SER CALMO NA HORA DE COMBATER O INCÊNDIO
SOLICITAR ESCLARECIMENTOS DAS DÚVIDAS EXISTENTES.
*
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA UM 
CIPEIRO-BRIGADISTA
Tipos e utilização de extintores existentes;
Montagem das mangueiras;
Localização dos extintores e hidrantes;
Fontes existentes no seu setor;
Participar das reuniões e treinamento;
Comunicar irregularidades (extintores usados, vazamentos, riscos de incêndio) à Segurança do Trabalho.
*
CAUSAS MAIS COMUNS DE INCÊNDIOS
COMO EVITAR:
Não fume próximo à áreas de riscos.
Não use cestos de lixo como cinzeiros.
Não jogue pontas de cigarros pela janela, nem as deixe sobre mesas.
Mantenha o local de trabalho em ordem limpo.
Evite acumulo de lixo em locais não apropriados.
Não deixe os equipamentos elétricos ligados após sua utilização, desligue-o da tomada.
*
CAUSAS MAIS COMUNS DE INCÊNDIOS
Não cubra fios elétricos com tapetes.
Não improvise instalações elétricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isto. 
Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização do plug T.
Verifique antes da saída do trabalho, se não há nenhum equipamento elétrico ligado...
*
 
 OBRIGADO!!!!! 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando