Buscar

Cultura um conceito antropológico

Prévia do material em texto

Atividade 2 - Questionário para reflexão
 
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
A partir da leitura do livro acima (cap. Da natureza da cultura ou da natureza à cultura), defina:
1) Etnocentrismo
O etnocentrismo é um conceito elaborado pela antropologia para fazer alusão à tendência que tem uma pessoa ou um grupo social em interpretar a realidade a partir dos seus próprios padrões culturais. Esta prática prende-se com o fato de acharmos que a nossa própria etnia e as respectivas práticas culturais são superiores aos comportamentos de outros grupos, de acharmos a nossa cultura “correta” e a do outro “errada”.
2) Relativismo cultural
Diferente do etnocentrismo o relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão universal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade.
3) Determinismo geográfico 
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, ou seja, o ambiente influencia na fisiologia e psicologia humana.
4) Determinismo biológico
O determinismo biológico é o fato de pensar que as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais, ou seja, todas as diferenças entre duas pessoas seriam estabelecidas por meio dos genes.
No livro “Cultura, Um Conceito Antropológico” o autor Roque de Barros Laraia afirma: “A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente”. Sendo assim, homens e mulheres são capazes de exercer as mesmas funções, o que vai definir o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo masculino e o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo feminino vai ser a cultura da sociedade na qual vivem. Meninos e meninas agem de formas diferentes por causa da educação que recebem e da cultura que os influencia, não por causa de sua genética hormonal.
5) Diversidades sematológicas
Está relacionado com a anatomia e fisiologia dos seres.
6) Diversidades mesológicas
Está relacionado com o ambiente, ou seja, diversidades de climas, regiões, etc.
7) Endoculturação
É o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte. Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até à idade adulta de um indivíduo.
Responda:
A cultura é inata? Justifique.
Não, pois não nascemos com cultura, ela não é algo natural, a adquirimos com o tempo, acostumando-se com o modo de vida das pessoas com as quais convivemos, o local em que moramos, a língua que falamos, etc.
Diferencie a teoria da Evolução da Teoria da Seleção Natural.
A Teoria da Evolução descreve o desenvolvimento das espécies que habitavam ou habitam o planeta Terra.
Assim, as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes.
Charles Darwin, autor de "Origem das Espécies" (1859) é um dos grandes nomes sobre teorias relacionadas ao evolucionismo. A sua teoria baseia-se na seleção natural das espécies e é aceita até hoje.
A seleção natural foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.
A partir de suas observações e pesquisas, as principais ideias de Darwin foram que os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

Continue navegando