Buscar

O que é tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quando falamos em tecnologia, o que vem imediatamente à cabeça das pessoas são os avançados aparelhos modernos da atualidade, como celulares, computadores, aviões, etc. Sem dúvida nenhuma esses aparatos são avançados, no entanto, a história da tecnologia é tão antiga quanto à civilização e até um arco e flecha pode ser considerado uma tecnologia avançada.
A palavra caiu tanto no uso comum das pessoas, que ela é proferida o tempo todo pela mídia e pela sociedade. Mas definir tecnologia é complicado, pois cada momento da nossa civilização deu um novo significado à ela. Então em uma definição geral é:
“Do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo", é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.” (Wikipedia)
 Conhecimento científico, porém é bastante restrito quando nos referimos às culturas passadas. Eles tinham o conhecimento de como as coisas funcionavam, mas não entendiam ciência do modo como entendemos. Ciência, mitologia e religião eram muitas vezes tão entrelaçadas entre si que não havia modo de separá-las. 
A tecnologia teve seu início a partir do momento em que o homem começou a criar ferramentas para ajudá-lo nas tarefas diárias e para resolver problemas. Deste modo, ela deve satisfazer alguns requisitos básicos como segurança, usabilidade e utilidade. Imaginem para o ser humano primitivo como era difícil e potencialmente letal caçar sem ferramentas? Ao criar uma machadinha, uma lança, o arco e flecha, ele se torna superior àqueles que não a possuem nem dominam. E passa a ser temido por isso também. 
 Esse tipo de avanço foi crucial para a evolução da civilização tal qual a conhecemos. E é algo que não para e praticamente não muda. Ainda precisamos dos recursos naturais para criar as tecnologias avançadas que temos hoje, mas não podemos esquecer que tudo começou com as necessidades básicas - abrigo, alimentação, segurança. Assim como o ser humano precisava do fogo há milhares de anos atrás, ainda hoje precisamos da evolução dessa forma, a eletricidade. 
Essa dependência é natural e até necessária quando as nossas necessidades básicas são satisfeitas no processo. É muito difícil imaginar a raça humana sem o fogo, as roupas, a roda ou as armas, mas tecnologia é apenas uma ferramenta. Ela pode substituir algumas coisas, mas não pode substituir o homem, ou a tecnologia perde sua própria essência de ser.
Na minha opinião, as aulas da cadeira de Tecnologia do Rádio e TV, me fizeram refletir bastante pois esta área exige que exista sempre uma evolução tecnológica acontecendo. Há de se pensar filosoficamente sobre o que é exatamente tecnologia, pois como citado acima, a mesma não é somente para que existam televisores 3D e Iphone’s. Desde os primórdios da humanidade que nossa raça pensa sempre na evolução, ou seja, um jeito melhor e mais confortável de viver. A invenção da roda, a imprensa de Gutemberg, o jeito de pensar revolucionário da Revolução Francesa, do Iluminismo, da Idade Moderna, tudo isso foram meios tenológicos. 
O fato de nosso curso ter mudado o nome para “Rádio, TV e Internet” já é um diferencial pois , os meios de comunicação hoje em dia estão voltados para a internet. Muitos, como eu, que já trabalham na área sabe o peso disso. 
Jornalistas têm sua fonte primária de notícias em sites como Twitter e Facebook, dá para trabalhar em casa, como freelancer e ser pago via Pay-pal. Como disse Henry Jenkins no livro “Cultura da Convergência” e Pierre Levy em “Cibercultura”, o mundo está em constante mudança e evolução para deixar a vida das pessoas mais simples e confortáveis. 
Porém, deve se ter cuidado para não viciar-se consumamente em tecnologias, para que não dependa só dela para viver, mas sim enxergá-la como um meio de escape social para se obter dela o máximo que ela pode oferecer e assim nos integrarmos com o futuro.
Fontes:
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. SP, Aleph, 2008.
LEVY, Pierre. Cibercultura. SP, 34, 1999.
http://www.momentumsaga.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais