Buscar

Questoes sobre o premio nobel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA DO ANO DE 2016 COM A EDUCAÇÃO ATUAL?
QUAIS AS SUAS REFLEXÕES SOBRE A POSSÍVEL REFORMA DO ENSINO MÉDIO?
Itapira – SP
2016
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA DO ANO DE 2016 COM A EDUCAÇÃO ATUAL?
QUAIS AS SUAS REFLEXÕES SOBRE A POSSÍVEL REFORMA DO ENSINO MÉDIO?
Trabalho para obtenção de nota no 4°Semestre do curso de Graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Itapira.
Orientador(a): Prof. Me. Alessandra G. Varisco
Itapira – SP
2016
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA DO ANO DE 2016 COM A EDUCAÇÃO ATUAL?
O prêmio Nobel de Literatura do ano de 2016 foi dado ao cantor, compositor, músico e escritor Bob Dylan, nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941. Mesmo conhecido como um dos ícones da música mundial, Dylan esteve na lista dos mais cotados para o Nobel de Literatura há anos. Suas letras e composições mudaram o comportamento de muitos ao longo dos anos. Muitas delas, inspiradas em tempos de guerra com poesias que tocam a sociedade, educando e cooperando para a harmonia de povos e culturas diferentes. Eduardo Suplicy1 Eduardo Suplicy é vereador eleito da cidade de São Paulo.
 afirmou: 
"Parabéns a Bob Dylan que, por 'ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana', ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Quando os povos do mundo saíram nas ruas para protestar contra as guerras do Vietnã e do Iraque, todos cantaram juntos 'Blowin' in the Wind', a bela canção que nos faz lembrar 'quantas mortes precisarão ocorrer até que se perceba que muitas pessoas já morreram? A resposta, minha amiga, está sendo soprada pelo vento." 2 Disponível em http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/10/bob-dylan-veja-repercussao-do-premio-nobel-de-literatura-2016.html Acesso em 04 de nov. de 2016.
Para a doutora em educação e socióloga Maria Alice Setubal3 Maria Alice Setubal, possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em http://lattes.cnpq.br/5927433572332928 Acesso em 04 de nov. de 2016.
, colunista do site da UOL sobre Educação, o prêmio de Dylan está associado grandemente as novas e diferentes formas de literaturas, suas canções poéticas refletem os anseios de mudanças da sociedade contemporânea. É atentar para as novas formas de escrita poética que estão vigentes e muitas vezes desapercebidas, mas que contribuem para uma forma mais próxima da realidade dos alunos.
A poesia de Dylan é capaz de proporcionar aos jovens uma concepção de auto reconhecimento, o que leva à sua interação com o mundo dentro do seu cotidiano. Tal forma poética, inserida em suas canções, possibilita uma quebra das formas tradicionais literárias, não excluindo-as, mas apontando que o diálogo com o mundo pela escrita é renovável sempre. As formas de compreensão do mundo não ocorrem de maneira única, mas se adapta à realidade de quem está nele inserido.
O prêmio dado a Dylan, mostra para educadores e educandos que vale tudo para se obter conhecimento do mundo. Afinal, a palavra está presente em qualquer lugar e sua interpretação se faz quando há o interesse e a interação com a mesma. A música possibilita está interação e a poesia direciona a mente para um “conhecimento harmônico”. A cultura diversa é vista na poesia de Dylan e isto faz de sua obra um objeto de sensibilidade e preocupação em denunciar as misérias e belezas do mundo.
A música e a poesia estão presentes desde a antiguidade, basta pesquisarmos nos gregos como Homero e Safo para contemplarmos a beleza da literatura poética e porquê não dizer musical. Este estilo presente em Dylan condiciona o ouvinte à contemplação da escrita poética e sua aplicação á realidade.
Bob Dylan é um educador e suas canções são aulas de percepção e compromisso com a sociedade contemporânea ou como afirmou o comunicado oficial do prêmio: "Dylan criou novas expressões poéticas dentro da grande música tradicional americana"4 Diponível em http://oglobo.globo.com/cultura/livros/bob-dylan-vence-nobel-de-literatura-2016-20280917 Acesso em 04 de nov. de 2016.
.
Este prêmio se relaciona diretamente com a educação atual no que tange às formas ilimitadas de transmitir o conhecimento literário dentro de suas diversas culturas, estilos, gostos e gêneros, aliado às diversas manifestações artísticas.
QUAIS AS SUAS REFLEXÕES SOBRE A POSSÍVEL REFORMA DO ENSINO MÉDIO?
A Reforma do Ensino Médio é na verdade uma forma de desviar o foco dos problemas da educação brasileira. Se preocupar com os conteúdos lecionados não resolve o problema educacional brasileiro que clama por mudanças em sua estrutura física, docente e disciplinar.
A educação atual necessita de investimentos mais precisos, seja eles nas salas de aula quanto na valorização do profissional. Não é uma questão teórica, mas prática. É camuflar os cânceres de uma educação que sofre o descaso político, onde os mesmos lutam sem incentivo estatal, contra uma geração que em sua maioria, vê a educação como algo secundário. 
Afirmar que os jovens poderão escolher um currículo melhor à sua vocação, não é proporcionar conhecimento e formação, mas criar pessoas limitadas sobre o que é o verdadeiro conhecimento. Sem falar que tal postura irá favorecer e desmerecer professores que atuam em diversas áreas. Linha específica se dá na graduação.
A flexibilização de disciplinas5 CASTRO, Antonio Sérgio Martins de: “Flexibilizar o currículo do Ensino Médio é a Solução?” Disponível em http://www.inesc.org.br/projeto-onda/biblioteca/textos/educacao-flexibilizar-o-curriculo-do-ensino-medio-e-a-solucao/ Acesso em 03 de nov. de 2016.
 irá também selecionar pessoas sem formação para a ministração das aulas, o que é uma afronta aos profissionais que tanto lutaram e se dedicaram em suas áreas para lecionarem com propriedade e reconhecimento. Pois, para a nova reforma, transmissor de conhecimento é qualquer pessoa disponível a ensinar. Onde ficam a didática e as metodologias então?
Como vemos é “tampar o sol com a peneira” no ditado popular. Não se faz reforma sem olhar toda a estrutura. Mudar currículos não mudará o interesse pela escola. Grande parte do problema da educação atual está ligado também à formação familiar e social.
Enquanto não olharem para os professores como uma profissão única e especial e darem o devido reconhecimento, protegendo-os dos ataques sociais que beneficiam somente alunos como meros números e não cidadãos escolares, a educação não irá dar os primeiros sinais de melhoras de câncer que se chama descaso total.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais