Buscar

aproveitamento águas pluviais

Prévia do material em texto

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA USO NÃO POTÁVEIS EM RESIDÊNCIAS
1.0 INTRODUÇÃO
Como sabemos a água é um bem natural precioso, embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso.Todos sabemos que se o consumo de água continuar sendo excessivo, com altos níveis de desperdício, no futuro podemos enfrentar problemas com falta de água.Hoje em dia um assunto muito comentado é o consumo consciente da água.Temos várias maneiras de evitar o desperdício, por exemplo, verificar vazamentos, saber ler o hidrômetro, fechar bem as torneiras, demorar menos no banho, etc.Mas a opção de economia que vou destacar neste trabalho de conclusão de curso, será o aproveitamento de águas pluviais em residências, que atualmente é uma excelente fonte de recurso hídrico em substituição as existentes, porém esta fonte deve ser utilizada no uso de atividades menos “nobres”, tais como: Lavar calçada, lavar roupas, lavar carros, descargas de banheiros, entre outros.Os três principais benefícios do aproveitamento de águas pluviais são:
Diminue a demanda de água potável;
Diminue os riscos de inundações causadas pela chuva;
Economia na conta de água.
 O aproveitamento de águas pluviais é uma solução inovadora eficaz, no entanto para se obter o resultado desejado, é necessário prestar atenção em dois fatores fundamentais, no dimensionamento, aonde é calculado o volume possível de coleta com base a área destinada.E a qualidade, que é a definição dos sistemas de tratamento, armazenamento e cuidados com a água coletada.
 Assim são definidos os equipamentos de filtragem, antes dessa água ficar reservada em uma cisterna.É importante também projetar e executar esse sistema sempre seguindo a Norma Técnica Brasileira – ABNT-NBR 15.527|2007.
2.0 JUSTIFICATIVA
Hoje em dia, todos nos preocupamos com o futuro do nosso planeta, e um dos assuntos que se destacam quando falamos de sustentabilidade, é a água e sua escassez. Por isso devemos procurar alternativas de economia, essa pesquisa foi inspirada em uma alternativa excelente de economia de água.
3.0 OBJETIVO 
3.1 Objetivo Geral 
A chuva é uma fonte valiosa de água doce, e sua captação é de extrema importância, por isso devemos fazer o seu reuso. O nosso planeta tem 70% de sua superfície coberta de água, porém apenas 1% está disponível para o nosso consumo. Baseado nesses dados, procuramos várias maneiras de economizar água, um bem tão precioso e finito, são elas: fechar a torneiras, verificar registros, reduzir a vazão da água do chuveiro, entre outros. Mas uma maneira se destaca, que é o aproveitamento de águas pluviais.
3.2 Objetivo especifico
Detalhar o sistema de instalação do SAAP;
Incentivar a implantação do SAAP para uso não potáveis em residências;
Levar a informação ao público a importância desse sistema para o meio ambiente e mostrar as vantagens que podem ter utilizando esse sistema em casa;
Avaliar as vantagens e desvantagens desse sistema;
4.0 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Aproveitamento de águas pluviais para uso não potáveis em residências
 Não devemos desperdiçar a água da chuva, já que a água é um bem tão precioso hoje em dia. Devemos aproveitar o SAAP para uso não potáveis.
 
4.1.1 Sistema de captação de águas pluviais em residências
 O sistema de captação de águas pluviais funciona da seguinte maneira:
Telhado: Captador da água de chuva;
Calha: Reúne a água que vem do telhado;
Filtro grosseiro: Retém folhas, galhos, etc.;
Separador de primeiras águas: O início da chuva lava o telhado e a atmosfera, essas impurezas finas precisam ser separadas.
Reservatório: Acumula a água da chuva. Seu volume será determinado pela área do telhado e do consumo.
Sistema de recalque: Responsável pelo envio da água estocada para caixas de alimentação
Caixas de alimentação secundárias: São os reservatórios intermediários;
Rede de reuso: É uma rede independente de água para o reaproveitamento da água armazenada. Não pode misturar com a água potável que vem da rede
 Primeiramente o que precisamos são os coletores, ou seja, as calhas. Esse equipamento fará a captação. Após instalados, será necessário direcionar toda a água para um reservatório. As primeiras águas da chuva lavam o telhado, por isso devem ser descartadas.
Figura 1 Esquema de aproveitamento de água da chuva – Crédito: Site Sempre Sustentável Aproveitamento de água da chuva: para uso não potável 
 Para fazer a instalação do sistema de aproveitamento para o uso de vasos sanitários, máquinas de lavar, etc, devemos instalar uma segunda caixa d’água para alimentar uma rede específica de encanamentos, que deve ser separada da rede de abastecimento convencional. 
Figura 2 - Esquemático do funcionamento – Fonte: Blog arquiteta Sheila Martins
4.1.2 Vantagens do sistema de reúso 
 
 Com o uso do sistema de captação da água da chuva, para uso não potável, podemos notar a economia de até 50% na conta de água. Fazer o aproveitamento de águas pluviais é uma atitude ecologicamente responsável, pois a água é um bem finito e escasso no nosso planeta. Esse sistema pode ser instalado em qualquer ambiente, rural ou urbano. Armazenando essa água, podemos diminuir o risco de enchentes. 
4.1.3 Desvantagens do sistema de reúso
 Quando ligamos o sistema à rede de encanamentos da casa, iremos precisar de um profissional, isso irá gerar um custo um pouco mais elevado, porém o retorno virá logo no primeiro ano, devido a economia na conta de água. A cisterna exige uma manutenção periódica, para manter sempre limpa e devido ao seu material (plástico), com o tempo ela pode rachar. As calhas, que fazem a captação, podem ser contaminadas com fezes de animais e animais mortos, por isso exige também uma manutenção periódica.
5.0 METODOLOGIA 
Neste trabalho será feito pesquisa em residências que utilizam o SAAP para uso não potáveis.
6.0 CRONOGRAMA 
	Cronograma de Pesquisa
	ATIVIDADES 
	Agosto 
	Setembro
	Outubro
	Novembro
	Pesquisa de Campo
	X
	X
	
	 
	Entrevistas
	 
	 
	X
	 
	Conclusão 
	 
	 
	 
	X
7.0 hipoteses
A hipótese desta pesquisa é avaliar se o uso do SAAP para uso não potáveis é vantajoso. E a implantação dele nas residências.
7.0 REFERêNCIAS BIBLIOGRáFICAS 
http://sustentarqui.com.br/dicas/aproveitamento-de-agua-de-chuva-para-uso-nao-potavel/
Arquiteta Sheila Martins http://www.sheilamartis.arq.br/post/coletando-gua-de-chuva
http://www.rotogine.com.br/site/?page_id=277
https://ecohospedagem.com/como-instalar-um-sistema-para-captar-agua-da-chuva/
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/43-drops-agua/3301-o-que-e-cisterna-tecnologia-projeto-sistema-solucao-alternativa-aproveitamento-reaproveitamento-reuso-captacao-coleta-agua-chuva-pluviais-reservatorio-armazenamento-deposito-caixa-de-agua-casa-condominio-consumo-humano-como-onde-encontrar-comprar.html

Continue navegando