Buscar

Princípios Contábeis e Demonstrações Financeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Contabilidade e Planejamento Tributário
A Lei das Sociedades por Ações n. 6.404/1976 em seu art. 176 diz que ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras: 
I)Balanço Patrimonial; demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
II) Demonstração dos Fluxos de Caixa; e se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
III) Demonstração do resultado do exercício.
IV) Relatório do valor apropriado.
	
	B
	As proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
Gabarito: Observe o que determina o art. 176 da Lei das Sociedades por Ações (Lei n. 6.404/1976): Art. 176. Ao fim do exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
Balanço Patrimonial;
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
Demonstração do resultado do exercício;
Demonstração dos Fluxos de Caixa;
Se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Pág. 20 e 21)
Nota: 25.0
Questão 2/4 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O conhecimento dos conceitos da contabilidade societária é determinante para a correta compreensão e aplicação dos fundamentos da contabilidade tributária, podemos afirmar que a Contabilidade:
I) É a ciência que capta, registra, resume, analisa e interpreta todos os fatos ocorridos em um determinado período que afetem o patrimônio e o desempenho (resultado) de uma entidade.
II) É o registro de alguns fatos ocorridos em um determinado período que não afetem o patrimônio e o desempenho (resultado) de uma entidade.
III) É a captação de fatos ocorridos em um período de um ano e que não afetam o desempenho (resultado) de uma entidade.
Nota: 25.0
	
	C
	Apenas a proposição I está correta.
Você acertou!
Gabarito: A contabilidade é uma ciência que capta, registra, resume, analisa e interpreta todos os fatos ocorridos em um determinado período que afetem o patrimônio e o desempenho (resultado) de uma entidade. (Pág. 20)
Questão 3/4 - Contabilidade e Planejamento Tributário
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.
Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em _____________________, com obediência aos preceitos da ____________________ e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as ______________ segundo o _________________________.
 Nota: 25.0
	
	E
	Registros permanentes; legislação comercial; mutações patrimoniais; regime de competência.
Você acertou!
Gabarito: Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência. (Pág. 24)
Questão 4/4 - Contabilidade e Planejamento Tributário
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis.
Um dos princípios que devem ser observados no Brasil diz que as empresas são criadas para operarem indefinidamente. Essa premissa deve ser observada quando do registro e da avaliação das mutações patrimoniais, alterando-se esse princípio apenas se surgirem fortes evidências de descontinuidade. Assinale a alternativa que descreve o princípio descrito acima.
 I) Princípio da entidade
II) Princípio da continuidade
III) Princípio da prudência ou do conservadorismo
IV) Princípio da competência
 
	
	D
	Apenas a proposição II está correta.
Você acertou!
Gabarito: Princípio da continuidade: as empresas são criadas para operarem indefinidamente. Essa premissa deve ser observada quando do registro e da avaliação das mutações patrimoniais, alterando-se esse princípio apenas se surgirem fortes evidências de descontinuidade. (Pág. 24)
Nota: 25.0

Outros materiais