Buscar

Resumo para prova toxicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Toxicologia- é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações das substâncias químicas com o organismo, com a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar a intoxicação.
Toxicologia Ocupacional- É a área da toxicologia que identifica e quantifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que elas oferecem com o objetivo de prevenir a saúde do trabalhador.
Bioacumulação- é quando há um acumulo de substancias no organismo no decorrer dos anos. Esse processo pode ocorrer de forma direta, quando as substâncias são assimiladas a partir do meio ambiente (solo, sedimento, água) ou de forma indireta pela ingestão de alimentos quem contém essas substâncias.
Biomagnificação- é quando essas substâncias acumuladas no organismo passam para outros níveis tróficos ao longo da teia alimentar, fazendo com quem esta no topo da cadeia alimentar também fique contaminada. Assim, os predadores de topo têm maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas.
OS DOIS PROCESSOS PODEM OCORRER SIMULTÂNEAMENTE.
Biotransformação - A biotransformação pode ser compreendida como um conjunto de alterações químicas ou estruturais que as substâncias sofrem no organismo, geralmente, ocasionadas por processos enzimáticos, com o objetivo de diminuir ou cessar a toxicidade e facilitar a excreção. A biotransformação pode ocorrer em qualquer órgão ou tecido orgânico como: 
OBS: Principalmente no Fígado
•Fígado, •intestino, •rins, •pulmões 
•pele, •testículos, •placenta, entre outros
DL50- É uma forma de expressar o grau de toxicidade aguda de um produto. Indica a quantidade de ingrediente ativo de uma substância tóxica (como agrotóxico) necessária para matar 50% de animais testados. Expressa-se em miligramas por quilograma (mg/kg) de peso do corpo do animal intoxicado.
Agrotóxicos- são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos industriais.
São utilizados para alterar a composição da flora ou da fauna, com a finalidade de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.
Também estão incluídas as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. São substâncias utilizadas para combate de pragas (como insetos, larvas, fungos, carrapatos) e para controle do crescimento de vegetação, entre outras funções.
São também utilizados na saúde publica (controle de vetores), no tratamento de madeira, no armazenamento de grãos e sementes, na produção de flores, no combate a piolhos e outros parasitas no homem e na pecuária.
Classificação
•Classificação conforme a toxicidade
•Conforme o organismo alvo e grupo químico
–Os agrotóxicos também podem ser classificados segundo o grupo químico ao qual pertencem e o tipo de ação (natureza da praga controlada).
–A forma de classificar os agrotóxicos e importante e pode ser útil para o diagnostico das intoxicações e para a adoção de tratamento especifico

Continue navegando