Buscar

APOL 2 LOGISTICA REVERSA GESTAO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
Compras é a função responsável pela obtenção do material no mercado fornecedor, interno ou externo, através da mais correta tradução das necessidades em termos de fornecedor / requisitante. É ainda, a unidade organizacional que, agindo em nome das atividades requisitantes, compra o material certo, ao preço certo, na hora certa, na quantidade certa e da fonte certa.
O modelo de compras por meio da utilização do computador acoplado a um modem , uma linha telefônica e um software . O computador do comprador é ligado ao computador do fornecedor, chama-se:
D - EDI ( Eletronic data interchange).
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA - 4
Questão 2/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
ERP, é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning , que nada mais é, em português que; Planejamento dos Recursos da Empresa.
Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.
Nas alternativas abaixo , marque as que são vantagens dos sistemas ERP com (V) e nas desvantagens com (D) e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ajudar na comunicação interna;
( ) Alto custo com customização e implementação
( ) Diminuir o tempo de entrega do produto ou serviço ao cliente;
( ) Resistência ao novo, em caso de implementações ou atualizações;
( ) Risco de prejuízo financeiro ou de desempenho com erros inesperados do 
B- V, D, V, D e D
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 5
Vantagens que os sistemas de ERP podem:
Ajudar na comunicação interna; Agilizar a execução de processos internos; Diminuir a quantidade de processos internos; Evitar erros humanos - em cálculos de tributos e pagamentos, por exemplo; Ajudar na tomada de decisões; Auxiliar na elaboração de estratégias operacionais; Agilizar a obtenção de dados referentes a determinados cenários; Diminuir o tempo de entrega do produto ou serviço ao cliente; Ajudar a lidar com grandes volumes de informação; Evitar trabalho duplicado;
Fazer com que a empresa se adapte melhor a mudanças no mercado e na legislação.
Desvantagens, podemos citar:
Alto custo com customização e implementação; Implementação demorada - uma solução de ERP não fica pronta da noite para o dia, como você já sabe; Risco de prejuízo financeiro ou de desempenho com erros inesperados do sistema; Possíveis problemas com suporte e manutenção caso o fornecedor do software seja vendido ou encerre suas atividades; Dependência, que pode dificultar as atividades da empresa quando o sistema fica, por algum motivo, indisponível; Adaptação e treinamento por parte de funcionários podem demorar mais tempo que o esperado; Resistência ao novo, em caso de implementações ou atualizações; O sistema pode exigir mudanças em determinados aspectos da cultura interna da empresa; Pode-se perceber tardiamente que aquela solução não oferece a relação custo-benefício esperada; Ao longo do tempo, atualizações e acréscimos de módulos podem tornar o sistema excessivamente complexo.
Questão 3/5 - Logística 
Relembrando o conceito, a LR no pós-venda é definida como a área específica de atuação que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, os quais, por diferentes motivos, retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos (LEITE, 2003).
Dentre as opções a seguir que abordam características de canais reversos de pós-venda, aponte a que está CORRETA :
D - Economicamente um canal reverso de pós venda é tão importante como um canal direto de venda.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 1
A importância dada ao canal de pós venda se deve justamente a grande fatores que justificam a LR, a satisfação do cliente e o atendimento à legislação conforme menciona o texto anterior sobre a PNRS.
Questão 4/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
O desenho abaixo apresenta as etapas sequenciais de um novo pedido de material, analise as etapas e marque a alternativa correta que representa a sequência lógica a ser desenvolvida para um novo pedido de material:
D - O processo inicia-se com uma requisição do solicitante.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 1
Observando-se o desenho podemos verificar que a única alternativa correta é “ o processo inicia-se com uma requisição do solicitante” 
Questão 5/5 - Logística Reversa
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 21305, de 2 de agosto de 2010, torna obrigatória a logística reversa para diversos produtos e seus componentes. Considerando-se as informações da PNRS e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a Logística Reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
B - Retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 3
Conforme comentado sobre a PNRS anteriormente, a PNRS buscou das industrias para a responsabilização do destino reverso dos materiais. Aproveite para ler também o item saiba mais, a seguir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais