Buscar

Trabalho patente

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Disciplina: Química coloidal aplicada a tintas
Professora: Nelcy Della Santina Mohallem
Turma: TF
Aluno: André Tabajara Acácio Silva
PATENTE
Tinta anti-incrustante contendo resíduos da indústria vinícola e processo de produção.
Patente depositada no INPI (Instituti Nacional de Proteção Industrial) sob o número 102015028182-0 em 09/11/2015 e publicada em 09/05/2017.
Titular: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
As tintas anti-incrustante possuem o objetivo de evitar a adesão e a proliferação de organismos como cracas, mexilhões, caramujos e crustáceos em geral nas estruturas submersas.
As tintas com essas características existentes no mercado e amplamente utilizadas pela indústria naval são produzidas utilizando biocidas como princípio ativo.
Entretanto, exigências ambientais têm imposto novos padrões para as formulações de tintas e revestimentos limitando ou proibindo o uso de substâncias que possam provocar algum dano ao meio ambiente, e entre os diversos grupos de contaminantes orgânicos potencialmente danosos a ecossistemas aquáticos, despontaram nos últimos anos os biocidas utilizados como princípio ativo de tintas anti-incrustantes. Por isso, a indústria naval tem buscado alternativas ambientalmente amigáveis, como o desenvolvimento de tintas anti-incrustantes à base de produtos naturais e os revestimentos livres de biocidas.
Já existem estudos demonstrando que taninos podem ser utilizados como componente de aditivos para formulações anti-incrustantes.
O grande problema da utilização de taninos é o acesso à fonte natural de onde eles podem ser extraídos. Alguns utilizam taninos extraídos de cascas de árvores adultas, o que provoca dano em certa extensão, ao vegetal.
A UFPE sugere a utilização de extratos do bagaço da uva (resíduo) oriundo do processo da fabricação do vinho, que são ricos em fenólicos e não estão ainda inseridos em nenhuma cadeia produtiva de aproveitamento de resíduos.
O bagaço é um subproduto da vinificação que geralmente é desprezado na natureza, e apesar de se tratar de um resíduo biodegradável, o acúmulo deste produto pode se tornar um sério problema ambiental, já que precisa de um tempo mínimo para ser mineralizado. 
Os compostos obtidos a partir dos resíduos são de baixo custo, eficazes e ambientalmente amigáveis.
A patente em si, reivindica:
- a exclusividade no processo de extração de substâncias fenólicas utilizando acetona:água ou etanol:água.
- a síntese dos compostos de cobre com os extratos dos bagaços;
- a formulação da tinta.
Tinta anti-incrustante:
1 a 20% em vol. de derivado cúprico (pigmento anti-incrustante);
1 a 15% em vol. de carbonato de cálcio;
5 a 20% em vol. de resina;
25% sobre massa total de estearato de alumínio;
50% em vol. de solvente (Xileno/Benzina 4:1)

Continue navegando

Outros materiais