Buscar

1 QUESTIONÁRIO MUSCULO E ARTICULAÇÃO Respondido Mariane

Prévia do material em texto

As articulações fornecem mobilidade ao esqueleto e mantêm os ossos unidos, além de exercer um papel protetor. O que determina o seu movimento?
Forma dos ossos que se articulam e Posição dos ligamentos, músculos e tendões associados. 
Flexibilidade e tensão do tecido conjuntivo que mantém os ossos unidos 
Hormônios como a relaxina, que atua facilitando parto
Todas as alternativas estão corretas
Quais são as cinco características que uma articulação deve conter para ser classificada como articulação sinovial? Como se dá a nutrição das cartilagens, uma vez que estes tecidos são avasculares?
1. Cartilagem articular: absorve a compressão sofrida pela articulação e assim impede a compressão das extremidades ósseas.
2. Cavidade articular: contém uma pequena quantidade de sinóvia (líquido sinovial).
3. Cápsula articular: revestimento.
4. Sinóvia (Líq. Sinovial): liberado das cartilagens quando a articulação é comprimida, lubrificação e defesa.
5. Ligamentos de reforço ou caspulares.
Existem três tipos de tecido muscular com características morfológicas e funcionaisproprias, são eles:
Músculo estriado cardíaco, contração forte e involuntária; músculo estriado esquelético, contração forte e voluntária e músculo liso, contração lenta e involuntária.
Músculo estriado cardíaco, contração forte e voluntária; músculo estriado esquelético, contração forte e involuntária e músculo liso, contração lenta e involuntária.
Músculo estriado cardíaco, contração lenta e voluntária; músculo estriado esquelético, contração forte e voluntária e músculo liso, contração lenta e voluntária
Músculo estriado cardíaco, contração forte e voluntária; músculo estriado esquelético, contração forte e voluntária e músculo estriado liso, contração lenta e involuntária
Quais as características de um músculo neuro-operado e dos músculos neurorregulados? Músculos neuro-operados: dependem do sistema nervoso para realizar o trabalho contrátil. Músculos neuro-reguladores: automatismo, ou seja, suas fibras são capazes de gerar periodicamente potenciais de ação.
Assinale a opção que se refere a cada propriedade fisiológica dos músculos:
1 Excitabilidade ( 5 ) capacidade de se manter em estado de semicontração (tônus) 
2 Condutibilidade ( 6 )Somente músculos liso e cardíaco 
3 Contratilidade ( 2 )capacidade de conduzir potenciais de ação 
4 Elasticidade ( 3 )capacidade de se contrair, realizando trabalho 
5 Tonicidade ( 1 ) capacidade de atuar através de potenciais de ação
6 Automatismo ( 4 ) capacidade de se distender e retornar ao estado original 
O que é o Órgão tendinoso de Golgi e qual sua função?
Feixes de fibras colágenas encapsuladas, nas quais penetram fibras nervosas sensoriais, nas proximidades da inserção muscular.
Quais são as camadas da pele e quais suas funções?
A epiderme é composta de um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, que cresce continuamente, mas que mantém a sua espessura normal pelo processo de descamação.
A derme é composta de tecido conjuntivo denso, que proporciona suporte mecânico, resistência e espessura à pele.
A hipoderme contém quantidades variáveis de tecido adiposo disposto em lóbulos limitados por tecido conjuntivo.
Cite os anexos da pele. Explique resumidamente o processo de termorregulação e sua relação com anexos da pele.
Pelos: São estruturas delgadas, feitas de queratina, que se desenvolvem a partir de uma invaginação da epiderme, o folículo piloso.
Glândulas sebáceas: Encontradas praticamente no corpo todo, desembocam na porção terminal dos folículos pilosos, exceto em lábios e genitais (glande e pequenos lábios) onde se abrem diretamente na superfície.
Glândulas sudoríparas: Encontradas em todo o corpo, com exceção da glande e lábios, são estruturas tubulosas simples. Sua secreção é o suor, um fluido que contém água, sódio, potássio, cloretos, ureia, amônia e ácido úrico.
	
	Unhas: As unhas humanas são placas córneas, localizadas na falange distal dos dedos. Cada unha recobre um leito ungueal, que tem estrutura comum de pele e não participa de sua formação.
Receptores nervosos:
São os receptores nervosos que tornam a pele um órgão sensorial. Na verdade o que normalmente chamamos de "tato" são diferentes tipos de sensação, e para cada uma delas existe um receptor especial.

Continue navegando