Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO - ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
A linguística é um tipo de conhecimento comprovado por meio de estudo. A variação linguística faz parte da linguística e está relacionada à organização socioeconômica e cultural da comunidade. Nesse caso são considerados fatores como a classe social, o sexo, a idade, o grau de escolaridade, a profissão do indivíduo. Dessa forma, consideramos que há mudança na língua que utilizamos, visando interlocutor e o contexto de situação. 
Em nosso país, por exemplo, a riqueza em cultural, os diferentes costumes, e uso recorrente de palavras e sotaques diferentes, são provas de uma rica variação linguística que influencia no processo de ensino aprendizagem principalmente quando na escola se preocupa mais com o estudo da gramática, com o certo e o errado, o que nos leva ao preconceito linguístico. Os profissionais de língua portuguesa encaram a normatividade gramatical como a perfeição da linguagem. Com esse fato, se concretiza o desmerecimento da diversidade linguística, que é plural na esfera brasileira a tônica do preconceito linguístico está alicerçada nas entranhas da gramática normativa, logo, a ciência linguística busca uma diminuição nessa problemática.
Alguns estudiosos defendem a existência de um ensino que valorize a cultura e a língua materna de cada ser humano. Conforme Cagliari (2000), a escola deve aceitar a variação linguística e se reconhecer como local privilegiado no reconhecimento das diferenças.
REFERÊNCIAS: 
SILVA JÚNIOR, João Santos da. A educação e a diversidade linguística. Disponível em https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-educacao-diversidade-linguistica.htm. Acessado em 10/03/2022
MONTEIRO Lucimari de Campos. Linguística I. disponível em: https://www.eadunifatecie.com.br/pluginfile.php?file=%2F878729%2Fmod_resource%2Fcontent%2F0%2FAPOSTILA%20DA%20DISCIPLINA.pdf. Acessado em 10/03/2022

Outros materiais