Buscar

Atividade contextualizada LIBRAS2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade contextualizada LIBRAS.
O Enem apresenta dificuldades, pois apresenta muitos e extensos textos, sendo que algumas palavras não fazem parte do cotidiano da pessoa surda e a legislação brasileira impede o intérprete de traduzir o texto inteiro, permitindo apenas a tradução de uma palavra solta. Isso não permite ao candidato com deficiência contextualizar o assunto.
As mudanças devem começar a partir da estruturação pedagógica, científica, metodológica e de medida da prova. Ninguém vai inventar a roda. Não existe outra matemática ou outra linguagem, apenas haverá outras características na estrutura da prova, também haverá critérios diferenciados para correção da prova, por exemplo: a correção da redação, pois sabemos que a libras ( linguagem Brasileira de sinais) é bem diferente e não tão complexas quanto a língua portuguesa.
Precisamos insistir muito nesse assunto, nem todo surdo usa língua de sinais, precisam estudar português para poder seguir cursos universitários, prestar concursos públicos e ter empregos, se somente, se limitam, a saber libras, terão empregos dentro da oportunidade dentro do grupo de surdos.
Uma ótima alternativa seria também ser distribuídas provas escritas da língua portuguesa as provas fossem gravas em libras e as mesmas ficassem gravadas em notebook ou tabletes, então o aluno poderia fazer a prova ao seu tempo e retornando ao vídeo sempre que necessário. Então os interpretes, seriam somente para auxiliar na compreensão do texto, e tirar possíveis duvidas sobre sinônimos.
E para ajudar o aluno surdo o Enem oferece uma hora de curso a mais, aos alunos que levarem os laudos e avisando antes de iniciar a prova.
O publico surdo em geral luta por melhorias nas condições de acessibilidade, visto que não parecem satisfeitos com os recursos e serviços utilizados pelo órgão organizador do Enem. Existe uma comunidade surda nas redes sócias que revela um grande desejo por uma qualificação dos profissionais envolvidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais