Buscar

Prova Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital
Questão1: Leia com atenção as afirmativas a seguir:
I- Pode-se afirma que os temas centrais da vida de um indivíduo dessa fase são: o amor, o trabalho e a ética.
II- O adulto jovem não é mais onipotente como o adolescente, mas mantém muita energia em suas realizações.
III- Por volta dos 25 anos, há uma diminuição das mudanças fisiológicas, pois as funções do corpo ainda estão em desenvolvimento.
IV- O adulto jovem faz parte do grupo mais saudável da população.
V- As maiores causas de morte no período jovem são principalmente acidentes e atos de violência, como homicídios ou suicídios.
Assinale a alternativa correta:
A) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
Questão2:Marília entrou para universidade e deixou a casa dos pais para enfrentar uma nova etapa de sua vida em outra cidade, e seu irmao Léo casou-se e, com sua esposa, investem na carreira profissional. Ambos são filhos de Tereza e João, que estão felizes com as novidades e sucesso dos filhos, mas recentemente começaram a sentir um grande vazio em suas vidas e, embora torçam pelos filhos, não conseguem entender a tristeza que se abateu sobre eles.
A situação vivida pelos pais é chamada de:
A) Síndrome do ninho vazio.
Questão 3: O período do desenvolvimento do ciclo vital entre seis e doze anos é marcado por mudanças significativas no pensamento da criança, sendo agora capaz de pensar a partir de uma lógica:
C) Indutiva
Questão 4: Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão:
"Mariana está na festa de aniversário de sua prima e tem a mesma idade que ela: quatro anos. Na hora de cantar parabéns o primo mais velho, muito querido pelas duas, entra no salão vestido de palhaço e ambas começam a chorar muito de medo do personagem que, para elas não é o primo, mas alguém que não conhecem. Muito decepcionado, o primo tira a máscara e tenta se aproximar das duas, que, ressabiadas, se agarram aos pais e não querem sua companhia."
O raciocínio da criança de dois a seis anos de idade apresenta três características fundamentais que no caso acima podem ser evidenciados. Assinale a alternativa que corresponde a esses conceitos: (assinale a correta):
A) Egocentrismo, animismo e irreversibilidade.
Questão 5: O ciclo vita do desenvolvimento humano inicia com a concepção, sendo marcado pelo período gestacional de até 40 semanas e finalizado com o momento do parto. De acordo com esse momento da vida, podemos afirmar que:
I- Um sistema de avaliação do recém-nascido utilizado no momento do nascimento é chamado de Escore de Apgar.
II- Anoxia diz respeito a uma insufiência de oxigênio no bebê que pode ocorrer durante o primeiro ano de vida.
III- Fatores teratogênicos durante a gestação podem afetar o desenvolvimento do feto.
É correto afirmar que:
C) Estão corretas as assertivas I e III.
Questão 6: Por tradição cultural, familiar ou mesmo por investigação pessoal cada um de nós traz dentro de si "uma morte", entre outras palavras, a representação da própria morte faz parte do desenvolvimento humano desde a mais tenra idade.
De acordo com essa conceituação, como é a representação da morte na infância? (assinale a alternativa correta):
B) A morte é reversível, ou seja, pode ser desfeita pelo seu pensamento mágico (animismo), pela sua onipotência, acredita que a morte só acontece com os outros.
Questão 7: No raciocínio ________________ a criança entende que não há acaso na natureza porque tudo é feito para as pessoas, inclusive as crianças; por exemplo, a criança diz: "Em Santos tem mar, para as pessoas nadarem."
Assinale a alternativa que contém a palavra que completa a frase anterior corretamente:
D) Finalista
Questão 8: Leia atentamente as informações a seguir e responda a questão abaixo:
Na condição de estagiário universitário você ouve o seguinte relato: Amanda, 14 anos, relata que está muito infeliz: acha que nunca vai conseguir um namorado porque se percebe como a garota mais feia da escola. Diz que suas amigas não são perfeitas: "...sempre tem alguma coisa que está fora: ou é o peito, ou tem celulite, estrias." mas o caso dela é diferente, afirma que não tem nada de bom: "o meu cabelo é ridículo, a pele cheia de espinhas, o meu corpo, nada de frente, nada de lado..." Amanda chora.
Compreender as dúvidas e angústias de Amanda em relação ao seu corpo?
I- Na adolescência, as transformações físicas não são marcantes e a sua ocorrência não interfere diretamente na estrutura emocional.
II- As mudanças deste período do desenvolvimento têm significado apenas para o amadurecimento físico, que é o fator mais representativo do adolescente.
III- Na adolescência há a redefinição da imagem corporal, consubstanciada na perda do corpo infantil e da consequente aquisição do corpo adulto.
IV- A estrutura da imagem corporal é determinada por fatores psicológicos, sociológicos e a percepção subjetiva da aparência. 
É correto afirmar que:
E) Estão corretas as assertivas III e IV.
Questões discursivas
Questão 1: Leia a situação a seguir e responda à questão:
Cristina Helena está grávida e foi informada por seu médico de que "gravidez não é doença", mas que deve se cuidar durante todo este período, uma vez que muitos fatores externos podem interferir de maneira negativa no desenvolvimento do bebê.
Como se chamam os fatores ambientais que podem causar desvios no desenvolvimento? Cite e exemplifique.
Questão 2: Leia a situação a seguir e responda à questão:
"Hoje eu briguei com minha mãe. É incrível! Parece que ela adivinha o dia que eu não estou bem para "pegar no meu pé"! Só porque fiquei até tarde na TV e não queria acordar para ir à escola e ela já ficou estressada. Não sei, ela parecia mais calma antes. Quando eu era criança, ela me acordava com beijinho, hoje é no grito. Vive me criticando que sou estabanado, que derrubo tudo e sou espaçoso. Até sou mesmo, também, até ontem, eu era um tampinha e de repente todo mundo fala que estou alto, grande, forte. Acho que, com esse corpo, ocupo mais espaço. Já com meu irmão menor, as coisas são bem diferentes, porque ele é pequeno, com ele parece uma fada, comigo é uma bruxa."
Este relado está permeado por um tipo de luto que ocorre na adolescência. Cite e exemplifique cada um dos três lutos vividos nesse perído, fundamentando sua resposta nos conceitos estudados.

Outros materiais