Buscar

Núcleo e suas estruturas

Prévia do material em texto

Relatório de BioCel - Aula Teórica 15/03
 
O Núcleo
 
O núcleo é uma estrutura limitada por membrana, que contém componentes específicos relacionados com sua atividade. Podemos citar o nucléolo, o nucleoplasma, a cromatina e a carioteca.
O nucléolo é possuidor de DNA, RNA (transcrito a partir do DNA) e proteínas. O RNA junto com as proteínas formam os ribossomos com duas subunidades: uma maior, composto de 3 RNAr + 49 proteínas, e uma menor, composto de 1 RNAr e 32 proteínas. Estes ribossomos então passam a fazer parte do citoplasma.
O nucleoplasma por sua vez, é um meio aquoso onde ficam dispersos os componentes nucleares.
A cromatina é formada por DNA associado com proteínas nucleares, também chamadas de histonas. Estas proteínas se agrupam em 8 formando octâmeros (histonas), e esses octâmeros associados com o DNA formam os nucleossomos, unidades fundamentais da cromatina.
Estas cromatinas podem ser dividas em dois grupos: as eucromatinas e as heterocromatinas, classificadas a partir do seu grau de condensação que varia de acordo com as fases do ciclo celular.
Eucromatina: pode ser ativa, em que ela é transcricionalmente ativa, ou seja, faz transcrição, forma RNA a partir do DNA, que deve estar descondensado, ou pode ser inativa, em que ela ocorre durante a intérfase e temporariamente não está fazendo transcrição (o DNA está condensado).
Heterocromatina: já a heterocromatina, ela é transcricionalmente inativa, ou seja, ela não transcreve, não forma RNA a partir do DNA; sempre está condensada.
Cromatina e cromossomo são a mesma estrutura porém em estados funcionais diferentes.
Cromossomo é a cromatina condensada e espiralizada.
 
 Durante a primeira fase da mitose (prófase), encontramos a cromatina se condensando em cromossomos. Durante a metáfase os cromossomos se encontram em grau máximo de condensação.

Continue navegando

Outros materiais