Buscar

Nucleo celular e estrutura do material genetico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Núcleo celular e estrutura do material genético
Como são os componentes nucleares?
· Envoltório nuclear (carioteca): membrana dupla com poros.
· Nucleoplasma: solução aquosa. 
· Nucléolo: sub compartimento nuclear.
· Cromatina: material genético (filamentos). 
· Matriz nuclear: rede de proteínas (forma a sustentação do núcleo) 
· Reticulo endoplasmático granular: possui ribossomos, faz a síntese de proteínas. 
Núcleo
Função: Controla o metabolismo celular (todas reações químicas), pois tem o maior armazenamento de DNA. É uma membrana que separa o que tem dentro do núcleo e do citoplasma, e que permite entrada e saída de moléculas, e também regula o processo de transcrição. 
Processos Nucleares: 
· Síntese de DNA (replicação)
· Síntese de RNA (transcrição)
· Processamento de RNA (splicing) 
· Montagem de subunidades ribossomais
*É uma estrutura dinâmica: sempre está de acordo com a fase de cada ciclo. MITÓTICO/ INTERFÁSICO
Composição química do núcleo: 
· Nucleoplasma (solução aquosa)
· Ácidos nucléicos
· Nucleotídeos (substrato da duplicação e transcrição)
· Proteínas (controla os processos)
· Aminoácidos (unidade básica da proteína) 
Compartimentos sub nucleares: Existem compartimentos definidos e organizados, o que mais conhecemos é o nucléolo. Estudos indicam que algumas doenças decorrem do desarranjo desses compartimentos. Exemplos de compartimento: 
Speckles (grânulos de intercromatina) é reservatório de fatores para o processamento de RNA MENSAGEIRO. 
· Corpos de Cajal: tem proteína p80-coilina, relação com doenças autoimunes. 
· GEMS: estudos indicam que uma mutação no gene que produz as proteínas contidas nele, podem gerar a uma atrofia muscular espinhal.
· Corpos PML: alvo em infecções virais e existe uma alteração em quem tem leucemia. 
Nucléolo: Estrutura formada por RNA e proteína, com a função de produzir RNA ribossômico e a montagem das duas unidades ribossomais. (o ribossomo participa do processo de tradução, ele é dividido em duas unidades (que o nucléolo monta) e que são capazes de ler a receita da proteína que tem que ser feita pelo comando da fita de RNA que passa no meio dessas unidades.
Poros Nucleares: Controla a permissão de transporte ativo e seletivo de macromoléculas do citosol para o núcleo de vice-versa. 
DNA: É a molécula que abriga a informação genética, é dividida em cromatina(não está dividindo) que é DNA+ PROTEÍNAS HISTONAS (material genético em fio) e cromossomo(está dividindo) (material genético condensado). *depende da fase nuclear 
 Eucromatina é ativa (genes se expressam) Heterocromatina não tem condição de se expressar. 
Empacotamento: 1°nível: DNA se enrolando nas proteínas histonas (lisina e arginina) com o auxílio das proteínas não histonas. 2°nível: esse empacotamento de proteínas e DNA enrolam em si próprio até ficar altamente condensado.
GENOMA: conjunto de genes de um organismo. São 22 pares autossomos (todas as características divididas nesses cromossomos) e 1 par sexual. *cada espécie tem um número de cromossomos) se tivermos +/- que 46 cromossomos teremos um cromossopatia.
Telômero: extremidade dos cromossomos, com menos comprimento e relacionado a várias enfermidades. Possuem sequencia simples e repetida de DNA, não codificam proteínas. É envolvido na regulação e proliferação celular e mantem a estabilidade do cromossomo. 
Centrômero: região central do cromossomo com a função de aderência das cromátides irmãs e fixação as fibras do fuso mitótico. 
Dificuldade estrutural: não há adesão de primers na replicação. A cada divisão ocorre a duplicação do material genético só que os telômeros não se duplicam, a cada duplicação perde pedaços de DNA. Nas células somáticas ocorre a perda gradual do telômero com o passar do nosso envelhecimento. A telomerase é a enzima que compensa esse encurtamento, mas nas células somáticas elas não são ativadas, somente nas células neoplásicas (cancerígenas) que permite o mecanismo de extensão e a reativação da telomerase,
GENE: região do DNA que codifica um RNA mensageiro ou RNA funcional. Pouca quantidade quando comparado ao DNA, 25.000 ou 20.000. 1,5 a 2% codificam proteínas, de 90 a 100.000.
Exon: expressa proteína Intron: não expressa proteína 
Todo esse material genético encontra-se na maioria no núcleo celular. Mas uma parte também fica armazenado na mitocôndria, que possui 0,5% do DNA total, com 37 genes e não possui introns e sintetiza proteína
TIPOS DE NÚCLEO:
Interfásico: envoltório nuclear (carioteca) / Nucleoplasma (suco nuclear) / Nucléolo / Cromatina. Quer dizer que a célula está se preparando para divisão. Fase G1: produção de RNA e proteína – Fase S: duplicação do DNA – Fase G2: finaliza a síntese de RNA e proteínas – M: start da divisão celular (mitose). G0: célula em repouso. G0`: célula velha que não se divide mais.
Mitótico: Nucleoplasma/ Cromossomo. Inicio do processo de divisão. 
As células se dividem: longevidade: senescência. Morte: necrose ou apoptose. Qualquer célula do corpo é somática, exceto as células gaméticas: ovócito e espermatozoides. 
TIPOS DE DIVISÃO

Outros materiais