Buscar

Fichamento - Metodo Ciêntifico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI 
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – Gestão – CECIESA – Gestão 
Curso de Administração – Noturno – 6º período 
Disciplina: Pesquisa em administração (3059) 
Professor: Adm. MSc. Eduardo Krieger da Silva 
Acadêmica: Maria Alice Oliveira da Silva
 
 Metodologia cientifica Projetos de estágio
Metodologia científica Projetos de estágio 
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em 
administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005
59 	 Em um projeto várias decisões são tomadas. Saber o objetivo do projeto
ajudará a escolher a melhor tipologia a ser usada. E esse capitulo irá tratar de algumas alternativas.
60 	 Segundo Patton (1990) existem cinco alternativas de pesquisa: a Pesquisa
Básica, a Pesquisa Aplicada, a Avaliação de Resultados, a Avaliação Formativa e a Pesquisa-ação. 
A Pesquisa Básica procura entender e explicar os fenômenos, busca gerar novas teorias e testar teorias. Esse tipo de pesquisa não é a ideal para estágios profissionais. 
Já a Pesquisa Aplicada tem como objetivo trabalhar com problemas, e procurar soluções para os problemas humanos. Esse tipo de pesquisa é indicado para trabalhos em níveis de mestrados. 
61 	 A Avaliação de Resultados pretende analisar a eficácia de um programa,
política ou plano. Esse tipo de pesquisa também necessita de condições especificas, como ter um diagnóstico prévio. Neste tipo de avaliação na maioria das vezes se utiliza dados quantitativos. A avaliação de resultados é indicada para projetos de iniciação científica.
Outro tipo de avaliação é a Avaliação Formativa, que tem como base estudos de processos, avalição de implementação e estudos de casos. E por esse motivo se usa primordialmente métodos qualitativos. Essa avaliação é indicada a projetos de estágio. 
Ainda de acordo com Patton, existe a Pesquisa-ação, que busca resolver problemas próprios de um grupo, organização ou programa. São utilizados métodos menos sistemático, mais informais e específicos ao problema, pessoas e empresas. 
65	Schein (1972) define três tipos de consultoria: a “compra de serviços especializados”, a consultoria “tipo médico-paciente” e a consultoria “de processos”. Na consultoria de compra de serviços especializados, os gestores detectam um problema e contratam uma consultoria para solucionar o problema. Na consultoria tipo médico-paciente, o consultor tanto encontrar problemas nas organizações como também as soluções para eles. E na consultoria de processos, o consultor trabalha como um moderador, onde orienta os gestores da organização no diagnóstico do problema e na solução do mesmo. 
	
66	 A partir do que já foi dito, se define os dois tipos de projetos que são sugeridos, partindo do modelo de consultoria: a Pesquisa-diagnóstico e a Proposição de Planos e Sistemas. Esses são os que se adaptam melhor a projetos de estágios. 
	A Pesquisa-diagnóstico consiste em encontrar e definir problemas. Após o diagnóstico do problema, espera-se que seja apresentada sugestões para a resolução dos problemas levantados. 
	A Proposição de Planos ou programas é um projeto de estágio bastante popular entre os alunos. Nesse projeto não se trata de pesquisa, e sim da aplicação de soluções. Aqui se preocupa em apresentar soluções para problemas que foram diagnosticados pelos líderes da empresa. 
67	As tipologias apresentadas até aqui podem ser adaptadas para criação de novas tipologias que atendam melhor aos alunos de estágios em administração. A parti do modelo de consultoria temos como sugestão a Pesquisa-diagnóstico e a Proposição de Planos; e a partir do modelo de pesquisa, incluir-se a pesquisa de Avaliação tanto de resultados como de processos, e a Pesquisa Aplicada. 
68	A seguir encontra-se exemplo de projetos em cada tipo de pesquisa.
	
	Como exemplos de projetos para Pesquisa Aplicada temos: fatores psicológicos dos acidentes de trabalho; aplicação de técnicas de simulação ao orçamento empresarial; temas ligados à tomada de decisão. 
69	Em Avaliação de Resultados pode ser realizado um projeto para avaliar o desempenho dos funcionários antes e depois de um programa de treinamento.
70	Como exemplo da Avaliação Formativa pode ser desenvolvido projetos como: Reformulação da estrutura de distribuição da empresa; ou Revisão do sistema de auditoria interna da empresa.
72	Em Proposição de Planos pode ser desenvolvidos projetos de elaboração de um plano de marketing para uma empresa comercial, ou até mesmo a elaboração de um planejamento financeira da empresa X. 
74	A monografia deve estar focalizada em um ou mais temas relevantes para a administração. Pode ter natureza de discussão teórica ou de relevância política ou prática.

Outros materiais