Buscar

Relatório1 - Preparacao_metalografica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Ciências Exatas e Tecnológicas
RELATÓRIO
PREPARAÇÃO METALOGRÁFICA
MATERIAIS MECÂNICOS II
Aluno
São Leopoldo, 2 de outubro de 2013
OBJETIVO
Registrar e descrever, o processo de preparo de uma ou mais amostras. Que serão submetidas à análise metalográfica. 
INTRODUÇÃO
	A Metalografia pode ser dividida em duas grandes atividades. Primeira, a Preparação Metalográfica. Sendo a parte que compreende as etapas iniciais da metalografia, como o corte da amostra, montagem, lixamento, polimento, ataque químico. Segundo, A interpretação metalográfica. Que compreende a análise e a documentação. 
INFORMAÇÕES RELEVANTES
	Para este ensaio foram utilizadas duas amostras de aço 1020, normalizado e recozido. Uma cortada em seção transversal e outra na seção longitudinal. E duas amostras do aço 1045, normalizado e recozido. Cortadas da mesma forma da anterior. 
O aço 1020 possui uma composição química, com o teor de Carbono(C) variando, entre 0,18% a 0,23%, Manganês (Mn) 0,3% a 0,6%, Fósforo (P) 0,03% e Enxofre (S) 0,05%. É utilizado em componentes mecânicos de uso como engrenagens, eixos, virabrequins, eixos-comando, pino guia anéis de engrenagem, colunas, catracas, capas. 	Recozimento: O tratamento deve ser feito na temperatura entre 850 – 870ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar lentamente no forno.			Normalização: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 920 – 950ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar ao ar. Em casos especiais pode se utilizar ar forçado.
O 1020 é um dos aços ao carbono mais comum utilizado como aço para cementação com excelente relação custo benefício comparado com aços mais ligados para o mesmo propósito. Possui excelente plasticidade e soldabilidade. Ao fim do processo temos um aço com dureza entre 55/62 HRC.
 O aço 1045 em sua composição química possui 0,43% a 0,50% de C, 0,6% a 0,9% de Mn, P 0,03% e S 0,05%. É um aço para beneficiamento com temperabilidade baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na seção transversal, não se recomendando seu uso para seções superiores a 60 mm. Possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura. É utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB. Para grandes seções utilizar o tratamento térmico de normalização.
É utilizado na fabricação de componentes de uso geral onde seja necessária uma resistência mecânica superior a dos aços de baixo carbono convencionais. Aplicado principalmente em eixos em geral, pinos, cilindros, ferrolho, parafusos, grampos, braçadeiras, pinças, cilindros, pregos, colunas, entre outros.
Recozimento: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 800 – 850ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar lentamente no forno.
Normalização: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 880 – 900ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar ao ar. Em casos especiais pode se utilizar ar forçado.
MATERIAIS E MÉTODOS
	Para ser analisada a estrutura metalográfica de um determinado aço, primeiro é necessário prepará-lo.
As etapas que seguem são importantes para o processo de metalografia, eles são decisivos e, qualquer erro em alguma delas retorna o processo ao início.
1 – Corte: deve-se ter o cuidado, para interferir o mínimo possível na superfície do material e não gerar calor. Pois isto afeta a microestrutura.
2 – Montagem: feita por embutimento, visa ajustar a amostra dentro de um circulo cônico. As amostras são dispostas em uma superfície adesiva, com a parte que se vai analisar voltada para baixo. A seguir é colocado o círculo de forma que as amostras ocupem seu interior, a parte maior da circunferência deve ficar voltada para baixo, a fim de facilitar a remoção posterior. Então é preparada uma mistura com polímero e catalisador que é aplicado sobre as amostras. Esta montagem é realizada dentro de uma capela provida de ventilação onde deve curar e enrijecer por cerca de 20 min.
3 – Lixamento: para afinar a rugosidade da peça. Depois de retirada do molde na etapa anterior. Começa-se o lixamento com uma lixa grosseira a fim de retirar as imperfeições e tornar a superfície que se quer avaliar plana. Após aplica-se manualmente um lixamento com uma lixa de grana 100 a úmido. Para diminuir a rugosidade do material e as marcar da lixa anterior. Esta lixa é aplicada em um sentido de 90º do lixamento anterior. O processo recomeça com uma lixa de grana 220, depois com uma grana 320, 400, 600 e finalmente 1200. Com cada uma a peça é girada 90º e o lixamento é feito até remover as marcas da lixa anterior.
4 – Polimento: visa remover praticamente toda a imperfeição da superfície do material, gerando uma superfície especular. Ele é feito com pasta da Alumina onde o facilitador é a água ou pasta de Diamante e álcool e grãos entre 4-6 mm / 1μm. O movimento é sempre feito no sentido contrário ao do disco de polimento. Ao fim desta fase, a peça deve ser limpa com álcool e seca com ar quente e algodão. 
RESULTADOS
Após o polimeto foi verificado que as amostras apresentavam pequenos riscos. Resultado de falha em uma das etapas do lixamento, onde não se eliminou os riscos deixados por uma das lixas. Isto foi causado pela impericia visto que talvez tenha sido usado pressão exessiva, da amostra contra a lixa. Ou por não ter sido limpa devidadmente a superfície da amostra enter um lixamento e outro.
Esta falha acabou gerando uma amostra ruim, que poderá interferir ou não na análise metalográfica posterior. Gerando erros de interpretação e conclusões duvidosas. 
CONCLUSÃO
Verificou-se com isto que a fase mais importante é sem dúvida a de preparação e acabamento da amostra. Visto que se esta etapa falhar compromete o resultado final. 
			
BIBLIOGRAFIA
MANUAL DE AÇOS GERDAU, Gerdau Aços Finos Piratini, Gerdau, Porto Alegre, 2003.
COLPAERT, Hubertus, Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns; revisão técnica André Luiz V. da Costa, 4ª edição, Blucher, São Paulo, 2008.
AÇO CONSTRUÇÃO MECÂNICA, GGD Metal; www.ggdmetals.com.br acesso em 04/10/2013.
CATÁLOGO DE AÇOS ESPECIAIS, Favorit, Edição nº 13 de 2013.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais