Buscar

Processos de Fabricação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Processos de Fabricação
)
 (
Data
: 
 
/
 /
) (
Aluno
 
(a):
 
 
)
 (
A
valiação 
Pratica
 
)
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 2 (duas) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1) A partir do croqui exibido abaixo, crie uma sequência de procedimentos para a confecção de uma peça em aço SAE 1020. Especifique os passos para execução dos furos, arredondamentos de cantos e chanfro, indicando as ferramentas e máquinas aplicadas.
Resposta:
	
A partir do croqui exibido acima, os procedimentos para fabricarmos tal peça, são os citados a seguir:
Primeiramente efetua-se o traçado no perfil que dará origem à peça acima, nesse ponto utilizando o riscador, puncionador e compasso de caldeiraria, faz-se a delimitação do comprimento e largura da peça, bem como a localização e demarcação dos furos de centro onde serão realizados os arredondamentos e furos passantes. 
Após isso realiza-se o corte com serra manual ou serra fita, pode ser feito o corte também com maquita, entretanto deve-se ter atenção em relação as medidas da peça, por isso convêm deixar um sobremetal para posteriormente ser realizado acabamento final.
Uma vez tendo cortado nosso perfil retangular com as dimensões dentro da tolerância que nos permita o acabamento, realizaremos a furação. 
Na furacão será utilizado, furadeira de bancada, e fixadores do tipo sargento para fixar a chapa. Considerando o material a ser trabalhado será utilizado broca de aço rápido ajustada de acordo ao diâmetro do parafuso, a furadeira deverá ser ajustada na velocidade ideal considerando o diâmetro de furação e ou resistência do material a ser usinado. 
Nos arredondamentos de canto será utilizado a fresadora horizontal com fresa quebra canto, e por fim, utilizaremos uma ferramenta de corte e a morsa para fixar a chapa enquanto se dá o processo de corte, o corte pode ser com a serra fita, serra manual ou maquita, para realizar o chanfro de 30°. 
Finalmente realizaremos as conferências em relação as dimensões com paquímetro e goniômetro, antes disso com a lima murça realizaremos a eliminação dos “cantos vivos”, e o acabamento final será dado com a lima bastarda, posteriormente fazemos as conferências das medidas para validar se nossa peça está na tolerância admitida.
2) O eixo virabrequim é um componente presente em um motor à combustão. Uma das etapas iniciais da fabricação desse eixo é o processo de forjamento. Explique no que consiste este processo, quais suas finalidades e suas vantagens e desvantagens. Cite nomes de processos de fabricação que podem suceder o forjamento para a finalização de um eixo virabrequim.
Resposta:
Uma peça forjada, possui maior resistência mecânica ao suportar impactos dinâmicos ou solicitações, cujo processo de deformação plástica realizado pelos golpes, elimina a porosidade, produz homogeneização e uma estrutura fibrosa. Também reduz o tamanho do grão da condição fundida, aumentando a tenacidade do material. 
O processo de forjamento aumenta a resistência mecânica devido à "fiberização" do material. Em outras palavras, uma peça forjada comparada com uma peça fundida, projetada para cumprir a mesma função, pode ser fabricado com menos volume, mas alcançando a mesma resistência. Esta é mais uma vantagem, porque a economia de material é significativa. O “processo de forjamento a quente” é um processo de fabricação intermediário, que visa formar geometrias até a peça final, que é finalizada por usinagem. 
Especialmente no caso de forjamento a quente, a temperatura do material visa reduzir a resistência mecânica e aumentar a fluidez ao longo do processo de conformação. O processo de forjamento é realizado em etapas. Em primeiro lugar, o material com uma geometria simples (barras circulares ou quadradas) é cortado usando critérios específicos de peso de corte. Então o material é aquecido no ponto de temperatura de forjamento. 
O processo de conformação é realizado em um ou mais passos e, finalmente, o excesso de material do perímetro (flash) são retiradas, em uma operação de corte, imediatamente após o forjamento. Após o corte, os forjados são tratados termicamente para obter-se uma microestrutura adequada à usinagem.

Continue navegando