Buscar

AULA 03. PART 2 NEOPLASIAS DO SNC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PATOLOGICA
PATOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
NEOPLASIAS
O tecido é altamente sensível e tem grandes áreas vitais e elas merecem considerações especificas que diferem das outras partes. Os tumores primários que acontecem no SNC a maioria são intracranianos.
APENAS 14 a 22% são metastáticos são tumores secundários
70% estão na fossa posterior
Nos adultos a maioria dos tumores são supratentorios, isto é acima do tentorio. Nas partes superior do cérebro. Nas crianças geralmente são infratetoriais. 
As características de distinção entre maligno e benigno são difíceis. 
São caracterizados com a células com poucas mitoses, crescimento lento ou rápido, muito infiltrativo que leva a mal prognósticos.
O diagnóstico dos tumores cerebrais fica complicado pois a biopsia a ser feita é um diagnostico muito difícil através dela
O que difere os tumores cerebrais dos outros tumores é que no dependendo do lugar não tem como retirar, mesmo que ele seja benigno. 
E mesmo quando há forma de retirar depende da habilidade do cirurgião, pois corre o risco de lesar o que esta delimitando ele, tendo que ter uma area de segurança.
Outra coisa que difere os tumores de outros é que eles conseguem adquirir capacidade maligna rapidamente, adquirindo isso com mais facilidade do que os outros.
Nos temos diferentes tipos de tumores temos os chuanosmas, meningiomas e temos os gliomas que derivam das células gliaiais: quais são as células gliais células ependimarias, astrocitos e oligodendrocitos. Os gliomas são:
Astrocitomas
Ependinomas
Oligodendrogliomas
Tem tumores que são mais prevalente em crianças e outros mais em adultos. O que acomete mais em crianças local perto do cerebelo. Em adultos na região supratentorial e nos hemisférios.
ASTROCITOMAS
São tumores de crescimento infiltrativo e difuso. Podem ser de diferentes tipos. Tumores derivados de um mesmo tipo de célula com graus de agressividade diferente. 
Como os tumores cerebrais tem traços histológicos, características especificas que os classificam de diferentes formas:
Eles são graduados de acordo com a: (GRAU I a IV)
Aumento da celularidade
Anaplasia- atipia celular (perda total da diferenciação)
No índice de mitose
Hiperplasia endotelial
Necrose: quando tem necrose já é grau IV. Na maioria das tumores no organismos eles já apresentam necrose, já no cerebral somente entra no grau IV.
ASTROCITOMA GRAU I: ASTROCITOMA PILOCITICO menos agressivo
ASTROCITOMA GRAU II : ASTROCITOMA FIBRILAR BEM DIFERENCIADO
ASTROCITOMA GRAU III ASTROCITOMA ANAPLASICO 
ASTROCITOMA GRAU IV: ASTROCITOMA GLIOBASTOMA É MALIGNO E TEM ALTO GRAU DE NECROSE.
ASTROCITOMA GRAU I: ASTROCITOMA PILOCITICO
Pouco agressivo e pouco infiltrativo, mais comum em crianças e adultos jovens. Ocorre na região posterior fossa, terceiro ventrículo e nervo óptico. Geralmente circunscrito, fácil de captação de contrate, facilita diagnostico por neuro imagem frequentemente cístico alternada com áreas solidas e crescimento lento e expansivo porem infiltrativo característica dos astrocitomas. Macroscopicamente casa muito com o microscopicamente tem áreas compactas mais esbranquiçadas ao lado de áreas frouxas gelatinosas acinzentadas ate chegar em áreas císticas isto é buracos que tão preenchidas por líquidos. Essas áreas compactas são puramente astrocitos e a cística (cavidade com tecido epitelial com liquido). Cisto é uma cavidade patológica revestida por epitélio e liquido. O paciente pode da tumor na porção intraorbitária, comprometendo o nervo óptico provocando espessamento Quando ele da fora da orbita e compromete o Quiasma óptico., podendo comprometer o hipotálamo que esta abaixo. Esse tumor origina nas paredes ou assoalho do III ventrículo. O tratamento é cirúrgico puramente, não precisando de quimioterapia por ter baixo poder metastática.
Microscopia: é bem semelhante a macroscópica. Áreas mais resistentes alternadas com áreas macias e áreas císticas. Áreas compactadas solidas preenchidas por células fusiformes e prolongamentos glias (astrocitarios), alternados com áreas mais frouxas com astrocitos protoplasmáticos são os mais gordos e curtos e que emitem ramo para todos os lados, na áreas solidas tem astrócitos fibrosos que emite muitas fibras e são mais longos, nas áreas frouxas tem astrocitos circundando áreas císticas, isto é cavidades. Esses astrocitos fibrosos e longos que conferem a área compacta eles acumulam substancias proteicas que são fibras de Rosenthal material acidófilo proteico que acumula nos astrocitos fibroso e parecem com uma cenoura, sendo uma característica marcante desse. Não tem mitose e nem necrose, faz com que seja um tumor de grau mais baixo e não tem metástase. 
Quando ele atinge o hipotálamo que é controlar do lado endócrino no organismo, o paciente então vai desenvolver caso seja lesado diabetes insipitus, puberdade precoce, obesidade, bulimia, sinais e sintomas de hipertensão intracraniana e problemas visuais. Se ocorrer no cerebelo problemas no equilíbrio, estrabismo, rigidez de nuca porque vai compressão dos nervos espinhais e das raiz espinhais.

Outros materiais