Buscar

Questões - Cópia (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÃNEO
AULA III:
	1a Questão (Ref.: 201201535191)
	
	Marque, dentre as alternativas abaixo aquela que NÃO se relaciona a alguma característica do governo Dutra:
		
	 
	abertura do mercado nacional aos produtos estrangeiros
	 
	Alinhamento com o bloco comunista.
	
	desenvolvimento de uma política liberal.
	
	perseguição ao partido comunista.
	
	alinhamento com o bloco capitalista
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201538221)
	
	Vimos que o governo Dutra, apesar de promessas de grande desenvolvimento para o país, foi marcado, no plano econômico, pela abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros. Assinale, abaixo, qual opção que melhor explica essa decisão:
		
	 
	No período correspondente ao governo Dutra, a indústria nacional ainda estava em desenvolvimento e os produtos industrializados aqui produzidos eram muito caros. Então a abertura para os produtos estrangeiros era uma coisa economicamente justificável.
	
	O governo Dutra foi um período de muitas agitações e, consequentemente, muitas greves. Essas greves paralisaram a produção industrial nacional obrigando o país a importar os produtos de que necessitava.
	
	Os plantadores de café de São Paulo exigiam que a economia do Brasil continuasse sendo preponderantemente agrário-exportadora, dificultando a nossa industrialização e obrigando a importação de produtos acabados.
	 
	Essa decisão está de acordo com o fato de que, como parte da zona de influência norte-americana, e sofrendo pressões constantes daquele país, aderir ao liberalismo, abrindo as portas do país para a exploração capitalista, nada mais era do que aceitar essas pressões.
	
	Essa abertura aos produtos estrangeiros pode ser explicada em face de acordos econômicos internacionais: como foi um período de alta considerável das cotações do café, as exportações desse produto eram utilizadas para pagar os produtos industrializados importados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201416701)
	
	O período entre 1942 e 1962 foi marcado pela consolidação da democracia no Brasil, com presidentes eleitos pelo voto. Foram eleitos nesse período os presidentes abaixo, EXCETO:
		
	 
	Juscelino Kubistchek de Oliveira
	
	Eurico Gaspar Dutra
	
	Jânio Quadros
	 
	João Goulart
	
	Getúlio Dornelles Vargas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201538223)
	
	A renúncia de Jânio Quadros à presidência da República criou uma crise político-militar gravíssima no país. Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que melhor explica o motivo dessa crise:
		
	 
	A renúncia de Jânio Quadros tumultuou muito o país porque o povo não queria sua saída e exigiam dos ministros militares que forçassem a sua volta, impedindo a posse de João Goulart.
	
	Com a renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares queriam tomar o poder, instalando uma ditadura.
	
	Com a renúncia de Jânio Quadros o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, lançou a ¿Campanha da Legalidade¿ para impedir a posse do vice-presidente João Goulart e pedindo novas eleições.
	
	Com a renúncia de Jânio Quadros o povo foi às ruas para impedir a posse do vice-presidente João Goulart por considera-lo comunista, uma vez que estava na China tentando reatar relações diplomáticas com aquele país comunista.
	 
	Com a renúncia de Jânio Quadros deveria assumir o vice-presidente João Goulart, mas os ministros militares queriam vetar sua posse por considerá-lo uma ameaça ao país.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201536329)
	
	O termo populismo deriva de população, tendo também ligações com popular (no sentido de "conhecido", "famoso"). Os líderes populistas se colocam como porta-vozes do povo. São vistos como aqueles que, por saberem "naturalmente' o que é bom para a população, são escolhidos para governar. Considerando o período que vai do fim do Estado Novo ao golpe militar de 1964, quase todos os presidentes eleitos podem ser considerados líderes populistas, EXCETO:
		
	 
	Getúlio Vargas (1951)
	 
	Eurico Gaspar Dutra (1946)
	
	João Goulart (1961)
	
	Juscelino Kubitschek (1956)
	
	Jânio Quadros (1961)
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201535329)
	
	O termo populismo deriva de população, tendo também ligações com popular (no sentido de ¿conhecido¿, ¿famoso¿). Logo, o líder populista é aquele que se identifica com a população e, por isso, é reverenciado, causando comoção pública. Ou seja, mais do que representar uma classe social, ideias ou partidos políticos, o líder populista se colocava como porta-voz do povo. Via-se e era visto como aquele que, por saber ¿naturalmente¿ o que é bom para a população, foi escolhido para governar. Nesse sentido, do ponto de vista histórico o início e declínio do populismo, respectivamente, pode ser representado pelo seguinte par de presidentes do Brasil, a saber:
		
	 
	Pinheiro Machado e Brizola.
	
	Vargas e Brizola;
	
	Dutra e Castelo Branco;
	
	Vargas e Jânio;
	 
	Vargas e Jango;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando