Buscar

Terapia Capilar 08 12 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TERAPIA CAPILAR
Prof.ª: Andréia Yamazaki / Michelle Jalousie Kommers
Fisiologia e Anatomia Tegumentar e Capilar
O Pelo
 O pelo é uma estrutura epitelial e compreende duas porções principais:
1. Haste capilar
2. Raiz do pelo
 A haste capilar é a porção do pelo situada acima do nível da epiderme enquanto a raiz do pelo é a porção localizada dentro do folículo.
 
A Haste do pelo
É constituída de três partes:
1- Medula
2- Córtex
3- Cutícula
 
Medula
É formada por um eixo central de células fracamente ceratinizadas e mal interconectadas. 
Está ausente no lanugo ou no velus humano.
Córtex
Representa a maior porção do pelo sendo formada por células alongadas mais ceratinizadas;
As células do córtex contém grânulos de pigmentos que dão cor ao pelo.
Cutícula
É a camada mais externa da raiz do pelo constituída de células achatadas fortemente ceratinizadas que o cobrem sob a forma de escamas formando um entrelaçamento que ancora fortemente o pelo no folículo;
As células da cutícula não contem pigmentos;
Cutícula
A cutícula é incolor e transparente;
Responsável pelo brilho;
Barreira de penetração de elementos químicos;
O que afeta a qualidade da cutícula altera a qualidade dos fios.
Composição do pelo
90% proteína
8% água
2% minerais
Proteínas – alfa-ceratina e beta-ceratina
A interação das proteínas do cabelo define a forma de cada cabelo: liso, ondulado ou enrolado.
A cor do pelo é determinada por pigmentos localizados no córtex, se o pigmento dominante for melanina a cor será preta, e se o pigmento principal for a feomelanina a cor será amarela ou vermelha.
Feomelanina
 melanina
Feomelanina
Tipos de cabelos
Mongoloide: cabelo asiático, fio grosso, liso, cilíndrico, pesado e bastante resistente:
Negroide: cabelo fino, muito enrolado, com fios achatados, muito fraco, quebradiços e ressecados por não terem uma distribuição homogênea de óleo e queratina ao longo dos fios, armando-se e aparentando muito volume;
Caucasoide cabelo intermediário, surgiu da mistura de raças, ondulado em forma de S.
Ciclo dos pelos
Fase de anagênese - fase de crescimento ativo. Dura 2 a 3 anos, mas no couro cabeludo pode chegar até 8 anos. 
Fase de catagênese - fase de transição -os folículos sofrem regressão de até 1/3 de suas dimensões anteriores e dura em média 3 semanas. 
Fase de telogênese - fase de repouso - é a fase de desprendimento do pelo e dura de 3 a 4 meses.
Fatores que influenciam o crescimento do pelo
Genéticos: existe influência genética quanto à distribuição, quantidade, cor e espessura do pelo em cada pessoa. O aumento ou a queda dos pelos também sofrem influência genética.
Hormonais: são vários os hormônios envolvidos no crescimento dos pelos. Entre eles, os hormônios tireoidianos, que estimulam a atividade folicular, da mesma forma que a prolactina. Porém, sem dúvida, os hormônios sexuais, especialmente os andrógenos, são os que têm influência maior no crescimento dos pelos.
Ambientais: as altas temperaturas estimulam o metabolismo, contribuindo para o crescimento dos pelos. É por isso que se ouve dizer que no verão os cabelos crescem mais e os pelos do corpo também.
Fatores metabólicos: determinadas carências nutritivas podem promover a queda dos pelos, como nos casos de carência de ferro, de algumas vitaminas, proteínas e minerais. Dietas Hipocalóricas exageradas também contribuem para a queda dos cabelos.
Fatores emocionais: alterações emocionais como ansiedade, depressão e estresse podem ser responsáveis pela queda dos cabelos, como no caso da alopecia areata.
Crescimento excessivo dos pelos
 Algumas pessoas apresentam excessivo aumento na quantidade e espessura dos pelos, que pode acontecer em qualquer parte do corpo.
Hirsutismo: é o excessivo aumento na quantidade ou espessura dos pelos em mulheres, em regiões do corpo onde normalmente apenas os homens têm pelos, por exemplo, na região da barba. Normalmente está relacionado a causas hormonais (ovários policísticos, hiperplasia adrenal congênita, síndrome de Cushing e os tumores virilizantes, ovarianos ou adrenais) ou ao uso de certos medicamentos.
Hipertricose: é o excessivo aumento na quantidade e na espessura dos pelos em qualquer região do corpo. Pode se apresentar de forma generalizada, em toda a superfície corporal, ou localizada em determinadas regiões. Sua causa pode ser genética ou em consequência de traumatismos múltiplos e repetidos em uma parte específica do corpo. Pode ainda estar relacionada ao aparecimento de certas doenças metabólicas (hipotireoidismo ou doenças nutricionais como anorexia, desnutrição ou síndromes de mal absorção) ou ainda ao uso de determinados medicamentos.
Alopecias
 É chamada de alopecia a queda excessiva de cabelos em uma determinada região e afinamento progressivo dos cabelos.
Alopecia androgenética: 
Tipo mais comum de calvície em homens, mas também ocorre em mulheres na pós-menopausa (até 50%);
Acomete aproximadamente 50% dos homens, principalmente após os 30 anos;
Pode ser causada por uma sensibilidade geneticamente herdada a uma substância de ocorrência natural denominada DHT; 
A calvície de padrão masculino começa com afinamento e miniaturização dos cabelos nas têmporas e pode aumentar com o passar do tempo.
Alopecia areata:
Ocorre perdas de placas no couro cabeludo ou de uma região do corpo com formas arredondadas ou ovaladas, com a pele lisa e brilhante, sem sinais de inflamação;
Fios de cabelo quebrados que se assemelham a pontos de exclamação, ao redor das margens das placas de calvície;
Pode progredir para calvície total na cabeça (alopecia total) ou para perda total de pelos no corpo (alopecia universal);
Índices de incidência similar para ambos os sexos e todos os grupos etários;
Uma doença de causa desconhecida, podendo ocorrer por predisposição genética e desencadeada por fatores de estresse;
Perda de pelos súbita.
Alopecia traumática:
Resulta da tração dos cabelos e é visível nas regiões temporais e nas margens do couro cabeludo. É muito comum nas mulheres negras em consequência dos alisamentos e da tração dos cabelos para prendê-los. Observa-se muito esse tipo de alopecia em mulheres com alongamento dos cabelos.
Tricotilomania:
Resulta da tração pelo hábito de arrancar os fios de cabelo. Acomete pessoas portadoras de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), que passam horas puxando e arrancando os fios de cabelo de uma determinada região, normalmente a região frontal. Algumas chegam a comer os fios. No tratamento, é necessário acompanhamento psicológico.
Eflúvio
Perda maior que 100 fios crônica ou aguda;
Rarefação difusa;
Não há miniaturização;
Teste de puxamento leve pode ser positivo;
Causas: após doenças febris, parto, doenças sistêmicas crônicas, administração de heparina, estresse emocional, fenômeno fisiológico do recém-nascido, drogas, distúrbios endócrinos, dietas de restrição severa, cirurgias e anestesia;
Deve-se encaminhar e tratar a causa;
A esteticista realiza técnicas de terapia capilar que auxiliam na prevenção da queda e melhorem o aporte sanguíneo e nutrição capilar.
Afecções do Couro Cabeludo
Ptiríase
 
 A ptiríase (Ptyriasis capitis) é uma forma branda de dermatite seborreica no couro cabeludo. É chamada de caspa ou escamação do couro cabeludo. Embora bastante comum, se não tratada, pode evoluir par uma dermatite seborreica com inflamações e lesões avermelhadas que causam muita coceira.
 O couro cabeludo tem aspecto “seco” e apresenta descamação fina e difusa.
 Os principais fatores determinantes para esse tipo de dermatite são alterações na formação e no crescimento das células da pele e das glândulas sebáceas. Também esta ligada à falta de higiene do couro cabeludo, uma vez que, pelo aspecto seco, as pessoas
tendem a diminuir o número de lavagens, o que resulta em infecção secundária, com formação de pequenas pústulas e crostas. 
Seborreia
 Aumento da secreção e da quantidade das glândulas sebáceas. Pode estar relacionada à predisposição genética, surgindo geralmente na puberdade. A seborreia afeta o couro cabeludo, provocando descamação, e, em estágios mais avançados, queda de cabelo, aparecimento de crostas e coceiras.
Alterações da haste capilar
Os processos químicos capilares (descoloridos, tingidos, alisados, submetidos a escovas progressivas, permanentes e tinturas) agridem o cabelo, degradando sua cutícula, provocando alterações no pH do cabelo e do couro cabeludo, tornando os fios porosos e quebradiços;
A exposição demasiada ao sol, à água do mar e da piscina, ao vento e à poluição deixa os fios secos e quebradiços;
Os processos mecânicos como escovar, pentear, o atrito com roupas e travesseiros, e o hábito de prender os cabelos levam à degradação dos fios, promovendo sua quebra.
Manobras técnicas para melhorar a penetração dos ativos
LIMPEZA
HIDRATAÇÃO
MASSAGEM
CALOR
ALTA FREQUÊNCIA
IONTOFORESE
Orientações à cliente
Use xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto ou colorido;
Enxágue bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho;
Água muito quente abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos;
Mantenha seus cabelos soltos, ou pelo menos presos com prendedor de tecido e frouxo;
Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes;
Antes de usar o secador, retire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Mantenha distância de 15 centímetros entre o secador e os fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços;
Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas;
Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos;
Faça se possível hidratação a cada 15 dias, e beba muita água!
Tratamento cosmético para o couro cabeludo com caspa e seborreia
Lavar o cabelo com xampu anti-resíduos;
Se necessário, fazer desincruste com laurilsulfato de sódio no couro cabeludo;
Enxaguar bem e secar o couro cabeludo;
Com o couro cabeludo seco, ativar a circulação com o eletrodo “pente” do aparelho de alta frequência por 5 a 10 minutos; 
Aplicar, com pincel de tintura, máscara de argila verde em pó misturada com loção adstringente e antisséptica apenas no couro cabeludo;
Ocluir com touca plástica ou de alumínio e deixar 20 minutos;
Lavar o cabelo com um xampu para cabelos oleosos e aplicar hidratante apenas ao longo dos fios, dois dedos abaixo da linha do couro cabeludo. Massagear os fios e enxaguar;
Se necessário, secar com o secador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais