Buscar

membranas biológicas - biocel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Membranas biológicas
(Scheila Maria)
Funções da membrana: permeabilidade, gradiente de íons...
Composição: bicamada, interações não covalentes, proteínas, fosfoglicerídeos, esfingolipídeos, esteroides e glicolipídeos
Fosfolipídeos principais: esfingomielina, fosfatidilserina, fosfatidilcolina, fosfatidilinositol
Característica dos fosfolipídeos = formação de micelas e lipossomas que são estruturas energicamente favoráveis.
Movimentos dos fosfolipídeos: rotação lateral, flexão, flip flop (lembrar: proteínas translocadoras)
Fluidez: está relacionada a composição e temperatura
Colesterol: reduz a mobilidade no início das caudas, altera a fluidez, altera a permeabilidade e dificulta a cristalização.
Balsas lipídicas: armazenamento de lipídios.
Gotas lipídicas: armazenamento de lipídios
Assimetria: importante na conversão de sinais extracelulares em intra
Glicolipídeos: camada não citosólica, simetria exagerada, esfingosina, balsas lipídicas, proteção da membrana + reconhecimento celular
Gangliosídeos: tipo de glicolipídeos que contém oligossacarídeos e são carregados negativamente. São importantes para efeitos elétricos, ou receptores de toxina (ex: diarreia da cólera).
Equivalência lipídio/proteína: varia de acordo com a funcionalidade 
Proteínas são ligadas a membrana por 1 ou mais lipídios e a ligação feita por enzimas. 
Barril beta: alternativa das cadeias polipeptídicas na busca por ligação de H para estabilizar a polaridade. São rígidas, cilíndricas, seletivas e abundantes em cloroplastos, mitocôndrias e bactérias.
Hélices são altamente específicas em suas ligações. Para formar canais ou tornar a proteína funcional.
Ação do detergente: são anfipáticos e agem afastando os lipídios e conectando a sua parte apolar a mesma região da proteína. (complexo proteína – detergente) 
SDS: Se liga as proteínas mais fortemente aderidas aos fosfolipídeos desnaturando-as. Porém sua remoção faz com que a proteína volte a sua conformação normal.
Bacteriorodopsina: proteínas multipasso que medeiam o transporte de pequenas moléculas anfifílicas. É ativado por fótons de luz e mudanças conformacionais permitem a passagem de H+. o gradiente estimula a formação de ATP. São então transdutoras da sinais.
Proteínas não fazem flip – flop: Se movem lateralmente e rotacionalmente. Além disso se confinam em domínios específicos e se movimentam apenas nesses domínios. Além disso, as malhas citoesqueléticas ajudam a restringir esses movimentos.
Espectrina: liga a parede da hemácia (anemia – baixa espectrina). Restringe a difusão de proteínas, aguenta a pressão do capilar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais