Buscar

PROINTER FINAL 2017 2 Processos Gerenciais 3ª Série

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
POLO: CEAD
ACADÊMICO: Kyldaren Bastos Antela – RA: 3329441345
TUTOR À DISTÂNCIA: Amado Leite
PROINTER IV - RELATÓRIO PARCIAL
Manaus / Am
2017.2
ACADÊMICO: Kyldaren Bastos Antela – RA: 3329441345
TUTOR À DISTÂNCIA: Amado Leite
PROINTER IV – RELATÓRIO PARCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
Manaus / Am
2017.2
Lista de Ilustrações
Figura 1 – A importância do SIG ....................................................................................... 07
RESUMO
Este trabalho teve como finalidade mostrar qual a importância dos sistemas de informações gerenciais, quais as suas principais funções, suas características, seu custo, maior dificuldade, quem deve se utilizar da ferramenta foi mostrado também o bom funcionamento de forma rápida e concisa. As informação que compõem esse documento acadêmico foram colhidas através de pesquisa e entrevista com uma colaboradora da empresa Technicolor Brasil, qual nos forneceu preciosas informações sobre os benefícios, garantias, suporte e manutenção do SIG, bem como uma aplicação direta de como extrair maior performance da ferramenta agregando o devido valor ao negócio e tomada de decisão a nível gerencial.
Palavras-chave: SIG, informação, gerencial, gestão
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 5
SIG – SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL .......................................... 6
PESQUISA E EMBASAMENTO TEÓRICO......................................................... 7
CADEIA DE SUPRIMENTOS ................................................................................ 8
FUNCIONAMENTO DO SIG E ASPECTOS ....................................................... 9
ENTREVISTA .................................... ...................................................................... 9
CONSIDERAÇÕES .................................................................................................. 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 12
INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa colher e expor informações sobre sistemas de informações gerenciais da empresa Technicolor Brasil Midia e Entretenimento Ltda situada na Av. Max Texeira nº 2319, Cidade Nova, Manaus – Amazonas – Brasil, CNPJ: 02.773.351/0002-23, do ramo de entretenimento digital de áudio e vídeo tem como principal produto Setup Box (receptor de sinal de satélite) para empresa Sky. Com aproximadamente 600 funcionários na sede em Manaus, a Technicolor tem como visão de ser a melhor opção da mundial em entretenimento áudio visual integrada ao cliente norteiam a estratégia de negócios dessa multinacional, sua missão é oferecer aos clientes o maior em conforto, disponibilidade e informação de toda a gama de entretenimento disposto nos mais variados conteúdos dos canais de tv digitais e HD. Ambiente organizacional agradável, foco no crescimento, ética e responsabilidade socioambiental aliado ao foco no cliente e interação entre essas partes compõem o valor dessa líder mundial no segmento. Meados de 1930 a Technicolor surge para alavancar a história do cinema de Hollywood que viveu sua época de ouro entre 1938 e 1939, criando uma película que possibilitava que a filmagem fosse feita em três cores juntamente com uma câmera de três elementos, desde então assumiu a vanguarda no segmento áudio visual e se consolida a cada dia. A utilização de SIGs contribui para decisões mais assertivas, como devemos alimentá-lo, a importância da fidelidade do conteúdo contido nele, são alguns dos aspectos que corroboram para um bom funcionamento da empresa e os benefícios que são agregados, no que tange o controle e tomada de decisões para melhor direcionamento de recursos e investimentos.
SIG – SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:
Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes. Exemplos típicos desses relatórios são os relatórios de vendas diários e semanais ou demonstrativos financeiros mensais.
Relatório de exceção: São casos excepcionais de relatórios onde o gerente pode obter informações específicas. Como exemplo, um gerente de crédito pode receber um relatório que contém informações apenas sobre clientes que excedem os limites de crédito.
Informes e respostas por solicitação: Este tipo de relatório mostra as informações sempre que o gerente requisitar. Possibilitam através de suas estações de trabalho respostas imediatas ou que encontrem e obtenham respostas imediatas.
Relatórios em pilhas: As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.
PESQUISA E EMBASAMENTO TEÓRICO
A importância do SIG em ambientas organizacionais é relatada por (Laudon. 2011), quando afirma que a celeridade e precisão das informações é essencial não só para o desenvolvimento, mas para a manutenção do bom andamento dos negócios empresarias no que tange a precisão de informações, disponibilidade quase que em tempo real e rápida tomada de decisão.
Figura 1. Importância do SIG Fonte: Laudon (2011)
Imaginemos que o processo de importação de determinados produtos fosse feito de forma não digital, o envio de pedido de compra de uma empresa para o seu respectivo fornecedor fosse através de telefone ou outro método de comunicação diferente do que temos hoje. A processo de fabricação seria inviável e incomensuradamente mais lento dada a inflexibilidade e indisposição da comunicação empregada, gerando perda de produção, ociosidade na operação e o que menos as empresas contemporâneas querem, perda venda e consequentemente dinheiro.
Inevitável pensar que em competitividade, no capitalismo, sem pensar em agilidade de entrega, precisão na fabricação, controle de estoque e controle financeiro. 
Todas as funções de gestão, planejamento, organização, direção e controle são necessárias para o bom desempenho organizacional. Os sistemas de informação gerenciais são fundamentais para suportar essas funções, especialmente a de planejamento e controle.
Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas,precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.
CADEIA DE SUPRIMENTOS - SUPPLY CHAIN
Oriundo do inglês a expressão Supply Chain denomina-se por cadeia de suprimento e determina todo a cadeia logística de uma empresa e um determinado produto. É composta de por vários integrantes que atuam em diferentes etapas no processo: fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidores, empresa de transporte e consumidores.
O supply chain management (“gestão da cadeia de suprimentos”, na tradução) é o modelo de gerenciamento estratégico aplicado na “logística integrada”.
No entanto, vale ressaltar que o supply chain é uma evolução da chamada Logística Integrada. Enquanto esta agia a partir de uma unificação interna, o supply chain management parte de uma integração externa, ou seja, dos fornecedores da matéria-prima até o cliente final.
A sua principal função é justamente garantir a integração eficaz de todos os membros e processos da cadeia de suprimentos.
Como resposta ao atual mercado competitivo, outro ponto de extrema importância do supply chain management é o desenvolvimento de um bom fluxo de informação sobre o produto, as suas matérias-primas, os fabricantes, distribuidores e etc.
Atualmente, existem softwares e sistemas informáticos que ajudam a manter a organização do SCM, dando suporte nos diversos aspectos inerentes ao processo de produção e distribuição dos produtos.
A redução dos custos do produto, o aumento dos lucros, a melhoria no relacionamento entre fornecedores e clientes, entre outras qualidades são consequências diretas ou indiretas de uma boa gestão de supply chain.
A Tehcnicolor, no âmbito mundial, utiliza um sistema chamado SAP, que é líder mundial em software empresarial, ele é constituído de vários níveis de acesso e cada módulo compreende uma finalidade específica de gerenciamento, controle e visualização da área da empresa a ser administrada. Segundo Wlakiria Souto Maior – Coordenadora de Sourcing e Supply Chain o sistema consegue unificar em sintéticas telas todas as informações que precisa para programação de produção, gerenciamento de risco de estoque mínimo de matéria prima, sinaliza pedido de compra de material e fornece o tempo médio de chegada, monitora chegada e término de materiais diversos e emite relatório financeiro do estoque, seja ele de produto acabado, semi-acabado e matéria prima para processamento. 
FUNCIONAMENTO DO SIG E ASPECTOS
O SAP funciona com alimentação de informações de forma manual, o ciclo se inicia quando um operador do sistema recebe o material no estoque, a matéria prima chega à fábrica e é dado carga no sistema por esse operador com as informações do item, como, quantidade, valor financeiro, marca, modelo e fabricante, qual setor usará e onde será alocado no estoque obedecendo a ordem de chegada, pois o material que chega primeiro deve ser o primeiro a sair. Há uma interação muito amigável entre os operadores do sistema e o próprio sistema é um dos aspectos que facilitam o manuseio e fidelidade no preenchimento das informações o que produz efeitos positivos pra quem se utiliza da ferramenta. A organização como um todo é muito beneficiada pelo software, permite visualização de informações em tempo real de produção, estoque gerando relatórios financeiros e de necessidades posteriores. As atualizações do sistema são feitas através de um contrato com a empresa que fornece o serviço, o pagamento é mensal para manter as licenças dos usuários, bem como serviços de ajuda à distância, treinamentos e suporte local e remota.
A manutenção do sistema requer um fortalecimento do setor de Tecnologia da informação, é ele que irá dar o suporte e a manutenção necessárias para o bom funcionamento. Com uma ligação direta com o fabricante, são responsáveis pela contrato de serviços onde é gerada uma obrigação da empresa juto ao fornecedor que cobra por usuários e perfis de contas criadas, ou seja, cada usuário do sistema tem um perfil com caraterísticas inerentes a suas atividade realizada na emrpesa.
ENTREVISTA - Walkiria Souto Maior – Coordenadora de Sourcing e Supply Chain
Nos temos o SAP, que nos auxilia como ferramenta majoritária e temos nosso controles pessoais.
Funciona de maneira dinâmica, integrando todas as áreas ligadas à produção diretamente e indiretamente. De forma geral o sistema concentra e gerencia informações de matéria prima, produtos para venda, produtos vendidos, relatórios financeiros e de produção, auxiliando os gestores para melhor tomada de decisões e melhor empregabilidade de recursos e investimento.
O que considero mais relevante do SAP é a capacidade de sintetizar informações mais importantes isso promove uma tomada de decisões mais rápidas e assertivas.
O corpo de gerentes e diretoria avaliam semanalmente e mensalmente os relatórios do sistema.
Cada novo usuário do sistema recebe o treinamento específico para operar o módulo que irá utilizar e a manutenção é feita periodicamente, parte pela empresa fornecedora do sistema parte por nós de forma interna pela área de TI.
Temos ao todo 6 pessoas que são responsáveis por informações gerenciais de produção. O sistema é alimentado com a quantidade mínima, fornecedor e tempo de entrega de um determinado item, a medida que esse item é sendo consumido ele avisa ao operador quanto tem de material ainda resta e faz uma projeção de quantos dias ainda a produção estará coberta pela quantidade de matéria existente, quando essa quantidade chega ao estoque mínimo o sistema envia um pedido de compra ao fornecedor cadastrado com a quantidade especificada elo operador previamente, ele tem apenas o trabalho de contatar o fornecedor para acompanhamento do pedido e se há algum problema que comprometerá a chegada do item.
O sistema tem um custo benefício muito bom para o que ele proporciona, custo com manutenção do sistema firmados em acordo anual junto o fabricante, nos permitem programar melhor o pagamento torando-o custo fixo.
Pra nós a maior dificuldade é quando um colaborador precisa de um acesso a uma nova tela do sistema, uma vez que os acessos são personalizados, as autorizações dependem de pessoas de outro país e temos certa morosidade nesse aspecto, nosso suporte interno só tem limitações para o SAP.
Confiabilidade nas informações geradas pelo sistema produzem maior gerenciamento de risco com isso maior credibilidade e assertividade na tomada de decisões.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De forma macro percebemos que sem o auxílio do sistema de informação gerencial poderíamos fazer gestão e tomar decisões, mas perderíamos muito tempo para fazer uma análise fiel de todos os aspectos que tangem a tomada de decisão, tendo em vista a morosidade na coleta de informações, fidelidade de comparação e cruzamento de informação, são ponto que poderiam fazer a diferença na tomada de decisão, portanto torna-se indispensável a utilização do SIG para toda corporação. Na corrida para atender as demandas do mercado a utilização de programas de gerenciamento são auxílios imprescindíveis para gerenciar e ofertar soluções que possam sanar pedidos cada vez mais variáveis e agressivos suprindo a necessidade de clientes e consumidores. Falando de solidez que o SIG nos leva a ter quanto ao gerenciamento da informação e disponibilidade em tempo real, onde setores podem interagir com os dados e planejar estoque, compras, atendimento a clientes e toda as demandas de atividades internas, bem como vislumbrar rendimentos, receitas e despesas. 
O controle robusto do gerenciamento de informação é refletido no ganho de confiança, no cumprimento de prazos e metas sejam elas internas ou externas, gerando uma relação entre fornecedor e cliente saudável, isso são ganhos intangíveis e imensuráveis à corporação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em: http://robson.fjaunet.com.br/fatec/sis_informacao/aulas/pdf/aula_08_si.pdf, acessado em: 13/10/2017Disponível em:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/ acessado em: 13/10/2017
Disponível em:http://www.professores.aedb.br/miguel/SistemasEmpresariaisTexto.pdf acessado em: 13/10/2017
Disponível em: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Sig.pdf acessado em: 13/10/2017
Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/ acessado em: 13/10/2017
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração.. São Paulo Saraiva 1998. 475 p. (Essencial.). ISBN 85-02-02353-5.

Continue navegando

Outros materiais