Buscar

ATIVIDADE 01 GCOM EMPREENDEDORISMO 2018A1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 01 - GCOM - EMPREENDEDORISMO - 2018A1
Questão 1
Os conceitos mais utilizados nos dias atuais focalizam a abordagem para as oportunidades, como veremos adiante na definição de empreendedorismo de Shane e Venkataraman. Dessa forma, o foco mudou e as características foram deixadas para segundo plano. Não estamos querendo dizer que são irrelevantes os estudos, mas que somente as características do empreendedor não devem ser consideradas como elementos importantes.
Diante disse, empreendedorismo, como uma área de negócios, busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo (produtos ou serviços, mercados, processos de produção ou matérias-primas, formas de organizar as tecnologias); como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a seguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver coisas novas (SHANE; VENKATARAMAN, 2000, apud Baron e Shane (2010, p. 6)
 
MIYATAKE, Anderson Katsumi. MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
 
Considerando o conceito acima que aborda sobre o Empreendedorismo, analise as afirmações a seguir e assinale a que resume a abordagem citada:
Resposta>
O conceito de Empreendedorismo passou por mudanças de abordagem e nos dias o foco para as oportunidades tem sido destaque.
Questão 2
Existem muitas pessoas que decidem buscar uma oportunidade em uma área ou negócio cuja o seu modelo de negócio já exista no mercado sendo um exemplo de sucesso. Desta forma, o empreendedor pode acumular toda a expertise do negócio existente e evitar correr muitos riscos que por muitas vezes pode levar o negócio de um sucesso meteórico a desilusão. São exemplos dessas empresas: Macdonalds, Subway..etc.
Considerando esta tipologia de negócio, assinale a alternativa que corresponde a tais características
Resposta> Adotar um modelo de franquias.
Questão 3
Existem diversos tipos de empreendedorismo que podem ser interpretados de maneiras diferentes. Para compreender os comportamentos inerentes a cada tipo de empreendedor, podem-se classificar os empreendedores em algumas tipologias que nos ajudam a entender e identificar a sua trajetória frente a um empreendimento.
 
Considerando um empreendedor que decida iniciar um negócio que venha melhorar a vida das pessoas no terceiro setor, assinale a alternativa que represente tal classificação supracitada.
Resposta> 
Empreendedor Social.
Questão 4
O Empreendedor é aquela pessoa que consegue transformar uma ideia muitas vezes simples em um negócio transformador, ou seja, o empreendedor consegue de fato fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro aliado a capacidade de identificar oportunidades para empreender. Entretanto, existem aqueles empreendedores que surgem dentro do ambiente corporativo e não necessariamente identificam uma ideia para abrir o próprio negócio, mas potencializam o negócio já existente com suas ideias inovadoras.
 
Considerando tais características, assinale a alternativa correta.
Resposta>
Alternativa 3:
Os empreendedores que atuam dentro das organizações são chamados de intraempreendedores.
Questão 5
O segmento de franquias cresce num ritmo superior ao do varejo em geral e dos serviços, e tem impulsionado a recuperação desses dois setores. Esse movimento, dizem analistas, deve se manter este ano. Enquanto as vendas no comércio tiveram aumento de 3,7% em 2017 até novembro, e os serviços de 2,3%, na mesma comparação, o faturamento das franquias avançou 8% no fechamento do ano, totalizando R$ 163 bilhões. Os sinais de melhora da economia — com freio no desemprego, recuperação da renda e queda dos juros — ajudaram os empreendedores. Os que tinham apoio de um franqueador se saíram melhor quando a economia ainda ensaiava uma retomada. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa para 2018 é de crescimento de 10% no faturamento do setor. O total de unidades, hoje em torno de 140 mil, deve aumentar 6%, com expansão mais intensa nos serviços de comunicação e informática, lazer, saúde, beleza e bem-estar. Já os negócios de alimentação seguem como a fatia com maior número de lojas, e também devem atrair investimentos significativos.
  
Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2018/01/franquias-puxam-expansao-dos-setores-de-varejo-e-servicos.html>. Acessado em 29 jan. 2018.
Como é possível notar, o segmento de franquias tem se destacado e despertado a atenção de pessoas que querem ter o seu próprio negócio. Porém, antes de optar em abrir uma unidade, é importante conhecer algumas nomenclaturas importantes. Considerando os termos sobre franquias, associe as duas colunas:
1 – Pagamento de Royalties.
2 – Circular de Oferta de Franquia (COF).
3 – Retorno do Investimento.
4 – Franchising.
(  ) Tempo para recuperar o valor pago ao franqueador.
(  ) Negócio testado em um mercado que consiste num contrato entre duas partes.
(  ) Licença da marca.
(  ) Documento que contém as informações sobre a franquia.
A sequência correta desta classificação é:
Resposta> 3, 4, 1, 2.
Questão 6
Compreender o que leva o indivíduo empreendedor a optar por abrir um negócio se torna relevante para a criação de mecanismos de apoio e desenvolvimento de uma região, ressaltando que cada região tem características peculiares. O processo empreendedor como visto em Baron e Shane (2010) permite conhecer as etapas enfrentadas por um indivíduo desde o início da ideia até o quando o negócio termina seja por venda ou falência.
Avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.
I – O processo empreendedor possui etapas lineares que aconteçam de forma contínua.
II – As variáveis de nível grupal são aquelas que terão mais influência apenas para o empreendedor quando ele está iniciando a jornada do negócio.
III – O lançamento da empresa é a etapa que marca apenas o início do indivíduo que se torna empreendedor.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Resposta>
F, F, F.
Questão 7
Para empreender, não necessariamente o empreendedor precisa ter uma ideia transformadora e inovadora. Existem oportunidades para quem deseja abrir um negócio em função de um que já exista no mercado. Assim, o empreendedor pode evitar correr riscos altos e desnecessários, a fim de potencializar as suas ações para que o negócio dê certo em função de toda uma expertise já existente acerca do negócio.
 
Considerando esta tipologia de negócio, assinale a alternativa que corresponde a tais características
Resposta> Empreender por meio de Franquias.
Questão 8
Existem diversos tipos de empreendedorismo que podem ser interpretados de maneiras diferentes. Para compreender os comportamentos inerentes a cada tipo de empreendedor, estes podem ser classificados em algumas tipologias que nos ajudam a entender e identificar a sua trajetória frente a um empreendimento. Desta forma, também temos empreendedores que não têm uma outra alternativa de vida a não ser empreender em alguma área sem qualquer tipo de planejamento.
Considerando o tipo de empreendedores que cria o seu próprio negócio por não ter alternativas no mercado de trabalho, assinale a alternativa correta.
Resposta> Alternativa 5:
Empreendedor por Necessidade.
Questão 9
O Empreendedorismo se torna um campo interessante de ser compreendido porque não há uma única forma de empreender mesmo quando indivíduos estão numa mesma região. Considerar como uma única perspectiva pode tornar a visão míope até porque as pessoas percebem um mesmo fato de formas distintas. Compreender as peculiaridades do empreendedorismo é importante para fazer uma análise abrangente. Com base no que foi considerado no material a respeito dos tipos empreendedores, leia as afirmações a seguir.
I – Empreendedor corporativo - são visionários que começaram com pouco ou nada e conseguiram obter sucesso pela habilidade de comunicação.
II – Empreendedor nato – são executivos que
assumem riscos e possuem autonomia para a tomada de decisão, também chamado de intraempreendedores.
III – Empreendedor serial (criar novos negócios) – uma pessoa apaixonada por empreender, assim, não consegue estar a frente de seu negócio até que se torne uma grande corporação, por isso está sempre interessado em novos negócios. Sua maior habilidade e identificar oportunidades e não descansar enquanto não conseguir viabilizar sua implementação.
IV – Empreendedor que aprende (inesperado) – e uma pessoa que, quando menos esperava, descobriu uma oportunidade, então, ele mudou a vida e resolveu abrir o próprio negócio. Normalmente, demora a tomar a decisão de empreender e a se acostumar com ela.
É correto o que se afirma em:
Resposta> Alternativa 3:
III e IV, apenas
Questão 10
O que pode tornar um negócio bem sucedido é a conjunção de, ao menos, dois fatores: um negócio oportuno e apropriado aliado a um espírito empreendedor que o leve adiante. Entretanto, é importante que haja todo um ambiente propício e oportunista para que a empresa não fique na zona de conforto e possa se desenvolver internamente por meio de seus colaboradores, com um espírito intraempreendedor. Para desenvolver um ambiente inovador, é fundamental encorajar algumas atitudes.
 
Em relação ao intraempreendedorismo, assinale a alternativa correta.
Resposta> Alternativa 4:
Aceitar pequenas falhas como elemento essencial do aprendizado para se atingir o sucesso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais