Buscar

A origem da filosofia perguntas GABARITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: VALTER BARROS DOS SANTOS FILHO
ALUNO:______________________________________________________________
DATA: ______________________
ROTEIRO DE PERGUNTAS: Capítulo A origem da filosofia?
Orientações: Responda as perguntas e entregue o conjunto de respostas em forma de texto.
Que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invenção dessa palavra?
Amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra.
O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos?
Ele faz a comparação entre as pessoas que compareciam aos jogos olímpicos com o filósofo, ou seja, o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros, como também, não é movido pelo desejo de competir (não é um atleta intelectual). Mas sim, é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida.
O que moveu alguns gregos à filosofia?
Quando se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos (contrários as explicações da tradição), mas que podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio (razão humana).
Enumere os principais traços da filosofia nascente.
Tendência à racionalidade
Recusa de explicações preestabelecidas;
Tendência à argumentação e ao debate;
Capacidade de generalização;
Capacidade de diferenciação.
Que é tendência à racionalidade?
Significa que a razão humana ou o pensamento é condição de todo conhecimento verdadeiro e por isso mesmo a própria razão ou o próprio pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.
Que é síntese? E análise?
Síntese é palavra grega que significa reunião ou fusão de várias coisas numa união íntima para formar um todo. Ou seja, o pensamento generaliza, encontra sob as diferenças a identidade ou a semelhança e reúne os traços semelhantes, realizando uma síntese (capacidade de generalização). Análise do grego significa a ação de desligar e separar, resolução de um todo em partes. Ou seja, separando as aparentes semelhanças, distinguindo-as, o pensamento descobriu diferenças e realizou uma análise (capacidade de diferenciação).
Qual é a noção de conhecimento verdadeiro trazida pela filosofia nascente?
O conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais. Ou seja, que um conhecimento não é algo que alguém impõe a outros e sim algo que deve ser compreendido por todos. E que um conhecimento só é verdadeiro quando explica racionalmente o que é a coisa conhecida, como ela é e por que ela é.
Que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais?
Significa dizer que a idéia de que, por sermos racionais, nosso pensamento é coerente e capaz de conhecer a realidade porque segue leis lógicas de funcionamento.
Qual é a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas?
É a contingência: o acaso é a contingência nos acontecimentos da natureza e o possível é a contingência nos acontecimentos humanos.
Para a ação humana, qual é a diferença entre necessidade, contingência e possível?
O necessário é o que não está em nosso poder escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente de nossa vontade; o acaso é o também o que não está em nosso poder escolher; o possível é o que temos poder de escolher e fazer, é o que está em nosso poder.
Resuma os principais legados da filosofia grega para o pensamento ocidental.
11.1 - A ideia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas e argumentos racionais;
11.2 - A ideia de que a natureza segue uma ordem necessária e não causal ou acidental.
11.3 - A ideia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo pensamento. 
11.4 - A ideia de que a razão ou o nosso pensamento também opera obedecendo a princípios, leis, regras e normas universais e necessários, com os quais podemos distinguir o verdadeiro do falso.
11.5 - A ideia de que as práticas humanas dependem da vontade e da liberdade;
11.6 - A ideia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários e em alguns 
11.7 - A ideia de que os seres humanos naturalmente aspiram ao conhecimento verdadeiro, à justiça e à felicidade (cegueira).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais