Buscar

Sarna-Doenças causadas por ácaros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Graduação em Med. Veterinária
Disciplina: Parasitologia Veterinária
Professor: Mayra Vissotto Ribeiro
Acadêmicoª: Stephanie Schneider Pereira
Data: 13 de julho de 2017
FACULDADE MURIALDO
Sarna: doenças causadas por ácaros
	Os ácaros são microrganismos encontrados em quase todos os ambientes em que há vida animal. Eles são um grupo de animais que possuem uma ampla diversidade de hábitat’s, comportamentos e formas, possuindo mais de 500 mil espécies. Em sua morfologia externa possuem tegumento (exoesqueleto), placas ventrais ou dorsais, gnatossoma e patas (3 ou 4 patas em geral) e internamente possui sistema circulatório, digestivo, respiratório e reprodutor (podendo ser classificados como ovíparos e ovovíparos). Possuem pelos (ou cerdas) de variados formatos e funções (órgãos quimiorreceptores, tácteis ou proteção), também possuem as quelíceras que são estruturas capazes de segurar, rasgar e perfurar a pele de seus hospedeiros. 
	Dependendo do grau de patogenicidade e carga parasitária ou ainda da condição imunológica do hospedeiro podem ser agentes causadores de doenças, conhecidas popularmente como “sarnas”. Dentre as espécies mais comuns na medicina veterinária, podemos destacar algumas logo abaixo:
Família Sarcoptidae: conhecida como “sarna pouco profunda”. Possui corpo globoso, rostro curto e largo, patas curtas e grossa, o macho não possui ventosas copuladoras adanais, e possui ventosas tarsais em pedicelo simples e longo. A sua face dorsal possui espinhos agudos e possui ânus terminal. Pode ser classificada ainda por gêneros, espécie e subespécies. 
Gênero Sarcoptes: causa escabiose nos animais, ainda podendo ser classificada de acordo com sua espécie e subespécie: Sarcoptes scabiei hominis, tendo como hospedeiro o homem. Sarcoptes scabiei canis, tendo como hospedeiro o cão. Sarcoptes scabiei bovis, tendo como hospedeiros os bovinos. Sarcoptes scabiei ovis, tendo como hospedeiro os ovinos. Sarcoptes scabiei equi, tendo como hospedeiro os equinos. Sarcoptes scabiei suis, tendo como hospedeiro os suínos e Sarcoptes scabiei cuniculi, tendo como hospedeiros os coelhos.
Ciclo biológico: as espécies de sarcoptes escavam e vivem em galerias na pele. Após a cópula, cada fêmea põe até 2 ovos/dia, durante 2 meses. O período de incubação é de 3--‐5 dias. Ovo larva hexápoda (3 mudas) 9 dias ninfa + 2 dias muda adulto jovem + 3 dias fêmea ovígera. *10 a 14 dias de ovos: fêmea
Gênero Notoedres: possui face dorsal providas de escama mole e espinhos finos e alongados, possui ânus dorsal e ventosas ambulacrárias. Podem ser dividas ainda em espécies como: Notoedres cati, tendo como hospedeiro os gatos. Notoedres cati cuniculi, tendo como seu hospedeiro também os gatos e a Notoedres muri, tendo como hospedeiro os ratos.
Ciclo biológico: escavam e vivem em galerias na pele. Após a cópula, cada fêmea põe até 60 ovos, durante 3 a 4 semanas. O período de incubação é de 3 a 5 dias. Ovo larva hexápoda (3 mudas) ninfa adulto jovem fêmea púbere ovígera. *20 dias de ovo: fêmea.
Gênero Cnemidocoptes: sua face dorsal é com ausência de espinhos, mas possui 2 cerdas posteriores, possui ânus terminal e as ventosas ambulacrárias são ausentes somente nas fêmeas. Este gênero ainda possui espécies como: Cnemidocoptes mutans, gallinae, pilae e columbae, possuindo como hospedeiro, respectivamente, galináceos, galináceos, aves de gaiola e pombos. Cada espécie acomete um local específico na pele/pena do hospedeiro.
Ciclo biológico: Fêmeas ovovivíparas e sedentárias escavam e vivem em galerias na pele, formando um tecido alveolar, constituído de inúmeras câmaras repletas de acarinos em vários estádios de desenvolvimento. Ovo larva hexápoda (3 mudas) ninfa adulto jovem fêmea púbere ovígera.
Família Psoroptidae: conhecidos como não escavadores e causadores de sarnas superficiais, os psoroptídeos possuem corpo em formato ovóide e ausência de espinho, rostro longo e de forma cônica, patas mais longas do os sarcoptídeos e o quarto par de ptaas do macho é menor que o terceiro par de patas. Nesta família existem diversos gêneros, mais importantes então abaixo:
Gênero Psoropodes: que ainda pode ser subdivido em espécies como: Psoroptes equi, tendo como hospedeiros equinos, Psoropodes ovis, tendo como hospedeiros ovinos, Psoropodes caprae, tendo como hospedeiros caprinos, Psoroptes cuniculi, tendo como hospedeiro coelhos e Psoroptes bovis, hospedando bovinos.
Gênero Otedectes: que possui a espécie Otodectes cynotis, hospedando cães e gatos no aparelho auditivo.
Ciclo biológico típico dos Psoroptideos: as fêmeas ovígeras iniciam a ovipostura na pele, após 1 a 3 dias eclode a larva hexápoda ninfa octópode (surge 3 dias) as ninfas menores originam machos (em 6 dias) e as maiores fêmeas púberes (em 5 dias). Após a cópula, a fêmea passa para ovígera em 2 a 4 dias. *Tempo de vida da fêmea: 30 a 40 dias e coloca 5 ovos/dia num total em média de 90 ovos. O ciclo evolutivo tem duração de 10 dias.
Família Demodicidae: conhecida como sarna profunda, possui rostro grande e saliente, formado pelas quelíceras em estilete e aderidas aos palpos formados por três artículos. Possui patas curtas e grosas, tarsos com duas garras denteadas. O seu orifício genital feminino é localizado ventralmente e o genital nos machos é localizado dorsalmente. Nesta família conhecemos um importante gênero:
Gênero Demodex: que ainda possui diversas espécies como Demodex Folliculorum que hospeda em humanos, a Demodex canis, que hospeda cães, a Demodex bovis, que hospeda bovinos, a Demodex capra, hospedando caprinos e a Demodex phylloides que hospeda suínos.
Ciclo biológico: Nos folículos pilosos ou glândulas sebáceas e sudoríparas Ovo larva hexápoda 2 estágios de ninfa (I e II) adulto.
 Sarna demodécica: é uma doença causada por um ácaro do gênero demodex, que é um microrganismo comensal da pele dos animais, ocupam glândulas sebáceas e folículos pilosos. Normalmente em casos de imunossupressão, o organismo não consegue equilibrar a microbiota e estes microrganismo começam a se reproduzir muito, alcançando grandes graus de parasitemia e patogenicidade.
Principalmente em cães e gatos, pode causar demodicose descamativa, patologia menos grave consistindo em reação seca, pouco eritema, alopecia disseminada, descamação e espessamento da pele. Já a demodicose pustular é mais grave e é geralmente acompanhada por infecções secundárias de bactérias oportunistas, gerando pústulas, secreção de pus, exsudato e sangue. A pele fica com aspecto rugoso e espesso, vai caindo todo o pelo do animal. É conhecida como “sarna negra”.
Fonte: Site RedeVet: Demodicose canina/felina

Outros materiais