Buscar

Resumo AV2 Percepção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2: Percepção
Percepção: Processo cognitivo que permite a interpretação dos estímulos sensoriais. É um processo psicológico, idiossincrático, influenciado por fatores pessoais, como história de vida, expectativas e motivações de cada um.
Sensação: Recepção dos estímulos sensoriais pelos órgãos dos sentidos. A sensação é um processo fisiológico padronizado para sujeitos de uma mesma espécie. Os órgãos sensoriais recebem a estimulação sensorial e realizam o processo de transdução: Transformação do estímulo em impulso elétrico. 
Órgãos Sensoriais:
Exteroceptivos: visão, audição, olfação, gustação e tatilidade; 
Proprioceptivos: posição do corpo e de partes do corpo, umas em relação a outras; 
Interoceptivos: estados dos órgãos internos.
Limiar Sensorial: Limite dentro do qual os órgãos dos sentidos conseguem captar os estímulos sensoriais. Ex: Humanos são tricromatas e cachorros são bicromatas.
Erros perceptivos:
A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. 
Alucinação é a percepção real de um objeto inexistente, ou seja, são percepções sem um estímulo externo. Dizemos que a percepção é real, tendo em vista a convicção inabalável que a pessoa manifesta em relação ao objeto alucinado, portanto, será real para a pessoa que está alucinando.
Atenção Seletiva: É o processo onde nós focalizamos nossa consciência total em um aspecto qualquer.
Gestalt: a tradução da palavra significa “totalidade” ou “forma”. A Gestalt trabalha com o princípio de formação da percepção através do conhecimento adquirido das nossas sensações, com a totalidade das informações individuais produzindo percepções.
Princípios perceptivos apresentados pela Gestalt:
Processo de figura e fundo: Ocorre com todos os sentidos, funciona através do processo de percepção onde definimos qualquer objeto como sendo o principal, a figura, enquadrando-o em um contexto qualquer, o fundo. Você anda, por exemplo, no meio da rua e encontra uma pessoa com uma roupa que te chama atenção. A partir deste momento, ela é a sua figura e todo o resto, as outras pessoas e o próprio lugar se tornam o fundo.
Regras de agrupamentos de estímulos:
São a ordem e forma para sensações que a nossa mente cria através dos estímulos. São cinco regras de agrupamento existentes:
> Proximidade: Reunião de figuras que estão mais próximas, sendo mais fácil e rápido.
> Semelhança: Junção de figuras que são semelhantes.
> Boa continuidade (ou sequência): A percepção de padrões contínuos e suaves ao invés de padrões descontínuos.
> Ligação: Quando há uniformidade em linhas, pontos ou áreas como uma única unidade.
> Fechamento (ou closura): É o preenchimento de espaços em branco e/ou vazios para formar figuras completas e inteiras. Seria isso o preenchimento de lacunas, que a prof disse em aula¿
Percepção de Profundidade e distância: É a visão que temos dos objetos em três dimensões, que possibilita estimarmos suas distâncias em relação a nós. Entram em nossa retina imagens bidimensionais, porém de alguma forma organizamos percepções tridimensionais. Em uma rápida olhada estimamos a distância de um carro vindo em nossa direção ou a altura de uma casa. Esta competência é parcialmente inata. A audição também auxilia nesta percepção.
Constância Perceptiva: Nos permite perceber um objeto imutável mesmo através dos estímulos que recebemos de sua mudança. Assim podemos identificar os objetos apesar do ângulo, distância e iluminação através dos quais enxergamos. 
Indicadores monoculares e indicadores binoculares de profundidade: São indicadores responsáveis por transformar imagens retinianas bidimensionais diferentes em uma única percepção tridimensional. Podem ser binoculares onde requerem ambos os olhos ou monoculares que estão disponíveis em cada olho separadamente.
Indicadores Monoculares: Interposição, gradiente de textura, perspectiva linear e paralaxe de movimento.
Interposição: Se um objeto bloqueia parcialmente a visão de outro objeto, nós o percebemos como se estivesse mais próximo.
Gradiente de Textura: A modificação gradual de uma textura áspera e distinta para uma textura fina e indistinta indica o aumento de distância. Objetos distantes parecem menores e mais densos. 
Perspectiva Linear: A linhas paralelas, tais como as linhas de trem, parecem convergir com a distância. Quanto mais as linhas se convergem, maior a distância percebida.
Paralaxe de Movimento: O cérebro computa o movimento com base na suposição de que os objetos que diminuem de tamanho estão se afastando e os objetos que aumentam de tamanho estão se aproximando. De forma alguma somos precisos no que diz respeito à percepção de movimentos. Os objetos grandes, como um trem, parecem mover-se mais lentamente do que objetos menores, como um carro que esteja se deslocando com a mesma velocidade. 
Indicadores Binoculares: Convergência e disparidade binocular ou retiniana. 
Convergência: O processo de convergência funciona com a aproximação de objetos dos olhos. Quando mais perto um objeto estiver dos nossos olhos, maior será a pressão interna do globo ocular. É através da medição dessa pressão que o nosso cérebro consegue definir a distância de um objeto.
Disparidade retiniana: Como nossos olhos estão afastados um do outro, cada um deles recebe uma imagem ligeiramente diferente. A disparidade retiniana funciona através da comparação que o nosso cérebro faz dessas duas imagens onde a diferença entre elas torna-se a disparidade.

Outros materiais